Quadradinhos de tapioca e queijo: a minha versão

Sumário

Que febre esses quadradinhos/dadinhos. Pra onde me viro eles estão lá: nas revistas, nos sites de receitas, no twitter… Daí que eu tinha que conferir esse negócio, afinal de contas, farinha de tapioca é uma coisa que vai lá no âmago das minhas memórias gustativas e, por sorte, eu tenho um pacote guardado a sete chaves, desses contrabandos que mãe faz quando vem visitar a gente, sabe?

Eu vi algumas receitas desse quadradinho mas não segui nenhuma. Peguei a essência da coisa e de resto fui juntando o que eu sabia/lembrava, e calaro que ficou diferente. Pra começar não ficou quadrado coisa nenhuma, mas finge que você faltou aula de geometria junto comigo e se joga:

  • 1 xícara de farinha de tapioca
  • 1 e 1/2 de xícara de leite
  • 1 xícara de queijo coalho ralado
  • Sal à gosto
  • Óleo para fritar (usei de girassol pra consciência doer menos /o )
  1. Coloque a farinha de tapioca em um bowl e junte 1 e 1/4 de leite e o sal, misture bem e deixe descansar por 1h
  2. Após esse período a tapioca estará hidratada e macia, leve para a panela com o restante do leite
  3. No fogo baixo mexa a massa de tapioca até começar a soltar do fundo da panela
  4. Junte o queijo coalho e incorpore bem
  5. Disponha a massa em um refratário/assadeira untado com manteiga (do menor tamanho que você tiver, assim a massa fica com uma altura boa)
  6. Espere a masa esfriar completamente e desenforme, corte quadradinhos e frite em óleo bem quente, escorrendo em papel toalha

Agora imagine: por fora, uma casquinha crocante. Por dentro, uma massa super cremosa, que desmancha na boca, hummmm! Lembra um pouco o bolinho de arroz, só que muito, muito melhor. E pra quem tem intolerância à gluten, ó aí a opção de petisco =)

Pois é, plena segunda-feira e eu aqui falando de fritura, petisco. Esse mundo tá perdido mesmo.

Boa segunda, gente :*

P.S.: Gente, eu nunca procurei farinha de tapioca aqui em Recife, então fico devendo e, ao mesmo tempo, peço ajuda aos universitários… Se alguém souber onde vende, avisa aí nos comentários, porque meu pacote já tá acabando e minha mãe não vem tão cedo 😛

Compartilhe:

17 respostas

  1. Goma de tapioca não é farinha de tapioca não hein.. Da goma (ou massa) se faz a tapioca mesmo. A farinha é mais grossa e se faz bolo e essa gostosura aí. Nunca comprei não. Mas comendo conheço bem a diferença das duas.

    1. Mari voce está certa,são diferentes, para fazer a receita deve ser mais grossa, compra-se em qualquer supermercado.

  2. Não vou dizer que 100% dos supermercados do Recife vende, mas na sua grande maioria. Procure por goma para tapioca ou goma de mandioca. São vendidos em sacos de meio quilo, normalmente ficam na seção de frutas e legumes. Em muitos supermercados estão nos resfriadores junto com outros legumes mais delicados. É fácil de achar, não tem erro.

  3. Ju, no supermercado tem uns pacotes, acho que é Massa de Tapioca, que é assim branquinha. Eu comprava pra fazer um bolo de tapioca, que hoje não me atrevo mais… Se eu ousar testar essa receita…te falo! Tô com água na boca. Faz essa maldade mais não!!!
    Bjo
    Dani

  4. Já comprei no Bompreço, no corredor que tem lentilha, milho para pipoca, canjica, etc, não é goma para fazer tapioca, e sim, tapioca da yoki, que usei para fazer o bolo de tapioca.

  5. Casa do Para, na Av Cons Aguiar, 4734 lj 9. La tem tacaca, tucupi, acai, farinha de tapioca… uma delicia 🙂

  6. Farinha de tapioca eh super simples de fazer. Basicamente: polvilho doce + agua + 1 dia para o polvilho sugar toda a agua. Procura uma receita na net. Nao tem misterio. 😉

  7. Tapioca me remete ao nordeste e seu café da manhã bem farto!!

    Todos os dias é tapioca!!!

    Beijos,

    Aline

  8. Há um tempo vi no jornal uma receita parecida com essa.
    É uma delícia, principalmente com uma geléia de pimenta por cima 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!