Pão de manjericão

Sumário

Se existe a expressão “comer com os olhos”, no caso desse pãozinho, o nariz se antecipa e devora primeiro  tanta gostosura. Ele é extremamente perfumado! Eu faço pão de tempos em tempos… Não é só pelo trabalho, mas é que a cada tentativa eu sofro muito com a ansiedade de saber se deu certo ou se foi mais uma tentativa frustrada.

O lado bom de fazer pão é saber que todo o trabalho que dá pra fazê-lo volta pra você em sabor e textura. Todos concordamos que um pão feito em casa (quando dá certo) é muito mais saboroso. Então, amigos, inspirem-se e força na peruca, quer dizer, no braço! Fazer pão pode ser muito terapêutico (esquece o que eu disse sobre minha ansiedade).

Mentalize: pense naquela situação constrangedora que você gostaria de apagar do ano de 2010, aquela pessoazinha que te enche a paciência no trabalho, as grosserias que você teve que engolir do seu chefe, e canalize tudo isso na força das suas mãos na hora de sovar o pão. Desconte tudo nele, sem dó nem piedade! Garanto que você terá uma massa macia e fofa, e ainda se verá livre dos sapos mal engolidos. Entre em 2011 livre, leve e solto(a)! Hahahaha… Não, eu não acredito em mandingas, e nem precisava desse argumento mixuruca pra convencê-los(as) a testar essa receita. Bastava apenas dizer que esse é, sem dúvida, um dos pães mais gostosos que já comi.

  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 ovo médio
  • 1/4 xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de sal (rasa) – ou a gosto
  • 1/4 xícara (chá) de manjericão fresco – apenas as folhinhas
  • 3 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo – não deverá ultrapassar esta quantidade
  • 50g de queijo tipo parmesão ralado – e mais um pouco para polvilhar sobre o pão
  1. Escolha um recipiente grande e, se possível, com tampa, para que todas as etapas da massa sejam feitas nele (assim ficará mais prático).
  2. Misture o fermento e o açúcar até dissolver bem, junte a água e 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, misture bem com uma colher. Tampe o recipiente e deixe descansando até dobrar o volume.
  3. Bata no liquidificador o ovo, o azeite e as folhas de manjericão, e junte ao recipiente com a primeira fase da massa. Acrescente também o sal e mais 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem, tampe e aguarde crescer até o volume mais uma vez.
  4. Acrescente 1/2 xícara da farinha restante e passe tudo para a bancada. A massa estará bem úmida e grudenta: use isso a seu favor e comece a sovar fazendo movimentos para cima e para baixo, como se estivesse rasgando a massa entre os dedos até observar que ela mudou a textura.
  5. Vá, então, acrescentando a farinha restante (não deverá ultrapassar as 3 e 1/2 xícaras).
  6. Sove mais um pouco até observar que está bem elástica. Abra um pouco a massa com as mãos e espalhe o parmesão, enrole e forme uma bola. Pincele com azeite e coloque novamente no recipiente, tampe e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
  7. Depois de crescida, vire a massa sobre a bancada e abra um pouco usando as mãos. Enrole, dando um formato cilíndrico ao pão ou pãezinhos (como na foto). Pincele água sobre o pão e role-o sobre um pouco de queijo parmesão, coloque-o numa assadeira untada e polvilhada com fubá deixe crescer em lugar abrigado – dentro do forno é um ótimo lugar – até dobrar o volume pela última vez
  8. Preaqueça o forno com 15 a 20 minutos de antecedência na temperatura média (180º) e asse o pão até que fique dourado. Para saber se já está assado, bata nele com os dedos: você deverá ouvir um som oco. Retire o pão e deixe esfriar sobre uma grade.

Essa receita é do blog da Cherry, Cozinha é Poesia, mulher arretada pra fazer pão. Ai que inveja viu, Cherry… Mas um dia eu chego lá!

    Compartilhe:

    8 respostas

    1. Poxa,fiquei curiosa para vê as receitas da Cherry,tenho blogger,e não consegui acessar o dela,tem que ter permissão,mais agradeço por aqui mesmo.
      A receita é divina,a preferida aqui de casa,o padeiro esta de mau comigo,pois não tenho passado lá nos últimos 3 meses rsrsrs,só fazendo esses pães maravilhosos que você posta aqui u_u.
      Obrigada
      Beijos

    2. Juliana,
      fiz o pão de manjericão e ficou incrível, mas só precisei usar 2 e 1/2 xícaras de farinha (vai entender porquê…)!
      Depois posto o resultado no meu blog
      bjo

    3. Passei por aqui para conheçer seu cantinho e amei e rsolvi te seguir para nao perder as suas novidades !! Bjs.. Feliz 2011

    4. Dani, é um cheiro MARAVILHOSO demais!

      Dani 2 (hehehe) Eu fiz com o fermento em pó mesmo, inclusive alterei lá na receita, pois nunca nem usei o fresco. A água, segundo a receita da Cherry não precisa ser morna não. E sobre o formato foi pq quis pãezinhos mesmo, mas vc pode modelar no formato que quiser =)

      Espero que dê certo! Bjusss nas duas

    5. Hummm… adoro manjericão, Ju! Tô sentindo o gostinho só de ver! Eu também evito fazer pães, mas por outro motivo…Engordo só de pensar nele :p Fiquei com três dúvidas (rs rs)
      1. O fermento seco que vc fala é aquele em pó? Dá certo com ele também?
      2. A água que deve dissolver o fermento, deve ser morna?
      3. Na foto eles estão em bolinhas mas na tua descrição de como fazer, entendi que assa ele inteiro? Na forma de cilindro ainda?

      Nossa! Vai dar mais trabalho esclarecer minhas dúvidas do que fazer o pão!!! Beijo. Dani

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Veja isto aqui também!

    farofa de farinha de mandioca com banana, cebola roxa e salsinha

    Farofa de banana com cebola roxa

    Aprenda a fazer a farofa de banana e cebola roxa perfeita usando os melhores ingredientes e técnicas. Descubra dicas, substituições e sugestões para incrementar esse tradicional acompanhamento brasileiro.

    Leia mais