Torta fácil de ricota com alho-poró

Sumário

No livro onde aprendi essa receita, ela recebia o nome de torta.

Mas eu acho que ela é uma quiche.

Quiche ou torta, o que importa é que ela é muito fácil, a massa é ótima de trabalhar com as mãos, não precisa esperar pra ser assada, e melhor ainda, vai pro forno junto com o recheio, simples assim.

Pra quem nunca se arriscou a fazer uma torta/quiche, eu encorajo a tentar essa. Foi a primeira que fiz. Já usei recheios salgados, doces, ela é muito versátil.  E será com essa massa que também farei uma sobremesa linda e simplérrima na nossa próxima vídeo-receita.

Para a massa, você vai precisar de:

  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo (eu usei 1 xíc da farinha integral)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga (eu prefiro ir acrescentando aos poucos até dar o ponto: uma massa bem maleável e que não gruda nas mãos)
  1. Dentro da própria fôrma de aro removível (pequena, de 20cm de preferência), junte os ingredientes, trabalhe com as mãos até dar o ponto que falei (é rápido, não se preocupe)
  2. Vá apertando a massa com os dedos do centro da fôrma pra fora, até distribuir por toda a circunferência e chegar nas laterais (tente deixar mais ou menos na mesma altura em toda a lateral)
  3. Reserve

Para o recheio:

  • 150g de ricota picada
  • 4 ovos
  • 1 alho poró picado (talo e folhas)
  • Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • Parmesão ralado para polvilhar
  1. Quebre os ovos numa tigela, bata até misturar
  2. Junte os demais ingredientes (menos o parmesão) misturando bem
  3. Coloque o recheio sobre a massa reservada, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno pré aquecido a 180 graus até que a quiche esteja dourada e o centro esteja firme

Se você não tem uma fôrma de aro removível, faça a torta em um refratário mesmo. Pode até ser quadrado, retangular…

Invente também o recheio que quiser: atum, sobras de frango, legumes, presunto, só de queijo etc. Aliás, em qualquer recheio que for utilizar, é bom ter um queijinho, que pode ser o da sua preferência, pra ajudar a firmar mais o recheio, senão fica muito cremoso.

Mais fácil que isso, só delivery, minha gente…

Importante: sobre a questão de ser uma torta ou uma quiche, a Cecília Torres, super entendida do assunto, resolveu a questão – “pra ser quiche, segundo as técnicas francesas, é necessário ter o creme royal (ovos + creme de leite, numa proporção mais ou menos de 400ml de creme de leite pra 4 a 5 ovos). Outra coisa importante é na montagem: o recheio (não o creme) deve ser colocado antes e por fim o creme royal, que é o que vai dar liga ao recheio. “

Falar com quem entende é ouuuutra coisa né. Valeu Cecília =)

Compartilhe:

16 respostas

  1. Eu já fiz a mais tempo de frango e ficou maravilhosa. Mas não lembro que queijo usei. Acho que foi mussarela e por cima Eu coloquei parmesão.

  2. Tô pensando em fazer essa torta hoje aqui em casa, mas será que dá certo substituir o creme de leite por iogurte?? Adoro o Pitadinha e já fiz várias receitas que você compartilhou aqui no blog! Obrigada!

  3. Parabéns pela receita, é excelente! Fiz ontem!! Super fácil de fazer, ficou uma torta linda, cheirosa e o principal…deliciosa!! Todos aqui em casa amaram!!

    Já me animei pra fazer com outros recheios!

  4. oi, ju, só pra constar: pra ser quiche, segundo as técnicas francesas, é necessário ter o creme royal (ovos + creme de leite, numa proporção mais ou menos de 400ml de creme de leite pra 4 a 5 ovos). outra coisa importante é na montagem: o recheio (não o creme) deve ser colocado antes e por fim o creme royal, que é o que vai dar liga ao recheio.

    tenho acompanhado o blog, tá de parabéns 🙂

    um beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!

farofa de farinha de mandioca com banana, cebola roxa e salsinha

Farofa de banana com cebola roxa

Aprenda a fazer a farofa de banana e cebola roxa perfeita usando os melhores ingredientes e técnicas. Descubra dicas, substituições e sugestões para incrementar esse tradicional acompanhamento brasileiro.

Leia mais