Uma calça que não entra mais. Um comentário de alguém “sincero” dizendo: nossa como você tá cheinha né (a gente quer morrer- e matar – mas alguém tem que falar a verdade nessa vida)! Uma foto antiga denunciando como você já foi menos “fofa”. É, minha gente… Tem uma hora que o despertador toca, e toca alto. Um barulho quase ensurdecedor dizendo: “minha filha, vamo repensar esse negócio?”
O meu já tocou há bastante tempo, na verdade. Mas eu me fazia de surda, com a desculpa de que “tenho um blog de culinária”. Mas não apesar disso, como justamente por causa disso, me dei conta do quanto o que a gente posta todos os dias acaba influenciando na rotina das pessoas. E apesar de ser gostoso ouvir um: “nossa, que tentação esse bolo de chocolate com cobertura!”, me surpreendi com o sucesso que receitas mais leves e saudáveis andaram fazendo por aqui. Seria um sinal? Será que as pessoas realmente estão mais dispostas a se alimentar melhor?
Bem, isso a gente vai descobrir juntos, bora? Nada de dieta, de radicalismo, nada disso… A ideia é usar a criatividade pra comer melhor sem sofrer, sem se privar desse grande prazer da vida que é comer um prato lindo e gostoso. Já imaginou que lindo a gente descobrindo juntos como comer bem, aliando prazer e saúde? Tô empolgada, gente! E pra dar uma assessoria fundamental pra gente, minha amiga Cris sempre vai dar o pitaco de nutricionista no final das receitas, assim a gente faz tudo direitinho né?
Pra começar com o pé direito, que tal esse suflê maravilhoso de atum e ricota?
Suflê de ricota e atum (rende 4 porções):
- 1/2 bolinha de ricota (125g aproximadamente)
- 4 ovos
- 1 lata de atum
- 1/2 xícara de leite semi-desnatado
- sal e noz moscada à gosto
- Unte um refratário que possa ir ao forno com manteiga e polvilhe farinha de trigo
- Amasse a ricota com um garfo, junte as gemas e o leite, misture bem e reserve
- Bata as claras em neve e acrescente aos poucos à mistura de gemas
- Incorpore tudo e junte o atum
- Trasfira para o refratário e leve para o forno a 200º em banho maria
Dica da Cris: “Esse suflê é rico em proteína e ômega 3. É Uma boa opção de proteína para a hora do almoço, e se o atum em lata puder ser substituído por sardinha fresca aumentaria ainda mais o ômega 3, reduziria outras gorduras e o sódio.” Cristiana Maymone – Nutricionista
Informações nutricionais por porção:
Valor energético total: 169Kcal
Carboidrato: 2,8
Proteína: 12g
Gorduras totais: 11g
Gordura saturada: 3,7
Gordura trans: 0
Colesterol: 144,5
Gordura polinsaturada: 0,5
Gordura monoinsaturada: 2,3
Cálcio: 118mg
Ferro: 0,84mg
Sódio: 117mg