Home » Receitas » Salada de grão de bico com molho cremoso de tahine

Salada de grão de bico com molho cremoso de tahine

Avaliação: 0.5 de 5.
salada de grão de bico com molho de tahine

Só não gosta de salada quem pensa que esse prato se resume a alface e tomate! Com essa receita de grão de bico com molho de tahine que vou te ensinar hoje, você terá uma refeição completa para os dias quentes.

Muito saborosa, esta salada pode ser preparada de diversas formas. O molho também é simples e vai dar um sabor novo para aquela mesma salada de todo dia. Bora aprender?

Posso preparar a salada de grão de bico no dia anterior?

Pode sim! É importante deixar apenas o molho separado, para adicionar na hora de servir. Assim, você impede a fermentação do grão de bico e garante aquela textura gostosa.

Se quiser preparar mais salada para os dias seguintes acondicione as porções em frascos de vidro. Primeiro coloque o grão de bico e na sequência acrescente os outros ingredientes na mesma ordem da receita. Tampe os potes e quando a fome bater basta virar o pote em um prato e sua salada estará montada.

Finalize com o molho.

A salada pronta no pote pode durar até 3 dias na geladeira. E o molho de tahine conserve na geladeira por até 7 dias. Só é necessário agitar antes de servir.

Dicas para turbinar sua salada de grão de bico

A salada de grão de bico é bem versátil, então você pode adicionar (ou retirar) os ingredientes que quiser. O limite é sua imaginação!

Eu, por exemplo, adoro usar pedacinhos de bacon crisp, frango desfiado, picles e até mesmo tirinhas de carne grelhada para dar aquele upgrade no prato. Quem não ama um prato de verão bem colorido e completo, né?

Outra combinação que adoramos por aqui é adicionar azeitonas pretas e queijo de cabra, corto em pedaços menores o queijo e já temos uma nova versão de salada de grão de bico.

Conheça esse molho árabe

O tahine é uma pasta feita de sementes de gergelim que tem um sabor único e bem diferente de tudo que estamos acostumados a comer aqui no Brasil. Ele é mais usado em biscoitos, molhos e como base para homus, mas, acredite, combina bastante com o grão de bico!

salada completa de alface e grão de bico e molho cremoso de tahine

Cozinhando o grão de bico:

Aqui nesse post eu te ensino como cozinhar grão de bico. Eu preparo uma quantidade maior e congelo boa parte para utilizar em sopas, ensopados ou cremes durante a semana. O valor final compensa bastante comparado ao grão de bico enlatado do mercado.

É claro que você sempre tem a opção de usar o grão enlatado, mas lembre-se de que ele precisa de pelo menos 5 minutos em água fervente para ficar na textura certa. Depois disso, é só enxaguar o grão de bico em água corrente e utilizar na salada.

Quer aprender novas formas de comer grão de bico? Aqui eu ensino outras versões de salada de grão de bico, vem conferir!

Salada de grão de bico com molho cremoso de tahine

Ariana Pazzini
Salada super completa de grão de bico com molho cremoso de tahine. Se está em busca de uma salada completa para o jantar, essa receita é para você
Preparo 15 mins
Cozimento 0 mins
Tipo Salada
Cozinha arabe
Porções 4 porções

Equipamentos

  • 1 liquidificador

Ingredientes
  

  • 500 g de grão-de- bico cozido e escorrido
  • 2 xícaras (de chá) de tomate cereja
  • 1 1/2 xícara (de chá) de pepino em rodelas
  • 4 astes de cebolinhas fatiadas
  • 1/4 xícara (de chá) de salsa picada
  • 1 xícara (de chá) de cenoura ralada
  • 1/2 maço de alface

Para o Molho de Tahine

  • 1/4 de xícara (de chá) xícara de tahine
  • 1/4 de xícara (de chá) de suco de limão
  • 2-3 colheres (de sopa) de água
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (de chá) de sal marinho
  • ¼ colher (de chá) de pimenta do reino
  • 1 colher (de sopa) de mel

Instruções
 

  • Coloque os ingredientes do molho no copo do liquidificador e bata até que esteja completamente misturado. Adicione mais água caso precisar deixar menos denso
    1/4 de xícara (de chá) xícara de tahine, 1/4 de xícara (de chá) de suco de limão, 2-3 colheres (de sopa) de água, 1 dente de alho, 1 colher (de chá) de sal marinho, ¼ colher (de chá) de pimenta do reino, 1 colher (de sopa) de mel
  • Em uma tigela grande, prepare uma cama com as folhas de alface cortadas grosseiramente com as mãos.
    1/2 maço de alface
  • Em outro recipiente misture todos os outros ingredientes da salada e coloque sobre a cama de alface.
    500 g de grão-de- bico cozido e escorrido, 2 xícaras (de chá) de tomate cereja, 1 1/2 xícara (de chá) de pepino em rodelas, 4 astes de cebolinhas fatiadas, 1/4 xícara (de chá) de salsa picada, 1 xícara (de chá) de cenoura ralada
  • Despeje o molho e misture bem para combinar.
  • Sirva a salada sozinha ou acompanhada com pão sírio.
Keyword jantares de verão, molho de tahine, salada de grão de bico, salada de verão

Chegamos ao fim! E estou feliz que você chegou até aqui 🖤.

Saiba que nosso conteúdo é testado pensando sempre na experiência dos nossos leitores.

Não fosse você, nada disso estaria acontecendo.

Nós amamos quando navegando pelas redes sociais nos deparamos com fotos das nossas receitas nas cozinhas de vocês. Aquece o coração!

Por isso, te peço que sempre que postar utilize a #receitapitadinha, assim fica muito mais fácil de encontrar vocês por lá e repostar nas nossas redes sociais.

Mais uma vez, obrigado! Obrigado por estar junto da gente, por compartilhar nossas receitas com amigos e por nos escolher.