Esse foi um risoto de restinhos =) Um pouquinho de camarão que eu tinha reservado do dia anterior, um pedacinho de talo de alho poró, o finalzinho do pacote de arroz arbóreo que eu nem lembrava mais, e um pedação de queijo do reino que ganhei de presente do meu sogro <3 Resultado: um prato para dois, que quase virou pra um, já que eu tive que me controlar pra não comer tudo sozinha, hehehe.
Alguma de vocês (fofa!) sugeriu que nessa semana eu postasse um cardápio só com sobras do Natal. Então nesse risoto você pode usar no lugar do camarão: peru desfiado, tender, ou outro assado que você tenha aí guardado na geladeira! E eu serviria esse risoto no ano novo com certeza! Pra isso é só conferir essas dicas aqui desse post que facilitam e muito a vida de quem é anfitriã e cozinheira tudo-ao-mesmo-tempo-agora =)
- 1 xícara de arroz abóreo
- 3 xícaras de caldo de legumes (que eu fiz no dia anterior com talo de alho poró, abobrinha, cenoura, cebola e alho, uma folha de louro, fervi por 1 hr, coei, e guardei na geladeira até a hora de usar)
- 2 colheres de sopa de cebola ralada
- 1 talo de alho poró cortado em fatias
- 1 xícara de queijo do reino ralado no ralo grosso (sem aquela capinha rosa)
- 1 xícara de filé de camarão temperado (eu deixei em um pouco de cachaça com sal e pimenta de um dia para o outro, mas pode ser 20 minutos antes)
- Sal à gosto
- Azeite
- Doure a cebola em um pouco de azeite
- Acrescente o alho poró e refogue rapidamente, acrescentando em seguida o arroz
- Refogue o arroz até ficar brilhante e comece a colocar o caldo de legumes, que deve estar aquecido, concha a concha, até que o arroz esteja al dente – mexendo sempre
- Acrescente o camarão e mexa de vez em quando, até que ele esteja rosado e cozido
- Apague o fogo, junte o queijo do reino ralado e misture bem, até obter uma consistência cremosa
- Finalize com um fio de azeite
E sendo esta a última receita de 2011, aproveito para desejar a todos vocês que passam aqui diariamente, alguns deixando comentários, outros mandando emails, outros mais caladinhos, enfim… Você que gosta de passar um pouco do seu precioso tempo neste blog: MUITO OBRIGADA.
Como vocês sabem a casa aqui é simples, a comida é caseira, os ingredientes são o que tem na despensa/geladeira. E o que mais me alegra é perceber, cada vez mais, que na verdade é “disso que o povo gosta”! Então que em 2012 nossas panelas trabalhem muito mais ainda, que a gente consiga superar nossos medinhos culinários, preparar aquelas receitas que achamos que não conseguimos… Porque a gente consegue sim, é só tentar. E isso vale pra tudo na vida né?
E vamo lá: É 3… 2… 1… 2012, VEM NIMIM!!!!!!!!!!
11 respostas
Desculpe na boa risoto tem uma formatação que é padrão para todos os tipos.O princípio do risoto é o uso do vinho branco na primeira vez que frita o arroz,somente depois o caldo de legumes vem sendo adicionado aos poucos ate cozinhar. O alho poró deve ser colocado por último senão ficara uma papa.Não curti essa receita desculpe
Boa noite!!!
Eu e meu namorado acabamos de fazer esse maravilhoso risoto !
Parabéns pela receita , alegrou nossa noite =D
Beijos
Nathalie Nunes
Elaine, sabe que eu até fiquei tentada a colocar açafrão só pra deixar mais amarelinho, mas depois pensei melhor e resolvi que a cor original era mais bonita =)
Bella, mil bjus atrasados pra você tambémmmm!
Nanda, muito obrigada pela torcida!!! E quanto a este plano, vamos ver se Deus nós dá esse presente né? Bgda e feliz 2012!
Ana Maria, imagine só, eu que aprendo com vocês, todos os dias, e mesmo que eu escrevesse obrigado 365 vezes, ainda seria pouco =) Feliz ano novooo!!!
Kira, que honra sua visita!!! Risoto é sempre uma boa pedida, amo de verdade também. Feliz ano novoooo!
Mãe: te amo!
Simplesmente delicioso, espero que o ano novo seja simplesmente delicioso pra você, hehehe. Bjus!
Aiii que delicia! Nao vejo a hora de ter uma chance pra testar essa receita! Adoro o blog, viu! Parabens!!
Desejo tudo de melhor que faz parte da vida, tanto para o Pitadinha como para a Blogueira: momentos de felcidades, outros nem tanto, porque é isso que é o bom da vida: termos essa capacidade de superação e nos tornarmos pessoas melhores a cada dia, afinal sabemos: "tudo posso naquele que me fortalece".
Amo vc e o Pitadinha.
Feliz 2012.
Mamy
Desejo tudo de melhor que faz parte da vida, tanto para o Pitadinha como para a Blogueira: momentos de felcidades, outros nem tanto, porque é isso que é o bom da vida: termos essa capacidade de superação e nos tornarmos pessoas melhores a cada dia, afinal sabemos: "tudo posso naquele que me fortalece".
Amo vc e o Pitadinha.
Feliz 2012.
Mamy
Olá Ju,
Te vi no universo feminino e que lindo blog vc tbm!
Este risoto está uma delícia e tbm comi risoto hj, que delícia! Um prato que surpreende de tão bom :DDD
beijos e um Feliz ano novo!
Mais uma receita divina. Quanta coisa aprendi neste ano aqui com vc. Quero agradecer por todas as receitas, dicas, ideias e conselhos maravilhosos e desejar um FELIZ 2012 pra vc e sua família.Um abraço enorme.
Ju,
que 2012 seja muito mais feliz pra você e pra sua família! Torço pra que todos os seus planos pro ano que se aproxima sejam postos em prática (achei o máximo e inclusive me emocionei com o projeto de novo bebê – não vejo a hora de poder ter outro também)!
Beijo bem grande!
ju, um beijo na sua bochecha e na do pitadinha 🙂
Ju, ficou lindo mesmo!
O queijo do reino deu uma cor tão viva ao risoto!
Hum.. Deu vontade de comer! hehe
Beijos de feliz 2012 para vc!
Elaine Cunha
http://www.caminhandocontando.com