Suflê, não me engane. Você infla depois murcha. Eu sei disso.
Embora todos se joguem aos seus pés esperando você dar aquela inflada linda dentro do forno e embora eu saia com a máquina fotográfica desesperada pra “captar” você assim, cheio de bossa, bem sei, ou melhor, bem sabemos que sua pompa dura apenas alguns segundos.
Mas o que importa? A graça está mesmo em conseguir te ver lindo, em sentir sua leveza no paladar, não ligo se sua beleza vai embora na primeira garfada.
Oi? Tão me achando louca por que eu falo com comida? Loucos seriam vocês se não fizerem esse suflê, isso sim… Separe aí:
- Um refratário médio que possa ir ao forno untado e enfarinhado (guarde-o na geladeira enquanto prepara a receita)
- 1 talo de alho poró picado bem pequenininho (se você não tem alho-poró na sua cidade, faz com cenoura ou abobrinha ralada que fica uma delícia!)
- 180g de queijo ralado (tem que ser um queijo que derreta, ricota não vale)
- 5 claras e 3 gemas (em temperatura ambiente)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1/2 xícara de leite
- sal e noz-moscada à gosto
- Comece refogando o alho-poró (ou outro legume que tenha escolhido) em um pouquinho de manteiga e reserve
- Na mesma panela que você refogou o alho poró, derreta a manteiga, misture a farinha de trigo e o leite, batento bem com um fouet para não empelotar
- Quando engrossar, apague o fogo e coloque o sal e a noz-moscada, junte às gemas
- Coloque uma chaleira com água pra ferver e acenda o forno a 200º
- Bata as claras em neve (não deixe que endureçam demais) e vá misturando aos poucos ao creme de gemas
- Acrescente o queijo ralado ao suflê, sempre mexendo delicadamente e por último o alho poró refogado
- Transfira a massa para o refratário, coloque-o dentro de uma assadeira e encha com água fervente até a metade (você vai assá-lo em banho maria) por 40 minutos
- Se você dividir a massa em dois recipientes, deixe apenas 25 minutos, se dividir em quatro ramequins pequenos, deixe 15 minutos no forno. Importante: não abra o forno antes desse tempo.
A receita base desse suflê é do livro Panelinha da Rita Lobo, o alho-poró foi por minha conta, mas você pode até mesmo fazer só com o queijo, que vai ficar divino. Uh-la-la!