Gravlax

Compartilhe:

Sumário

Salmão é salmão, né gente. Tudo com ele fica bom, e ele fica bom de todo jeito.

Mas eu prefiro o sabor dele cru. Não curto muito grelhado, assado e etc. Acho que perde a delicadeza, sabe?

Porém, eu já tinha visto algumas vezes por aí a receita de gravlax e fiquei curiosa pelo fato do preparo ser tão simples e ser um intermediário entre o salmão cru e o cozido/assado. Parece até o defumado, só que bem melhor.

Então tudo o que você vai precisar é de:

  • 1 peça de salmão de 1kg aproximadamente e com pele (comprei congelado, descongelei conforme as instruções da embalagem)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de sal
  • Endro (eu só tinha o seco)
  • 2 colheres de sopa de conhaque
  • Pimenta do reino
  1. Misture o açúcar com o sal
  2. Abra um pedaço de papel filme em uma bancada do dobro do tamanho do seu salmão e forre com metade da mistura de açúcar e sal
  3. Coloque o salmão sobre a mistura
  4. Verifique com a ponta dos dedos se há alguma espinha na peça e retire com ajuda de uma pinça (na minha não tinha)
  5. Espalhe sobre a superfície do salmão o conhaque
  6. Tempere com pimenta e endro e em seguida cubra com o restante da mistura de açúcar e sal
  7. Enrole o peixe com o papel filme – é importante que ele fique todo bem coberto (eu dei várias voltas até ficar bem apertadinho)
  8. Guarde o seu peixe por três dias na geladeira com um peso em cima (eu usei um refratário) e depois desse tempo, retire o papel e limpe a superfície
  9. Para servir o gravlax, corte fatias muito finas (as minhas ficaram grossas ainda, sorry) e sirva acompanhado de torradinhas

Importante: Na hora de levar seu gravlax para a geladeira, é necessário fazer furinhos na parte de baixo do papel filme (a parte da pele) e colocá-lo em uma assadeira forrada com papel toalha, que precisará ser trocado de 6 em 6 horas. Como eu não quis ter esse trabalho, coloquei o peixe sobre uma grade, e esta sobre uma assadeira, então nem precisei ficar trocando.

É claro que existem receitas mais puristas de gravlax, que é de origem nórdica, mas eu fiz a receita mais simples que encontrei e posso dizer que é simplesmente PERFEITO. E apesar da sugestão de servir acompanhado de torradas, eu usei no couscous marroquino, em saladas, como recheio de sanduíche, e adorei em tudo. Durou uma semana na geladeira, lindo.

Outro detalhe importante: Eu gastei nessa peça de 900g, uns R$ 20,00. O preço que pagaria em duas bandeijinhas de salmão defumado, que rendem míseras 200g.

Então aqui faço minha primeira promessa para 2012: comprar salmão defumado? No more!

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais