Bolo de limão e cachaça

Bolo de caipirinha - receita de bolo de limão com cachaça

Sumário

Bolo de caipirinha - receita de bolo de limão com cachaça

Depois do sucesso do pão de cerveja e alecrim, só sosseguei quando testei esse bolo de caipirinha, que nada mais é do que um bolo com raspas de limão e um toque de cachaça na massa. Um toque sutil, mas suficiente para fazer dele muito mais que um simples bolinho. Eu diria que ele se classifica entre aquele bolo que você faz rapidinho pra comer tomando um café, e um bolo de aniversário cheio de pompa. Seria um bolo pra comemorar coisas simples como um dia bonito, uma promoção no trabalho, um novo amor… O motivo vocês escolhem, mas por favor, escolham rápido, pois esse bolo não pode esperar!

Bolo de caipirinha - receita de bolo de limão com cachaça

Neste post de blog, vou compartilhar com vocês minhas dicas e truques para fazer o bolo de limão perfeito com cachaça e uma simples cobertura de glacê de açúcar.

Dicas para conseguir um bolo fofo

Conseguir um bolo macio pode parecer complicado, mas com algumas dicas e truques, você pode conseguir a textura perfeita toda vez. Aqui estão minhas melhores dicas para conseguir um bolo fofo e macio:

  1. Usar ingredientes à temperatura ambiente: Não deixe de tirar seus ovos, manteiga e leite da geladeira pelo menos uma hora antes de começar a preparar o bolo. Os ingredientes à temperatura ambiente se misturarão mais facilmente e criarão uma massa mais suave.
  2. Não misturar demais: Ao misturar sua massa de bolo, tome cuidado para não misturá-la demais. A mistura excessiva pode fazer com que o glúten da farinha se desenvolva demais, resultando em um bolo duro. Misture até que os ingredientes sejam apenas combinados.
  3. Atenção ao fermento em pó: O fermento em pó é um agente fermentador que ajuda seu bolo a subir e se tornar fofo. Certifique-se de usar fermento em pó fresco para obter os melhores resultados, na duvida se o seu fermento ainda está ativo, alimente 1 colher de chá de fermento com outra de farinha e outra de sopa de água. Deixe descansando por 20 minutos e veja se bolhas começam a se formar, isso é sinal de que está ativo.
  4. Não abra a porta do forno: Quando seu bolo estiver no forno, resista à vontade de abrir a porta para verificá-lo. A abertura da porta pode fazer com que a temperatura flutue, o que pode resultar em um bolo que não sobe corretamente.
Bolo de caipirinha - receita de bolo de limão com cachaça

Escolhendo o melhor limão para seu bolo

A chave para um delicioso bolo de limão é usar limões frescos e suculentos. Ao selecionar limões para seu bolo, procure por aqueles que sejam carnudos, firmes mas ao pressionar sente que está macio internamente. Evite limões murchos ou com manchas na casca, a casca deve ser lisa e brilhante.

Para extrair o máximo de suco de seus limões, role-os pressionando com a palma da mão sobre uma superfície dura antes de cortá-los ao meio e espremer o suco.

Você pode escolher usar o limão siciliano como o da foto mas o limão tahiti dará o sabor de caipirinha para o seu bolo. Então para o sabor super brasileiro prefira o nosso limão verdinho!

Bolo de caipirinha - receita de bolo de limão com cachaça

Bolo de caipirinha

Pitadinha
Bolo simples de limão e cachaça com glacê
Preparo 15 minutes
Cozimento 30 minutes
Tempo Total 45 minutes
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 1 bolo

Equipamentos

  • 1 batedeira
  • 1 forma de bolo com buraco no centro

Ingredientes
  

  • 100 g de manteiga
  • 2 und ovos
  • 1 xícara (de chá) de açúcar cristal
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1/4 xícara (de chá) de leite
  • 1/4 xícara (de chá) de cachaça
  • 2 und de limão tahiti raspas da casca
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 180˚C
  • Unte e enfarinhe uma forma de bolo com buraco no centro
  • Bata na batedeira os ovos, a manteiga e o açúcar até virar uma mistura clara e homogênea
    100 g de manteiga, 2 und ovos, 1 xícara (de chá) de açúcar cristal
  • Acrescente a farinha aos poucos, alternando com o leite e a cachaça
    2 xícaras (de chá) de farinha de trigo, 1/4 xícara (de chá) de leite, 1/4 xícara (de chá) de cachaça
  • Acrescente por último o fermento e o sal, misturando apenas até incorporar
    1 colher (de sopa) de fermento em pó, 1 pitadinha de sal
  • Junte as raspas de limão e misture
    2 und de limão tahiti
  • Transfira para a forma untada e enfarinhada
  • Leve ao forno pré aquecido por 30 minutos ou até passar no teste do palito
  • Desenforme com cuidado e reserve

Notas

Faça um glacê rápido misturando:
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (usei o glaçúcar, facilmente encontrado nos supermercados) com o suco dos limões.
Vá acrescentando o suco aos poucos ao açúcar até formar um creme branco e quase transparente.
Jogue por cima do bolo ainda morno e decore com raspas de limão.
Keyword bolo com cachaça, bolo de caipirinha, bolo de limão

Por que usar cachaça na massa do bolo?

A cachaça é uma aguardente brasileira. É frequentemente comparada ao rum que americanos usam bastante em seus bolos, mas tem um sabor único que é ligeiramente frutado e floral. Eu adoro usar cachaça nos bolos porque ela acrescenta um sabor sutil, mas unico, aquele sabor que tem brasilidade. Nesta receita de bolo de limão, a cachaça acrescenta uma deliciosa profundidade de sabor à massa do bolo que complementa perfeitamente o sabor cítrico do limão.

Ao utilizar a cachaça em suas receitas, é importante escolher uma cachaça de qualidade que tenha um sabor suave e equilibrado. Recomendo o uso de uma cachaça branca para esta receita, pois ela tem um sabor limpo que não vai dominar os outros ingredientes do bolo.

CACHAÇA BRANCA NA AMAZON:

É seguro usar álcool na massa do bolo?

Sim, você pode usar álcool em sua massa do bolo, mas é importante ter cuidado com a quantidade que você usa. Demasiado álcool pode afetar a textura e o sabor de seu bolo, e também pode impedir que ele se levante corretamente. Nesta receita de bolo de limão, a cachaça é usada com moderação para adicionar um sabor sutil ao bolo sem dominá-lo.

No mais, o seu bolo não terá nenhum teor alcoolico, o alcool evapora no forno, ficando ali somente o sabor.

Como preservar o bolo caseiro

Se você tiver sobras de seu bolo de limão caseiro, você vai querer armazená-lo adequadamente para mantê-lo fresco por mais tempo. Aqui estão algumas dicas para preservar seu bolo:

  1. Guarde-o em um recipiente hermético: Para evitar que seu bolo seque, guarde-o em um recipiente hermético.
  2. Mantenha-o na geladeira para prolongar sua vida util: O bolo de limão deve ser armazenado na geladeira para mantê-lo fresco. Ele durará até 3 dias em temperatura ambiente e 5 dias na geladeira.
  3. Congelar: Se você não conseguir comer seu bolo na semana, você pode congelá-lo para mais tarde. Embale cada uma das fatias em plástico filme e depois acondicione as fatias embaladas em um recipiente hermético.
    Para descongelar é só tirar alguma fatia na noite anterior e levar a geladeira. No dia seguinte seu bolo estará descongelado. Essa é uma ótima idéia de lanchinho para levar na lancheira do trabalho.
    • RECIPIENTES HERMÉTICOS NA AMAZON:
Bolo de caipirinha - receita de bolo de limão com cachaça

Esta receita de bolo de limão com cachaça e uma simples cobertura é uma sobremesa deliciosa e única que é perfeita para qualquer ocasião. Com os ingredientes e técnicas certas, você pode criar um bolo fofo e tenro que está estourando com sabor de limão e uma pitada de cachaça, claro. Quer você esteja fazendo este bolo para si mesmo ou para vender, não deixe de seguir as dicas e truques que eu compartilhei para obter os melhores resultados.

Chegamos ao fim! E estou feliz que você chegou até aqui 🖤.

Saiba que nosso conteúdo é testado pensando sempre na experiência dos nossos leitores.

Não fosse você, nada disso estaria acontecendo.

Nós amamos quando navegando pelas redes sociais nos deparamos com fotos das nossas receitas nas cozinhas de vocês. Aquece o coração!

babaganoush pasta cremosa de berinjela com tahine
Compartilhe:

14 respostas

  1. Amo bolos simples! aqueles que a gente pode comer no meio da tarde com um café quentinho! vou fazer e depois posto o resultado (com elogios, certamente!)

  2. Cynara!!!!! Esse é um risco que a gente corre quando vai ralar o limão, tem que fazer o possível pra não pegar a parte branca, mas só a casca mesmo, tem que ser uma raspadinha de leve, senão amarga mesmo… mas que bom que mesmo assim o bolo ficou gostoso =) Na próxima vez espero que fique melhor ainda =)

  3. Eu fiz o bolo! Ficou muito gostoso. Porém as raspas de limão no meio do bolo, ficou amargando. Alguém pode me dizer o que eu faço para não amargar?
    Mas o restante ficou maravilhoso. A massa ficou muito fofinha!
    Beeijos 😉

  4. Ai isso não vale, estou aqui no serviço morrendo de fome e vim dar uma passadinha aqui e fiquei com água na boca…quase babando rs!!!!

    Bjok

    Nanda

  5. Vou fazer esse fds…. Deve ser uma maravilha…. Parabens…. E continue usando e abusando desse dom….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!