100gde farinha pankoaquela farinha de empanar bem crocante que geralmente vende na seção de ingredientes orientais, se não achar, pode passar o pão de fôrma na peneira, demora um pouco mais mas quebra um galho
1xícara (de chá) de castanha de caju picada grosseiramente
Sal e pimenta à gosto
1fio de Azeite para refogar (um fio bem generoso)
Instruções
Aqueça o forno a 200°C
Coloque o panko em uma assadeira de forma que fique bem espalhado, e leve ao forno quente até dourar (fique de olho pois é rápido)
Em outra assadeira coloque a castanha de caju picada e leve também ao forno até tostar (eu comprei a castanha já tostada, então pulei essa parte)
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola em fogo médio, mexendo sempre, até que ela doure por igual (não economize no azeite)
Cebola douradinha? Misture primeiro a castanha de caju e depois vá incorporando aos poucos o panko
Tempere com um pouco de pimenta e o sal é opcional, eu usei só um pouquinho
Notas
Dicas para uma farofa mais crocante
A textura crocante é uma das características que tornam a farofa com farinha Panko e castanhas de caju tão especial. Aqui estão algumas dicas para garantir uma farofa extra crocante.Primeiro, certifique-se de refogar a farinha Panko em fogo baixo. Isso permite que a farinha Panko não queime. Segundo, adicione as castanhas de caju no final do processo. Isso mantém a textura crocante das castanhas.Outra dica é usar manteiga em vez de azeite. A manteiga ajuda a farinha Panko a se tornar mais crocante e também adiciona um sabor delicioso à farofa.Finalmente, guarde a farofa em um recipiente hermético somente depois de frio para manter sua crocância.
Keyword castanha de caju, farinha panko, farofa crocante, farofa de castanha