E se eu disser que com 3 tomates e 1 berinjelinha pequena dá pra fazer uma super macarronada?
Pois é, era o que tinha e o almoço tinha que sair, mas garanto que a refeição foi salva sem sequelas, aliás, muito pelo contrário, ficou tão gostosa que eu não acrescentaria mais nada a este molho delícia. Vê como é simples:
Primeiro passo: Fatie a berinjela em fatias finas, depois corte as fatias em pequenos filetes. Faça uma camada de berinjela em uma peneira e cubra com uma camada de sal (bastante), repita até terminar a berinjela e deixe a peneira apoiada sobre uma tigela por 1 hora. Deixa quieto. Passado o tempo, lave bastante a berinjela sob água corrente para retirar o excesso de sal, coloque no centro de um pano de prato limpinho, faça uma trouxinha e aperte para retirar o máximo de água possível.
Depois é só pegar um ralo grosso e ralar os tomates. Impressionante como a casca sai quase inteira e o que fica é um purêzinho super natureba que vai virar a base do seu molho.
Aí é só refogar alho e cebola no óleo/azeite, o purê de tomate e a berinjela, acertar sal e pimenta e jogar sobre uma massa bem gostosa. Quem curte, junta umas folhinhas de manjericão fresco na hora (eu amo) e voilá.
Me diz se este prato tem cara de “é-fim-de-mês-e-a-despensa-está-vazia”? Nonononononon…
Dica pra quem faz pizza em casa: use estes tomates ralados temperadinhos no lugar do molho da pizza! Fica mara! =)