É falsa porque eu não estava com tempo e nem paciência pra sovar massa e esperar crescer. Então simplesmente adaptei uma receita de pão de liquidificador e né que deu pra enganar?
Acompanhem:
Para a cebola:
- 5 cebolas médias cortadas ao meio e depois fatiadas em meia lua (não precisa ser muito fininho)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de óleo (usei de girassol)
- 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- Gengibre ralado à gosto
- Canela, sal e pimenta do reino à gosto
Comece aquecendo o óleo e a manteiga, junte as cebolas e mexa de vez em quando até que elas comecem a ficar transparentes. Fique de olho e continue mexendo, assim que elas começarem a ficar “moreninhas” mexa sem parar até que elas adquiram esse aspecto por igual. É hora de juntar o vinagre, o gengibre e demais temperos, misturar bem e deixar em fogo baixo por 5 minutos. Prove os temperos e reserve.
Enquanto a cebola fica no ponto, é hora de preparar a massa da nossa focaccia de araque: bata no liquidificador 1/2 xícara de semente de linhaça até triturá-la, junte 3 ovos, 1 xícara de leite, 1/2 xícara de óleo e bata bem. Em um bowl grande misture 2 xícaras de farinha de trigo integral, 1 colher de chá de sal e 3 colheres de chá de fermento para bolo. Junte a mistura do liquidificador à mistura de farinha (nessa hora tem que ter braço hein!).
Aí não se preocupe: vai virar uma massaroca, você vai pensar que deu errado, que tá pesada demais, mas é assim mesmo. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular média e transfira a massa. Enfarinhe as mãos e vá espalhando a massa até que ela seja distribuída por toda o espaço da assadeira. Com as pontas dos dedos faça “furinhos” de leve em toda a massa. Cubra com a cebola caramelada e leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos.
Caso você queira preparar a “focaccia” sem a linhaça, substitua a quantidade por farinha de trigo.
Eu coloquei também um pouco de tomilho seco na massa e curti, achei que deu um toque especial. Achei que se tivesse colocado azeite no lugar do óleo, teria ficado bem mais gostoso, mas sabe como é, fim de mês é aquela tristeza.
O interessante dessa massa é que o que ela tem de pesada antes do preparo, ela tem de leve quando fica pronta. Fica fofinha! E o contraste de sabores e texturas fica uma COISA.