A pessoa tá se sentindo a padeira. Vai desculpando aí, tá gente, mas é empolgação de principiante.
Só sei de uma coisa: eu que antes corria de receita de pão caseiro, agora só quero uma desculpinha pra juntar os ingredientes e inventar uma mistura nova de pão fresquinho.
Peguei a base do pão com perfume de alho e desta vez usei farinha integral e alecrim. A intenção era ter essa coisa linda na mesa de café da manhã de domingo, mas no sábado à noite o coitado já havia desaparecido, porque a gente simplesmente não conseguia parar de comer. E nem queria né.
- 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
- 1/2 colher de sopa de açúcar
- 1 pitadona de sal
- 2 ovos
- 3/4 de xícara de leite
- 4 ramos de alecrim
- 2 batatas cozidas (para facilitar, descasque as batatas, corte em cubos e disponha em um recipiente que vá ao microondas coberto com papel filme e faça furinhos no papel filme com um garfo, leve ao microondas na potência máxima por 5 minutos ou até que estejam bem macias)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/4 de xícara de óleo
- 300g de farinha de trigo integral
- Aproximadamente 200g de farinha de trigo branca
- Comece colocando 3 raminhos de alecrim com uma xícara de água para ferver, assim que levantar fervura, apague o fogo tampe a panela. Deixe quieto por uns 5 minutos.
- Bata no liquidificador: os ovos, o sal, leite, açúcar, as batatas, fermento, a manteiga, o óleo e 1/4 de xícara da água de alecrim que você preparou
- Coloque a farinha integral em um bowl bem grande, e junte a mistura batida no liquidificador, misturando até incorporar
- Vá colocando a farinha integral branca aos poucos até a massa começar a soltar das mãos
- Tampe o bowl com um pano de prato e deixe a massa descansar 30 minutos em um lugar abafado
- Solte as folhinhas de alecrim do raminho que sobrou, enfarinhe uma superfície e abra a massa
- Distribua as folhinhas sobre a massa e enrole, transfira-a para uma assadeira untada levemente com óleo ou azeite (usei a de bolo inglês, mas pode ser uma retangular mesmo)
- Faça um leve corte no sentido do comprimento e leve ao forno pré-aquecido a 180º até estar bem firme no centro
Uma forma de saber quando o pão está assado por dentro é bater na parte e baixo: se o som parecer que está “oco” é porque está no ponto. Mas eu uso mais o método do bolo: enfio uma faca no meio e se sair sequinha e o pão estiver bem fofinho, eu tiro do forno.
A manteiga de maracujá eu vi em uma pousada lá em Tamandaré, e achei uma coisa tão inusitada e cheia de glam que resolvi arriscar repetir em casa. É nada mais que misturar um pouquinho do suco concentrado em uma porção de manteiga de boa qualidade (acrescente o maracujá aos poucos e vá provando, até o ponto que agrade o seu paladar). Quem curte a crocância da semente, pode colocar algumas pra dar um visual bonito =)
P.S.: Agora fiquei pensando aqui… Acho que a ideia de abrir uma pousada pé na areia e cozinhar para meus hóspedes acaba de se tornar meu projeto de vida. Não seria nada mal, hein <3