Chuchu assado e assado de chuchu

Sumário

O chuchu começou a fazer parte da minha vida depois que me encontrei um ser grávido já que tinha que criar vergonha na cara e comer melhor. E mais ainda na fase de papinhas da Fernanda. Mas hoje em dia eu passo, sei lá, um ano sem comprar chuchu, fácil. Entretanto, porém, contudo, todavia, depois que li que o danado é riquíssimo em fibras e pobríssimo de calorias, ele se tornou um item daqueles do tipo eu-preciso-aprender-a-gostar-desse-negócio, sabe?

Por isso, encarei a empreitada de testar umas receitas que me ajudem a incluir essa… fruta no meu cardápio. Sim, o chuchu é uma fruta. E essa não é a única descoberta que eu fiz.

1ª dica, que eu aprendi com a Helô:

Tirando a baba do chuchu: depois de devidamente lavados, corte uma tampinha lateral em cada chuchu e esfregue um no outro na parte de onde a tampinha foi cortada. Enquanto sair essa espuma, continue esfregando até que uma hora ela vai parar e aí é só retirar a espuma em água corrente, descascar e cortar os chuchuzinhos sem que eles fiquem escorregando da sua mão e soltando aquela coisa melequenta. Dá certo e eu adorei!

2ª dica: Chuchu assado


Descasque o chuchu e corte em palitos, disponha em uma assadeira antiaderente. Regue com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta do reino e salpique tomilho – ou outra erva de sua preferência – e parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 200° até que esteja cozido e levemente dourado.

3ª dica: Assado de chuchu


Umedeça 2 fatias de pão integral sem as cascas e ralado em duas colheres de leite. Cozinhe 3 xícaras de cascas de chuchu em água fervente. Bata as cascas no liquidificador (é só pulsar que devagarzinho ela vai virar uma pastinha líquida). Junte as cascas batidas com o pão umedecido, junte 1 ovo e 1/2 cebola ralada. Tempere com sal e pimenta do reino, disponha em refratário e cubra com parmesão. Leve ao forno pré aquecido a 200° até que esteja firme no centro e dourado. Receita daqui e que pode ser feita para reaproveitar cascas, talos, não é o máximo?

Sinceramente, sem forçação de barra, as duas receitas ficaram muito gostosas! Provem aí e me digam se eu não falei a verdade…

Compartilhe:

13 respostas

  1. Pra quem faz dieta Low carb, no assado de chuchu basta trocar o pão por qualquer farinha de oleaginosa, tipo farinha de amêndoa ou linhaça.

  2. Tenho uns pés de chuchu em casa e não dou conta do fruto… vou testar essa receita e gostei também da dica de fazer lazanha de chuchum pois é mais leve, já que sou diabética.
    Excelente, parabens!

  3. Eu gosto de chuchu…de verdade! Adoro fazer salada, bem temperadinha, com cebola e cheiro verde. Mas não é todo mundo que gosta….e geralmente fazer dieta e ainda comer o que não gosta é péssimo….aí que vem minha dica. Pra deixar a sopa de feijão menos calórica sem perder a graça: chuchu. Cozinho e bato no liquidificador….aí coloco na sopa de feijão tradicional….caldo grosso, sabor de sopinha tradicional e bem menos calorias!

  4. Ju, nunca vi chuchu por aqui.
    O bichinho é sem graça, mas eu gosto tanto dele :~ heheh

    sobre o post da banana, e se deixar ela um pouco no congelador e depois cortar no mandoline? Acho que assim talvez dê pra fatiar bem fininho 🙂

  5. Nunca pensei que pudesse sair tanta coisa com chuchu! E ficaram com aspecto de "quero comer agora", coisa nunca experimentada por mim, em se tratando de chuchu.

    Beijo! Rafaela.

  6. Ei amiga,

    oh e o chuchu também ajuda a controlar a pressao arterial. vai uma dica, acesse o blogo Pecado da Gula , la tem uma receita de bolo de chuchu ( q parece mais um sufle)… é maravilhoso. Vc vai gostar.
    Beijos. Isabela

  7. Voces ja comeram lasanha de xuxu?
    E so trocar a massa por fatias de xuxu pre-cozidas…ao dente…
    E muito gostoso e facil de fazer…
    Melhor ainda se for com molho bechamel, mussarela e parmesao ! !
    E so levar ao forno pra gratinar.

  8. Ótimas dicas! Vou testar.
    Não sou muito de comer chuchu, mas também to nesse dilema que tenho que aprender a comer melhor.
    Beijos

  9. que dica boa..eu sou apaixonada por xuxú..mas..sempre fiz em saldas..gratinado etc..amei êsse modo..bjus

  10. Adorei as dicas…compro muito pouco essa fruta, pois nunca consigo dar um saborzinho atraente a ela…mas agora, com estas dicas, vou adorar testá-las…

    Obrigada,

    coisasdagrazzi.blogspot.com

  11. Que delícia, achei o máximo as duas receitas.
    E a dica para tirar aquela baba do chuchu foi ótima, fico com a mão toda manchada quando faço este que é um dos legumes que mais gosto, acredita?
    Um beijo e obrigada por compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!