Essa receita de suspiro caseiro surgiu depois de uma receita que só utilizava gemas. Suspiros caseiros é uma ótima alternativa para aproveitar claras que sobraram por algum motivo.
Sem contar que são doces, saborosos e lindos! Seja para embelezar bolos e tortas, para acompanhar um café ou para presentear. Vejo hoje em muitos aniversários infantis o suspiro fazer parte das lembrancinhas. E isso é maravilhoso, não existe nada mais proveitoso que lembrancinha de aniversário comestível. 😋
Dicas para o sucesso do seu suspiro
Suspiros caseiros são simples se respeitar algumas regras. Clara e açúcar é a base, então vamos agora entender o que funciona e o que não funciona:
- CLARAS EM TEMPERATURA AMBIENTE – Quando for bater as claras certifique que estão eem temperatura ambiente.
- ZERO GEMAS, ZERO GORDURA, ZERO ÁGUA – Para atingir picos duros o recipiente e o batedor precisam estar completamente limpos. Como também as claras não devem ter contato com a gema. Para não perder toda a sua clara quebre os ovos 1 por 1 verificando sempre se a gema não se quebrou.
- AÇÚCAR ADICIONADO LENTAMENTE – Depois das claras batidas em neve, adicione o açúcar pouco a pouco, utilize uma colher para te ajudar nesse processo. Adicione uma colher, bata e só depois de diluida, adicione outra, até finalizar todo o açúcar.
- PICOS RÍGIDOS – Não pare de bater até atingir o pico firme. Você notará que a mistura de claras e açúcar passará de opaca para brilhante. E ao puxar o batedor da batedeira um pico se formará.
- AÇÚCAR SEMPRE O MAIS FINO POSSÍVEL – Lembro quando minha mãe preparava suspiros caseiros ela utilizava o açúcar de uma marca específica pois dizia que era mais fino que outras marcas. Então fica a dica, utilize o açúcar mais fino para obter bons resultados.
Um ingrediente importante para estabilizar o suspiro caseiro:
Sim, a maioria das receitas de suspiro caseiro tem o cremor tártaro entre os ingredientes. Isso porquê o ácido estabiliza as claras batidas. Como não é um ingrediente muito usual e eu preparei o suspiro caseiro para minha família eu substitui esse ácido por suco de limão.
Caso opte por utilizar o cremor tártaro substitua o suco de limão da receita na mesma proporção do cremor tártaro.
Suspiro caseiro
Equipamentos
- 1 batedeira
Ingredientes
- 1 ½ xícaras (de chá) açúcar granulado
- 6 und claras em temperatura ambiente
- ¼ colher (de chá) suco de limão
- 1 und fava de baunilha cortada no sentido do comprimento e raspada
Instruções
- Pré aqueça o forno na temperatura mais baixa. Forre uma assadeira grande com papel manteiga ou tapete de silicone.
- Separe as claras uma de cada vez em uma tigela pequena e transfira cada clara para a tigela da batedeira.
- Adicione o limão à tigela da batedeira e comece a misturar até começar espumar em velocidade baixa e aumente gradualmente a velocidade para alta.
- Assim que as claras estiverem em ponto de espuma, você pode começar a polvilhar LENTAMENTE o açúcar. Esta etapa faz uma grande diferença em seus merengues finais, então lembre-se de levar o seu tempo e adicionar o açúcar gradualmente, polvilhe devagar, o mais devagar possível.
- Depois que o açúcar foi adicionado, é hora de adicionar a baunilha, raspe a fava de baunilha e adicione as sementes com ajuda da ponta da faca na tigela da batedeira.
- Seu merengue está pronto quando tiver uma textura espessa de marshmallow e ao puxar o batedor mantem um bom pico.
- Transfira para um saco de confeitar equipado com um bico em forma de estrela ou com a ponta somente cortada.
- Adicione pequenas porções apertando o saco com o bico em direção a assadeira, pressione o saco e assim que atingir o tamanho desejado pare de apertar e puxe para cima para finalizar o suspiro.
- Preencha a assadeira e leve ao forno pré aquecido tentando deixar a assadeira o mais centralizado possível para que o suspiro seque perfeitamente por aproximadamente 1 hora.
- Caso a temperatura mais baixa do seu forno seja acima de 150ªC apoie entre a porta uma colher de pau para que o forno não queime seu suspiro antes de assa-lo completamente.
- Retire do forno, deixe esfriar e em seguida armazene em pote hermético por até 30 dias.
Notas
A baunilha é completamente opcional mas faz toda a dfiferença no sabor final
Não espere muito para assar seus suspiros, assim que perceber os picos firmes coloque na manga de confeitar e em seguida forme os suspiros na forma, assim que terminar coloque a assadeira diretamente no forno. Por isso separe uma assadeira grande para leva-los ao forno ou duas que caibam juntas no seu forno. Isso porque o merengue não vai resistir e esperar que seus suspiros do forno fiquem prontos. Você pode colorir o suspiro, depois que perceber que seu suspiro está em picos duros adicione poucas gotas de corante alimentício e bata até ficar colorido e homogêneo. Não exagere na quantidade de corante para não desandar.
Uma clara que sobrou de uma receita e a vontade de comer suspiros com café.
Fui pra cozinha, aqueci o forno a 180º. Bati uma clara em neve e em seguida fui juntando, aos poucos, 3 colheres de sopa de açúcar. Quando tudo estava firme e brilhante, cortei uma fava de baunilha ao meio, raspei as bolinhas minúsculas, misturando bem com a nuvem doce. Aí foi só encher o saco de confeitar e brincar de fazer pingos sobre uma folha de papel manteiga untada. Tudo foi para o forno entreaberto, assando lentamente até dourar.
Flores à mesa, suspiros e café. Uma composição que encheu minha tarde de inspiração e delicadeza. Um presente que eu dei pra mim mesma. E darei mais vezes, pode ter certeza…
Coincidência ou não, encontrei esse vídeo, e assim que bati os olhos nele sabia que ele tinha que vir morar nesse post. É um curta-metragem lindo, inspirador, poético. Só desculpa aí que ele tem uns palavrões. Coisa pouca, vale o click: