Yakibifum

Sumário

Desde que casei acho que comprei macarrão instantâneo umas… 2 vezes? Pelo alto teor de sódio e pela pobreza de nutrientes era um item proibido durante a gravidez e depois a gente simplesmente passou a ignorá-lo na nossa lista de compras. Mas não vou negar, eu AMAVA sentir aquele macarrãozinho delicado, fininho e levíssimo se desmanchando na boca.

Aí eu conheci o bifum, macarrão de arroz que me dou de presente de vez em quando pra matar a saudade do “miojinho” que eu tanto comi na minha adolescência. Quando o vi a primeira vez achei de um aspecto meio esquisito, parecia cabelo da medusa, mas quando li na embalagem que o preparo durava apenas 1 minuto, não tive mais desculpa pra não incluí-lo na minha lista de compras.

Ele pode ser usado em saladas ou na versão yakisoba, quer dizer, yakibifum. A gente sabe que o yakisoba que a gente faz em casa vai ter os legumes que estiverem à disposição na geladeira. Eu tinha uma couve-flor pré-cozida no vapor e uns pimentões que por sorte achei na minha feirinha. Mas você pode usar cenoura cortada em tirinhas (à julienne), pimentão verde, brócolis, abobrinha… é um jeito gostoso de comer legumes sem nem se dar conta. Pode usar também carne no lugar do frango, ou camarão (esse é uma delícia).

Para quatro pessoas:

  • 200g de bifum (um pacote)
  • 1 peito de frango em cubos
  • Shoyo (suficiente para marinar o frango)
  • Mel (2 colheres de sopa) – opcional
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • Bouquets de couve-flor cozidos no vapor
  • 1/2 cebola cortada em fatias finíssimas
  • Sal e pimenta à gosto
  • Azeite para refogar

  1. Coloque os cubos de frango numa tigela funda (de preferência um bowl) e acrescente o shoyo até cobrir todos os pedaços
  2. Acrescente o mel, misture bem e deixe marinando por pelo menos 40 min
  3. Aqueça uma panela grande com azeite e refogue a cebola
  4. Acrescente os cubos de frango (reserve a marinada) até dourar
  5. Coloque uma outra panela grande com água pra ferver
  6. Junte os pimentões cortados em tirinhas finas, refogue
  7. Acrescente a couve-flor e a marinada
  8. Quando a água da outra panela ferver, coloque o bifum para cozinhar por um minuto, em seguida escorra
  9. Junte o bifum à panela com o refogado e misture bem até distribuir os cubos de frango e legumes em toda a massa
  10. Acerte os temperos, se preferir coloque um pouco mais de sal e pimenta
  11. Prontinho! 

Fernandinha se jogou linda nesse macarrãozinho.

Compartilhe:

12 respostas

  1. .. do meu pto de vista, este bifun estah muito cozido. Deveria cozinhar por menos tempo. Assim o bifun nao ficaria quebradiço (como apresenta no photo).

  2. Aí vai: 1 pacote de bifum já cozido,2 cenouras cruas no ralo grosso,3 pepinos japonês em cubinhos bem pequenos,pode ser com casca,vagem picada cozida,kani kama(opcional)ajinomoto,azeite,vinagre,sal.Misture tudo muito bem e sirva acompanhando churrascos,combina perfeitamente!!BOM APETITE!!

  3. Oi JUU,tenho uma receita de salada MARAVILHOSO que acompanha churrascos,e caí como uma luva,todo mundo que prova amaaa!!!

  4. Vô te contar que eu prefiro yakissoba com o bifum do que com o macarrão normal sabia? Adorei ver essa receita aqui.
    Beijos

  5. Oi Juliana, eu gosto muito de bifum 🙂 Engraçado que comprei neste sábado prá fazer salada, sabe?

    Bjks

  6. Nanda: tenho certeza que sim!

    Tyta, que bom! Obrigada!!!! Ler sobre comida com fome é maldade hein…

    Ulliane, que coisa boaaaaa e obrigada por vir aqui mesmo sem poder fazer todas as receitas =) Isso sim é leitora, kkk Espero que vc goste do bifum =)

    Dani, que maravilha que suas pequenas comem de tudo, isso é um presente pra qualquer mãe, mas sei que vc tem grande responsabilidade por isso.

    Anninha, o risco de empapar é grande, o meu mesmo deu uma empapadinha, mas fica gostosinho também :*

  7. Confesso que eu já pensei várias vezes em comprar bifum, mas eu sempre achei que eu ia deixar ele virar uma papa 🙁 Mas vou tentar e volto pra te contar 😀

  8. Delícia, Ju! Minha filha também adora o bifum. Às vezes, quando decido fazer de última hora, faço apenas com legumes e ela adora. Graças a Deus (e a mim rsrs), minhas filhas comem tudo mas, sei que tem que criança que é difícil para comer legumes, né? Então, boa dica para quem quer introduzir legumes na dieta delas, né?
    Cheiro
    Dani

  9. tu não imagina a minha felicidade em ler esse post no teu blog! o melhor do macarrão de arroz é que eu posso comer!!! eu sempre venho aqui e fico babando as vezes por receitas que nunca vou poder comer, não com os mesmos ingredientes, na minha despensa só o que tem é BIFUM eheheh, domingo que vem eu coloco em prática =D

  10. Querida, eu amei o seu blog. Simplesmente maravilhoso. Acompanherei e testarei sempre!
    Xêro
    ps: Tô com fome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!

farofa de farinha de mandioca com banana, cebola roxa e salsinha

Farofa de banana com cebola roxa

Aprenda a fazer a farofa de banana e cebola roxa perfeita usando os melhores ingredientes e técnicas. Descubra dicas, substituições e sugestões para incrementar esse tradicional acompanhamento brasileiro.

Leia mais