E cá estamos com essa receita de mistura para capuccino caseiro, feito com leite em pó, café instantâneo, especiarias e chocolate em pó! Eu gosto muito dessa receita, primeiramente por saber que a mistura de capuccino caseira é infinitamente mais saborosa que a mistura de supermercado, muito mais econômica pois faço o dobro pelo mesmo valor de mercado e especialmente fácil de fazer em casa.
Você pode personalizar a receita facilmente adicionando mais ou menos de algum dos ingredientes, não gosta de chocolate? Ok apenas negue esse ingrediente, prefere forte no café, aumente o café instantâneo, o contrário também vale, adicione mais leite em pó se prefere um capuccino cremoso mais suave.
O leite em pó é a base da receita de capuccino. Para um capuccino mais cremoso opte pelo leite em pó integral. Para um capuccino mais leve pode usar o leite em pó desnatado. Como o leite em pó é a base do capuccino caseiro, vale indicar que use um leite em pó de qualidade e principalmente, um leite em pó que não esteja tempos aberto na despensa, se for utilizar um leite em pó que já foi aberto observe se não tem cheiro de rançoso ou azeda. Nesse caso é melhor evitar.
Vale utilizar um leite vegetal em pó para essa receita também caso você tenha intolerancia ou alguma alergia associada ao leite.
Outro ingrediente que merece destaque. O tipo de café instantâneo que você vai utilizar depende do seu gosto, não tem problema em utilizar o descafeinado, liofilizado ou o clássico. Utilize o que melhor te agradar. As quantidades da receita é para um capuccino equilibrado. Se gosta de um capuccino bem forte, pode adicionar um pouco a mais. Ou então faça essa receita base e quando for repor o seu estoque de capuccino aumente a quantidade.
O chocolate em pó é diferente do achocolatado, se não sabe do que estou falando, estou falando daquele chocolate que tem os frades na caixinha, hoje temos outras opções até mais acessíveis, porém esse é diferente do achocolatado que tem um alto teor de açúcar adicionado. Portanto, para o capuccino, prefira o chocolate em pó ou então o cacau em pó solúvel para uma versão ainda mais saudável.
É ele o responsável por aquela espuminha gostosa do capuccino cremoso. Use a quantidade recomendada na receita para não ficar sabor residual. Vi em algumas receitas a substituição do bicarbonato por femrento em pó, aquele para bolos. Não recomendo para essa receita pois nunca testei a substituição.
A canela em pó e a noz moscada são totalmente opcionais para a receita. Gosto do sabor que dá para o capuccino, mas não é um ingrediente essencial. Não gosta de alguma dessas especiarias? Simples, não adicione!
Para conservar coloque sua mistura de capuccino caseiro em um pote de tampa hermética, mantenha bem vedado para não degradar ou oxidar os ingredientes no decorrer do tempo. A validade é de até 6 meses, portanto etiquete o seu capuccino caseiro com a data que foi preparado, a validade e as instruções de como diluir a mistura de capuccino.
Salve essa tag e imprima depois para a sua mistura de capuccino:
Fazer seu próprio capuccino em pó não só é mais barato do que comprar misturas em lojas, mas também permite evitar sabores artificiais e conservantes.