Abobrinha grelhada com molho de iogurte

Compartilhe:
abobrinha em palitos grelhada

Sumário

No Brasil, a abobrinha sempre fez parte da culinária nacional, e existem muitas receitas que utilizam a abobrinha italiana. Os usos da abobrinha italiana se tornaram mais populares nos últimos anos, pois é um ingrediente versátil, nutritivo e de baixa caloria.

O melhor de tudo é que a abobrinha é um alimento rico em nutrientes com muitos benefícios para a saúde. Possui pouquíssimas calorias, sendo ideal para complementar as refeições e ainda ajudar na manutenção da dieta. Juntando com um bom molho de iogurte, esse vegetal ficará melhor ainda. Vamos aprender essa receita super fácil?

como fazer abobrinha grelhada crocante

Preparando o molho de iogurte

Esse molho pode ser incrementado com temperos do jeito que você preferir, mas usa apenas 3 ingredientes básicos: iogurte grego, suco de limão e raspas da casca de limão. Não é à toa que ele é super fácil e rápido de fazer.

Usando esses três ingredientes básico, você pode incrementar e alterar de acordo com suas preferências. Pode usar laranja para um toque mais adocicado e, se quiser uma picância extra, experimente colocar pimenta no molho.

A abobrinha grelhada é minha combinação preferida para esse molho, mas você pode preparar como preferir. A abobrinha grelhada fica mais crocante e pode ser comida como um snack junto ao seu molho de iogurte.

Abobrinha grelhada sem segredo

Para garantir a melhor textura, o ideal é comer a abobrinha assim que ficar pronta, ou ela pode ficar meio “borrachuda”. No entanto, se você guardá-la em um ponte hermético limpinho, poderá manter a abobrinha na geladeira por alguns poucos dias.

No pote, o vegetal soltará um pouco de líquido e vai perder a crocância, mas continuará delicioso para comer, agora com uma textura mais macia. Porém, se deixar a abobrinha grelhada em temperatura ambiente por algumas horas, é melhor descartar.

Para evitar que ela fique molenga, o segredo é não cozinhar demais. Fique de olho para não perder o ponto certo da sua abobrinha grelhada ou, se preferir uma preparação especial, pode cozinhar na churrasqueira, grelhando ao lado de carnes ou outros vegetais a sua escolha.

como fazer abobrinha grelhada crocante

Temperos para sua abobrinha grelhada

Existem várias formas de temperar a abobrinha. Por ser um vegetal meio “sem sabor”, ela pega gosto bem facilmente e combina com muitos temperos. O mais clássico e simples é a famosa tríade azeite-sal-pimenta, mas você não precisa se limitar a isso.

  • Ervas secas (orégano, manjericão, salsa) combinam muito com abobrinha, e você pode testar várias combinações.
  • Temperos em pó (alho em pó, cebola em pó, pimenta moída) são práticos e ajudam a preparar sua receita ainda mais rapidamente.
  • Vinagre balsâmico combina muito bem com abobrinha e chuchu, dando um toque especial para seus pratos.
abobrinha em palitos grelhada

Abobrinha grelhada com molho de iogurte

Ariana Pazzini
CursoSalada, Acompanhamento CozinhaMediterrâneo Tempo de preparação15 minutos Hora de cozinhar15 minutos Tempo total30 minutos Porções4 pessoas
Preparo 10 minutes
Cozimento 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Tipo Acompanhamento, Salada, Snack
Cozinha brasileira
Porções 4 pessoas

Ingredientes
  

Para a Abobrinha Grelhada:

  • 400 g de abobrinha – umas 3 abobrinhas pequenas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Para o Molho de Iogurte:
  • 1/2 xícara de iogurte grego
  • 1 colher de chá de raspas de casca de limão
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1/4 xícara de folhas de hortelã fresca opcional
  • sal e pimenta -do-reino – a gosto

Instruções
 

  • Corte a tampinha inferior e superior da abobrinha e descarte.
  • Corte a abobrinha em bastões no sentido do comprimento aproximadamente 2 ou 3 cm de espessura
  • Coloque as fatias de abobrinha em um recipiente e regue com o azeite, misture até que todos os palitos estejam temperados
  • Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto.
  • Leve os bastoes para a frigideira e grelhe 2 minutos cada lado ou até ficar dourado. Não sobrecarregue a frigideira, se necessário faça varios lotes..
    como fazer abobrinha grelhada crocante
  • Transfira a abobrinha grelhada para uma travessa e tempere com sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora.
  • Misture todos os ingredientes do molho de iogurte
  • Sirva o mais rápido possível

Notas

Observações: Escolha abobrinhas pequenas se puder, pois são mais doces e têm menos sementes do que as grandes. Eles devem ser firmes ao toque, sem manchas.
Keyword abobrinha grelhada, molho de iogurte, palito de abobrinha
Salvar Receita

Chegamos ao fim! E estou feliz que você chegou até aqui 🖤.

Saiba que nosso conteúdo é testado pensando sempre na experiência dos nossos leitores.

Não fosse você, nada disso estaria acontecendo.

Nós amamos quando navegando pelas redes sociais nos deparamos com fotos das nossas receitas nas cozinhas de vocês. Aquece o coração!

babaganoush pasta cremosa de berinjela com tahine

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais