
Se você ama salada caesar, precisa conhecer essa versão vegana. O molho tem o abacate como base, o que o torna cremoso como um molho caesar deve ser, mas no nosso caso livre de qualquer ingrediente de origem animal.

Para o molho da nossa salada caesar ficar ainda mais próximo do sabor da receita original, você pode adicionar levedura nutricional. Apenas 1/4 de colher de chá de levedura é suficiente para mudar o sabor do nosso molho caesar a base de plantas.
Mas se você não tiver ou não se importar faça como eu, não precisa utilizar. Ele é simplesmente incrível.

Eu não tenho TV a cabo. Só assisto quando vou pra casa da sogra, daí não largo dos canais de culinária.
Da última vez que fui finalmente conheci o programa da Bela Gil e é claro, me apaixonei. Além dela ser uma fofa, é só receita do jeitinho que eu amo! Não esqueci mais desta salada Caesar que ela preparou pra Fernanda Torres, especialmente pelo fato dela ter usado um ingrediente que eu tenho bastante dificuldade de inserir em preparações salgadas: o abacate. Na vitamina, batido com leite, ok. No mais, é um guacamole e olhe lá. Então adorei que ela usou uma espécie de ~maionese~ de abacate na salada, que é toda uma simplicidade só.
Um molho para salada caesar verdadeiramente saudável
Caso conheça e goste do molho da salada caesar tradicional já deve saber que é um molho embalado de óleo para emulsionar como uma maionese.
Se você deseja ter uma dieta na maioria das vezes mais saudável sabe que esse não é um tipo de receita para comer todos os dias.
Mas o nosso molho da salada caesar abaixo é uma boa alternativa, os óleos da nossa emulsão cremosa são o azeite e o óleo natural do abacate.
Preparando a salada caesar com antecedência
Eu sei, também dou valor para as receitas que podem ser feitas com antecedência.
Por exemplo, se vou receber amigos em casa não quero estar correndo entre panelas e refratários para recebe-los.
Então se deseja deixar a sua salada pronta, a dica é:
- Prepare o molho e deixe em um recipiente com tampa para conseguir agitar antes de servir. Potes de azeitona, palmito, conservas, funcionam bem para isso. Guarde fechado na porta da geladeira por exemplo.
- Alface lavada e pronta no refratário que vai utilizar para servir.
- Nozes picadas e já tostadas separadamente também.
Assim enquanto seus convidados se posicionam na mesa de jantar você consegue facilmente finalizar sua salada em poucos minutos.
Consigo guardar as sobras da salada na geladeira?

Complementando o que dissemos acima, caso você conserve separado, folhas, nozes e molho, pode guardar sem nenhum problema nos próximos 3 dias.
No caso a salada montada precisa ser consumida imediatamente.

Salada Caesar vegana com molho maionese de abacate
Equipamentos
- 1 processador
- 1 frigideira
- 1 faca de corte
- 1 tábua de corte
Ingredientes
- 1/2 maço de Folhas de alface crespa ou romana
- 1 xícara (de chá) de nozes grosseiramente picadas
- 1 xícara (de chá) de abacate levemente amassado
- 2 colheres (de sopa) de suco de limão
- 2 colheres (de sopa) de azeite
- 1 dente de alho sem a alma
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Bata no liquidificador/processador o abacate, o limão, o azeite, o alho, o sal e a pimenta até virar um creme liso e brilhante1 xícara (de chá) de abacate, 2 colheres (de sopa) de suco de limão, 2 colheres (de sopa) de azeite, 1 dente de alho, Sal e pimenta a gosto
- Toste levemente as nozes picadas em uma frigideira1 xícara (de chá) de nozes
- Misture as folhas de alface com a ~maionese de abacate~ e as nozes trituradas1/2 maço de Folhas de alface crespa ou romana
- Sirva imediatamente

Ameiiiii esta salada, uma forma de incluir o abacate – que é um alimento tão tudo de bom – nas refeições de uma maneira diferente e deliciosa. O azedinho do limão, o perfume do azeite, a crocância das nozes… Tudo muito leve, muito fresco, adorei!
Uma semana levinha e deliciosa pra nós!
Gosta de molhos cremosos com abacate? Olha que delicia esse homus cremoso e fresco com abacate.
Outras receitas veganas aqui do blog:
- Queijo vegano que derrete
- Pão de melado vegano
- Bolo gelado de coco no estilo dos anos 80 totalmente vegano
2 respostas
Testada e aprovada. Também não gosto de abacate, mas achei uma delícia.
adoro salada césar!!
_________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha
feedly – bloglovin' – Facebook