Misture tudo na panela de pressãoMisture na PanelaEm uma panela de pressão (de preferência de 4,5 litros ou mais), coloque todos os vegetais cortados: as berinjelas, a cebola, o pimentão vermelho e os tomates-cereja. Adicione as azeitonas fatiadas. Em seguida, regue tudo com o azeite de oliva e o vinagre. Finalize salpicando o sal, o orégano e a pimenta-do-reino. Misture tudo delicadamente com uma colher para envolver os temperos.
O Tempo de Pressão Exato
Tampe a panela de pressão de forma correta e certifique-se de que a válvula esteja posicionada. Leve ao fogo médio. Assim que a panela pegar pressão (começar a fazer aquele chiado contínuo), reduza o fogo para o mínimo e conte exatamente 5 minutos.
Finalização e Conservação
Desligue o fogo imediatamente após os 5 minutos. Deixe a pressão sair sozinha por completo para que os vegetais terminem de cozinhar no próprio vapor sem desmanchar. Abra a panela com cuidado. Transfira o antepasto (com todo o caldinho de azeite e vinagre) para um pote de vidro esterilizado com tampa. Espere esfriar e guarde na geladeira.
Notas
Observações Técnicas da Ariana
Variações de Cores: Se você não tiver o pimentão vermelho, pode usar o pimentão amarelo. Evite usar apenas o pimentão verde, pois ele tem um sabor muito forte que pode dominar o antepasto e deixá-lo indigesto para algumas pessoas.
A Berinjela vai amargar? Não! O vinagre, o sal e o cozimento rápido na pressão neutralizam completamente qualquer amargor da berinjela, sem a necessidade de deixá-la de molho na água com sal antes.
Incrementando a Receita: Se você gosta de um toque agridoce clássico das caponatas italianas, adicione 2 colheres de sopa de uvas-passas pretas ou brancas junto com os ingredientes antes de pegar pressão. Elas vão hidratar no cozimento e ficarão incríveis!