Tapioca com renda de queijo coalho

Sumário

A tapioca, tem uma longa história no Brasil. É derivado da planta da mandioca, nativa da América do Sul. Os povos indígenas do Brasil foram os primeiros a cultivar e consumir mandioca, utilizando-a como alimento básico em sua dieta.
O queijo coalho, um queijo firme e salgado, é originário da região Nordeste do Brasil. É tradicionalmente feito com leite de vaca e possui uma textura única que o torna perfeito para grelhar. O queijo coalho rapidamente se tornou um ingrediente popular na culinária brasileira e hoje vou te ensinar a preparar com ele a tapioca rendada.

A mania de tapioca se espalhou por todo o Brasil de tal forma que só vejo foto da branquela nas redes sociais. Me lembrei que há um tempão vi essa invenção do Marcelo e deu vontade de tentar fazer, morrenu de de medo de grudar tudo na frigideira, é claro. Mas é tão facinho, gente, só de olhar as fotos já deu pra entender né? Mas só pra não ficar dúvida:

  • Rale o queijo coalho no ralo fino
  • Aqueça bem a frigideira
  • Espalhe o queijo no centro da frigideira
  • Cubra com a goma de tapioca (tapioca hidratada) normalmente
  • Coloque o recheio (usei banana) e feche com cuidado com ajuda de uma espátula

O queijo cria uma crosta crocante DELICIOSA além de ficar esse desenho trançado, lembrando uma rendinha. Sabe aquele cafe da manhã de domingo, que a gente capricha e coloca um carinho a mais? É isso. Um detalhe que não é nada demais, mas é. 

Daí peguei os cortadores e brinquei mais um pouquinho:

Bom dia e boa semana com #tapiocadoamor pra vocês :*

Compartilhe:

10 respostas

  1. Hoje fiz a tapioca c/ queijo coalho.Ficou otima,exatamente como a do blog
    rendadinha.A dica e colocar o coalho ,(ralei na parte + grossa)c/ afrigideira fria,logo em seguida liga c/ fogo alto e vai pondo a tapioca .Qdo comecar soltar as bordas abaixa o fogo e com uma espattula vai soltando e vira.Malu.

    1. o ideal seria uma frigideira untada ou antiaderrente, ou talvez vc nao deixou o queijo ficar cocrante, quando ele enduresse ele solta sozinho

  2. Querida Magali, teu blog eé um capricho só e as receitas parecem uma delíci, vou fazer a tapioca rendada… Parabéns! Martha

  3. Que lindas tapiocas, ficaram bem criativas com essas rendas de queijo coalho. Ótima sugestão!!!
    A Monte Alegre também, sempre tem novidades para a refrigeração das receitas de seus clientes, sejam quentes ou frias. Fazemos de tudo para preserva-las, no sabor e na temperatura. Confira no nosso site, você não vai se arrepender!

    Abraços,
    http://www.montealegrerefrigeracao.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!