Suspiro caseiro

Como fazer suspiro em casa

Sumário

Como fazer suspiro em casa
suspiro caseiro sem cremor tartaro

Essa receita de suspiro caseiro surgiu depois de uma receita que só utilizava gemas. Suspiros caseiros é uma ótima alternativa para aproveitar claras que sobraram por algum motivo.

Sem contar que são doces, saborosos e lindos! Seja para embelezar bolos e tortas, para acompanhar um café ou para presentear. Vejo hoje em muitos aniversários infantis o suspiro fazer parte das lembrancinhas. E isso é maravilhoso, não existe nada mais proveitoso que lembrancinha de aniversário comestível. 😋

como fazer suspiro caseiro

Dicas para o sucesso do seu suspiro

Suspiros caseiros são simples se respeitar algumas regras. Clara e açúcar é a base, então vamos agora entender o que funciona e o que não funciona:

  • CLARAS EM TEMPERATURA AMBIENTE – Quando for bater as claras certifique que estão eem temperatura ambiente.
  • ZERO GEMAS, ZERO GORDURA, ZERO ÁGUA – Para atingir picos duros o recipiente e o batedor precisam estar completamente limpos. Como também as claras não devem ter contato com a gema. Para não perder toda a sua clara quebre os ovos 1 por 1 verificando sempre se a gema não se quebrou.
  • AÇÚCAR ADICIONADO LENTAMENTE – Depois das claras batidas em neve, adicione o açúcar pouco a pouco, utilize uma colher para te ajudar nesse processo. Adicione uma colher, bata e só depois de diluida, adicione outra, até finalizar todo o açúcar.
  • PICOS RÍGIDOS – Não pare de bater até atingir o pico firme. Você notará que a mistura de claras e açúcar passará de opaca para brilhante. E ao puxar o batedor da batedeira um pico se formará.
  • AÇÚCAR SEMPRE O MAIS FINO POSSÍVEL – Lembro quando minha mãe preparava suspiros caseiros ela utilizava o açúcar de uma marca específica pois dizia que era mais fino que outras marcas. Então fica a dica, utilize o açúcar mais fino para obter bons resultados.
como fazer suspiro
suspiros caseiros

Um ingrediente importante para estabilizar o suspiro caseiro:

Sim, a maioria das receitas de suspiro caseiro tem o cremor tártaro entre os ingredientes. Isso porquê o ácido estabiliza as claras batidas. Como não é um ingrediente muito usual e eu preparei o suspiro caseiro para minha família eu substitui esse ácido por suco de limão.

Caso opte por utilizar o cremor tártaro substitua o suco de limão da receita na mesma proporção do cremor tártaro.

suspiros caseiros
como fazer suspiro caseiro

Suspiro caseiro

Juliana
Suspiro caseiro simples, uma receita para aproveitar claras de ovos e transformar em sobremesa!
Preparo 30 minutes
Cozimento 1 hour
Tempo Total 1 hour 30 minutes
Tipo caseiro, Sobremesa
Cozinha brasileira
Porções 30 suspiros

Equipamentos

  • 1 batedeira

Ingredientes
  

  • 1 ½ xícaras (de chá) açúcar granulado
  • 6 und claras em temperatura ambiente
  • ¼ colher (de chá) suco de limão
  • 1 und fava de baunilha cortada no sentido do comprimento e raspada

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno na temperatura mais baixa. Forre uma assadeira grande com papel manteiga ou tapete de silicone.
  • Separe as claras uma de cada vez em uma tigela pequena e transfira cada clara para a tigela da batedeira.
  • Adicione o limão à tigela da batedeira e comece a misturar até começar espumar em velocidade baixa e aumente gradualmente a velocidade para alta.
  • Assim que as claras estiverem em ponto de espuma, você pode começar a polvilhar LENTAMENTE o açúcar. Esta etapa faz uma grande diferença em seus merengues finais, então lembre-se de levar o seu tempo e adicionar o açúcar gradualmente, polvilhe devagar, o mais devagar possível.
  • Depois que o açúcar foi adicionado, é hora de adicionar a baunilha, raspe a fava de baunilha e adicione as sementes com ajuda da ponta da faca na tigela da batedeira.
  • Seu merengue está pronto quando tiver uma textura espessa de marshmallow e ao puxar o batedor mantem um bom pico.
  • Transfira para um saco de confeitar equipado com um bico em forma de estrela ou com a ponta somente cortada.
  • Adicione pequenas porções apertando o saco com o bico em direção a assadeira, pressione o saco e assim que atingir o tamanho desejado pare de apertar e puxe para cima para finalizar o suspiro.
  • Preencha a assadeira e leve ao forno pré aquecido tentando deixar a assadeira o mais centralizado possível para que o suspiro seque perfeitamente por aproximadamente 1 hora.
  • Caso a temperatura mais baixa do seu forno seja acima de 150ªC apoie entre a porta uma colher de pau para que o forno não queime seu suspiro antes de assa-lo completamente.
  • Retire do forno, deixe esfriar e em seguida armazene em pote hermético por até 30 dias.

Notas

Não tem saco de confeitar? Utilize 2 colheres e disponha colheradas no papel manteiga, funcionará da mesma forma.
Para que o papel manteiga não fique sambando, você pode usar como cola um pouquinho do merengue do suspiro colando as pontas do papel manteiga na assadeira.
A baunilha é completamente opcional mas faz toda a dfiferença no sabor final
Não espere muito para assar seus suspiros, assim que perceber os picos firmes coloque na manga de confeitar e em seguida forme os suspiros na forma, assim que terminar coloque a assadeira diretamente no forno. Por isso separe uma assadeira grande para leva-los ao forno ou duas que caibam juntas no seu forno. Isso porque o merengue não vai resistir e esperar que seus suspiros do forno fiquem prontos.
Você pode colorir o suspiro, depois que perceber que seu suspiro está em picos duros adicione poucas gotas de corante alimentício e bata até ficar colorido e homogêneo. Não exagere na quantidade de corante para não desandar.
Keyword merengue, suspiro caseiro, suspiro de claras
como fazer suspiro caseiro
como fazer suspiro com limão
suspiro caseiro

Uma clara que sobrou de uma receita e a vontade de comer suspiros com café.

Fui pra cozinha, aqueci o forno a 180º. Bati uma clara em neve e em seguida fui juntando, aos poucos, 3 colheres de sopa de açúcar. Quando tudo estava firme e brilhante, cortei uma fava de baunilha ao meio, raspei as bolinhas minúsculas, misturando bem com a nuvem doce. Aí foi só encher o saco de confeitar e brincar de fazer pingos sobre uma folha de papel manteiga untada. Tudo foi para o forno entreaberto, assando lentamente até dourar. 

Flores à mesa, suspiros e café. Uma composição que encheu minha tarde de inspiração e delicadeza. Um presente que eu dei pra mim mesma. E darei mais vezes, pode ter certeza…

Coincidência ou não, encontrei esse vídeo, e assim que bati os olhos nele sabia que ele tinha que vir morar nesse post. É um curta-metragem lindo, inspirador, poético. Só desculpa aí que ele tem uns palavrões. Coisa pouca, vale o click:

Compartilhe:

9 respostas

  1. Estava de cama com uma virose e seu post de "flores na mesa, suspiros e café" me acalentaram o dia, obrigado pelo carinho de suas postagens e pelas delicia que nos ensina, obrigado de coração!!!e o curta é lindo!!!

  2. Eita Lô, sei não… sei que vc pode pingar algumas gotas, mas é mais pra aromatizar. Mas já que a Nigella disse, quem sou eu né? Adorei suas memórias!

    Carol, seja bem vinda!!! Bjusss

  3. Olá! Vim parar aqui através do "Bicha Fêmea" e amei este lugarzinho, sabe por que? Não tenho muito a manha de cozinhar, raramente eu faço (bem feito…quando faço). Então, preciso de algo prático, rápido e fácil de fazer! Amei este suspiro e vou tentar, tenha certeza! bjs: Carol Carneiro

  4. Tenho que deixar um comentário aqui!

    Estou nesse momento apreciando um café com suspiros que acabei de tirar do forno. Momento de lembranças da minha infância quando meu pai fazia muuuuuitos suspiros e guardava em potes: pote grande – suspirão; pote médio- suspiro; pote pequeno- supirinhos. Eu amava! Levava pro play e dividia com todas as crianças do prédio!

    Uma coisa:
    uma vez a Nigella disse que pra ficar aquele chicletinho por dentro é só acrescentar vinagre. Confere? Dá pra substituir por limão? E qual seria a quantidade?

    Seu blog é uma delícia!
    beijos

    http://www.hiatodecorativo.blogspot.com

  5. Marci, Sandra e Celina, que boom que gostaram =) também amo flores assim ornando o cenário.

    Cyél, tem que usar o forno mais baixo que puder, acho mais prudente fazer no forno mesmo. E depois que tira do forno, tem que deixar um tempo pois eles terminam de assar depois de frios só. Entendeu?

  6. Suspiros e Café, além de delicioso a apresentação está linda poética
    culminando com este curta com uma trilha sonora maravilhosa, para
    béns!
    Celina de F. Lins

  7. Muita vontade agora…
    Lindíssima a mesa, tudo!

    Poxa, inventei de fazer suspiros esses dias… Os que não queimaram ficaram crus.
    #ComoFaz?!
    EU usei o forninho elétrico, mas deixei meio aberta a porta.

  8. Sua receita de suspiro é mais fácil que a minha, vou arriscar e me presentear, nunca tomei café com suspiros!!!

    Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!

como fazer o docinho beijinho de coco

Beijinho de coco

Beijinho de coco são pequenos docinhos feitos principalmente de coco ralado, leite condensado e açúcar. A textura macia e o

Leia mais