Charque da preguiça ou Arroz carreteiro na pressão

Compartilhe:

Sumário

Pensando sobre receitas com a cara da MINHA mãe, lembrei de um clássico que sempre pintava na mesa: a “galinha da preguiça” que consiste numa galinha guisada feita na panela de pressão com bastante caldo, e a este quando está secando acrescenta-se arroz, que volta pra pressão e absorve todo aquele temperinho gostoso, hummmmmmmm…

Como não tinha galinha em casa, mas tinha uma charque linda que ganhei do meu sogro (sempre que ele vê uma charque bonita lembra da gente), pensei: será que dá certo se eu trocar a galinha pela charque?

E num é que deu?

Ingredientes:

  • 1/2 Kg de uma boa charque dessalgada (eu fervi três vezes trocando a água a cada fervida)
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 tomate picado
  • 1 pimentão picado
  • 1 xícara de coentro picado
  • 2 e 1/2 xícaras de arroz
  1. Coloque a charque inteira na panela de pressão junto com a cebola (com água suficiente para cobrir a carne) e conte mais ou menos trinta minutos depois que começar a fazer o barulhinho. Verifique se a carne está mole ou ainda precisa de mais tempo. Não escorra a água!
  2. Quando a charque estiver num ponto em que seja possível desfiá-la, retire com cuidado da panela, despreze as “gordurinhas”, desfie e coloque na panela de novo.
  3. Acrescente os demais ingredientes (menos o coentro), se for necessário coloque mais água (a medida é que a água fique um dedo acima do conteúdo da panela), volte para o fogo.
  4. Conte cinco minutinhos depois que o barulhinho começar, feche o fogo, abra a panela e verifique se a água secou e o arroz cozinhou, se não, volte para o fogo mais um pouquinho.
  5. Disponha num refratário, junte o coentro picado e D-E-V-O-R-E!

Essa quantidade serve seis pessoas educadas ou quatro pessoas esfomeadas.

Veja isto aqui também!