Feijão de coco

Sumário

Eu confesso que quando ouvi a primeira vez esse nome não me pareceu uma mistura muito boa. Sei lá, feijão com coco… mas o marido vivia falando que a tia dele faz um que é maravilhoso, até me deu um livro que tem a receita. Aí chegou a época da páscoa e aqui em Pernambuco é um tal de feijão de coco pra cá, feijão de coco pra lá, que pensei comigo “né possível que esse esse feijão de coco seja ruim, senão não faria tanto sucesso assim”. Pra completar, a amiga/leitora Silvana ainda me manda outra receita por email, ou seja, era o destino me fazendo provar o famoso feijãozinho.

Pelo que percebi, o preparo dele tem várias versões, a que eu usei foi essa:

  • 3 xícaras de feijão carioquinha cozido só com sal (pouco caldo)
  • Cebola, tomate, pimentão e coentro à gosto picados
  • Pimenta dedo de moça à gosto picada (usei uma)
  • 200ml de leite de coco
  • Sal e pimenta à gosto
  • 1 folha de louro
  • Azeite para refogar
  1. Refogue a cebola, tomate, pimentão e coentro no azeite
  2. Coloque o feijão cozido no liquidificador junto com o refogado e bata bem
  3. Volte a mistura para a panela e acrescente a folha de louro, deixe ferver por 10 minutos
  4. Acrescente o leite de coco e ferva até engrossar (como se fosse um tutu)
  5. Acerte o sal, e se quiser, acrescente mais azeite (fica bommmm)

O resultado é um tutu de feijão com sabor de coco bem suave, uma delícia! Taí, descobri por que ele faz tanto sucesso =)

Ah essa culinária pernambucana, não para de me surpreender…

Compartilhe:

10 respostas

  1. Eu também vim ver sua receita para lembrar como fazer o feijão que todas as gerações da família sempre comeram na sexta-feira Santa!!!

  2. Meninas, pelo visto o feijãozinho mexeu com as memórias mais lindas e gostosas hein? Que bom que gostaram =)

  3. Juliana,
    venho no blog mas nunca comento, sou da Bahia e por aqui comemos sempre, aqui chamamos de feijão de leite e é um item que não falta na sexta-feira santa aqui em casa. O nosso fica mais liquido e podemos beber puro ou comer juntinho com as moquecas. Eu tb torcia a boca e nunca provava mas comi num restaurante e amei, agora não passo sem feijão de leite. Vou experimentar esta receita.
    Beijocas,

    Thalita Lopes

  4. o feijão de coco é tão tradicional nos almoços de semana santa da minha família 🙂 toda sexta-feira santa tem que ter, e essa não foi diferente 😛

    feliz páscoa, ju :*

  5. Silvana?? Sou mim? (estranho me chamarem de Silvana, mesmo que esse seja meu nome)#loka
    hehehe.
    Acredita que hoje fui visitar minha mãe e disse que só iria lá se ela fizesse o feijão pra mim.?
    Aprendi com ela essa receita e hoje ela quase modificou as coisas… Eu surtei é claro né?
    Queria o sabor da minha infância e não algo novo que ela queria fazer. Daí acabei ajudando a preparar o feijão.
    Sou como a Helô, espero o ano todo pra comer esse feijão. No meu caso não é por simbologia ou pq é páscoa, e sim pq me lembra a infância e se eu fizer toda vez que tenho vontade, acabo passando mal pois meu fígado não aguenta esse côco todo.
    Como eu mostrei no e-mail, eu prefiro fazer sem muito tempero, pois gosto de sentir somente o feijão, azeite e côco, acho que mais coias acaba por mascarar o sabor tão maravilhoso do feijão.

  6. Ai Juliana, a última vez que comí feijão de coco foi na casa de minha avó … eu devia ter uns dezessete anos. Depois que ela se foi, algumas comidas não comí mais, não por não querer, ou por achar que só ela sabia fazer …. sinceramente nem sei porque, acho por falta de oportunidade. mas hoje, lendo teu post me lembrei dela fazendo o feijão, que eu achava bem esquisito mas que depois, quando estava pronto eu comiiiiia muito. E era assim mesmo como você fez. Aqui em casa Marido não gosta, então não faz (ele cozinha mais que eu) a única comida que ele faz, não-come-mais-faz é bredo também ao coco, já comeu? É muito bom, como tudo sozinha.
    bj bj

  7. Juliana, minha sogra me ensinou a fazer Baião de dois com leite de coco… na época, também achei estranho… mas resolvi experimentar…. e ficou muito gostoso….hoje só faço Baiáo de dois com um pouco de leite coco e creme de leite…. eheheh
    Um beijão
    Telma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!

como fazer o docinho beijinho de coco

Beijinho de coco

Beijinho de coco são pequenos docinhos feitos principalmente de coco ralado, leite condensado e açúcar. A textura macia e o

Leia mais