Quinua, quinoa, sei lá como é que se escreve. A verdade mesmo é que essa sopa foi um rompante de uma mãe com peso na consciência depois de ver a filha almoçando biscoito recheado com salsicha – #mãedecesárea o
Nos primeiros dias caóticos com Daniel em casa – e noites piores ainda – cada um comia o que dava, na hora que dava, e assim a gente foi vivendo até entrar de novo na rotina, essa linda. Já que Nanda adora sopa, e só o que tinha na geladeira era cenoura, a receita se definiu sozinha. Afinal, pra compensar uma consciência pesada, nada melhor que uma receita leve:
- 2 cenouras grandes ou 3 médias
- 1 dente de alho
- 500ml de caldo de legumes ou de galinha (eu tinha um caldo caseiro congelado, falo sobre isso ali em baixo)
- 1/2 xícara de quinua
- Sal e pimenta do reino para temperar
- 1 colher de sopa requeijão
- Descasque as cenouras e corte em cubos
- Cozinhe a cenoura e o dente de alho no caldo de legumes
- Bata no liquidificador e volte para a panela junto com a quinua, até que ela esteja macia (caso necessário, acrescente mais água)
- Acerte o sal e acrescente a pimenta
- Finalize com uma colher de requeijão para deixar a sopa ~cremosinha~
Esta porção serve bem duas pessoas, e como a quinua é rica em proteína, nem carece colocar uma carne.
Sobre o caldo: há quem ache muito complicada essa coisa de fazer caldo em casa, mas eu abri mão das receitas mais puristas de caldo e uso aqueles que a gente produz no dia a dia da cozinha sem nem sentir: aquela água onde a gente cozinhou os legumes, o frango, ou quando faço um frango ou carne guisada, capricho na hora de colocar água já pensando em depois retirar uma boa quantidade só de caldo – e congelo, congelo, congelo. Porções de 500 ml são sempre uma boa medida, é geralmente o que a gente precisa pra uma receita e corresponde ao rendimento exato de 1 tabletinho dos caldos prontos =)