Primeiro quebrou o pitoco da tampa. Depois a alça de um lado. Depois a outra. Não teve jeito, era hora de me despedir da minha companheira de luta.
Mas eu não podia ficar sem meu cuscuz. Coloquei o flocão pra hidratar ná água e sal, e quando já estava bem molhadinho misturei também uns cubinhos de queijo coalho. Coloquei em ramequins untados com um pouquinho de manteiga e empacotei em papel manteiga. Virei tudo na panela a vapor (leia-se: panela com água em baixo e o escorredor de macarrão em cima), tampei e quando o cheiro avisou que estava pronto, desenformei. Sem deixar, claro, de colocar uma rapada de faca generosa de manteiga só pra vê-la derretendo na minha frente….
Boa terça-feira =)
Sobre o preparo de cuscuz, leia esse post.
16 respostas
Sou Paulista adoro o povo Nordestino e amo a culinária de vcs, meu sonho é aprender fazer cuscus, abraço a todos.
Pessoas Lindas adoro comer cuscuz,mas não sei fazer. Alguém tem uma receita bem fácil.
Pessoas Lindas adoro comer cuscuz,mas não sei fazer. Alguém tem uma receita bem fácil.
Vou tentar fazer!!!
Juliana, quando faltar o papel manteiga ou não tiver sua "panela a vapor", um jeito fácil de fazer é usando um prato, uma pano de prato limpo daqueles de algodão feito de saco de açucar (sabe qual é?) e uma panela da larguda do prato. Para fazer é bem simples, hidrate o cuscuz como de costume, coloque o cuscuz hidratado no prato formando uma montanha (não aperte o cuscuz), agora vem a parte mais importante, coloque o pano por cima e junte as pontas de modo a se encontrarem na base do prato dando um nó frime. Lembra do jeito como antigamente usavam um pano de prato para embalar as marmita? É bem parecido só que o nó e feito na parte de baixo do prato e não na parte de cima. Na panela coloque água até a metade e vire o prato sobre a panela com cuidado. Daí é só levar ao fogo por uns 15 minutos e ta pronto. Parece complicado mas não é, a dificuldade maior é de tentar visualizar a amarração do pano com o prato.
Nossaaaa…vou ter que ir atrás do queijo coalho….pq aqui, não acho em qquer lugar…só conheço um lugar que tem.
rsrsrs..cuscuz é tudibão né..
eu tb faço o meu cuscuz na vaporeira..mas coloco direto na vaporeira,coloco um prato por baixo pra não ir derramando floco pra todo lado e vou montando..milharina,carne moída,queijo,milharina e muito queijo por cima!!rsrs
eu gosto muito assim..já experimentou???
bjks..
vidadeamora.blogspot.com
Parece tão bom!! Esse flocão que vc fala não é o mesmo que cuscuz marroquino, é?
Concordo com a Ulliane!
Com charque, com guizado, com ovo, com salsicha, sardinha, só com manteiga, com leite e açúcar… Ai, babei!
eu amo cuscuz =) com charque, com ovo, com salsicha, sardinha, qualque coisa =)
Ju! Percebi que embora vc não seja nordestina de nascimento, viciou no cuscus nordestino né! hahaha Mas é uma delicia né! Principalmente com uma manteiga por cima…hummm!! Adoroooo!! Adorei a idéia de usar panela a vapor e ramequins! Ficou lindinho desse jeito! Charme! beijos Tereza
Com manteiga quentinho, há que resista?! A minha avó faz de maneira tradicional e eu amooo, mas o seu jeitinho de fazer na hora do aperto é super criativo, rsrs, eu só precisaria fazer varias porçõeszinhas, hehe, é que cuscuz é muito bom genteee.
Oi, Juliana! Adoro cuscuz, o da minha mãe é uma delícia, mas nem cheguei perto ainda de ter uma cuscuzeira. Adorei sua "gambiarra", tenho uma espagueteira pequena, porém honesta, que vai dar certinho para experimentar a técnica. Beijos!
Eita que é gostoso demais… misericórdia…. estou de dieta…. meupai….
Eu tenho uma cuscuizeira(não sei como se escreve…rsrsr)… bem pequena de aluminio….
Você conhece?? Ela faz o cuscuz para uma pessoa… e rápido demais em 5 minutos fica pronto..ai em recife, na muvuca da rua de Santa Rita… se acha…. mas o jeitinho que você fez também ficou um charme só….
beijos
Telma
Ola Telma,
Tb comprei uma dessas pequenininhas, mas nao to sabendo a quantidade de ingredientes para usar nela, porque estava acostumada a fazer o cuscuz grande. Vc pode passar umas dicas.
Abcs,
Monica ellen
meu paaaai, que maldade! +_+