Bisteca de porco é uma carta na manga de todas as refeições da semana não é?
Uma carne fácil que pode ser feita de diversas maneiras e ainda congela super bem. Seja pronta como crua.
A bisteca fritinha é a receita de carne de porco mais comum por aqui. Mas essa versão de panela de pressão é além de mais fácil também mais saborosa.
Isso porque a bisteca não resseca e o caldinho sobre o arroz do dia-a-dia é um conforto.
Sem contar que dobrando o tempo de preparo você consegue desfiar a carne e sobre isso te conto mais depois da receita.
Aqui em casa todos amam carne de porco, então fico sempre procurando opções novas de preparo. Essa ficou simplesmente incrível!
Bisteca suína na pressão
Ariana PazziniEquipamentos
- 1 panela de pressão
Ingredientes
- 6 und de bistecas suínas
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres (de sopa) de mostarda
- 2 colheres (de sopa) de páprica
- 1 colher (de sopa) de melaço
- 2 und de limões (o suco)
- Sal e pimenta à gosto
- 1 und de cebola picada em rodelas
- 1 fio de Azeite para grelhar
- 1 xícara (de chá) de água
Instruções
- Tempere as bistecas com o limão, alho, a mostarda, a páprica, o melaço, o sal e a pimenta.6 und de bistecas suínas, 4 dentes de alho picados, 2 colheres (de sopa) de mostarda, 2 colheres (de sopa) de páprica, 1 colher (de sopa) de melaço, 2 und de limões, Sal e pimenta à gosto
- Deixe marinando na geladeira de um dia para o outro (eu cortei cada bisteca ao meio pois achei que ficaria melhor de manuseá-las sem se quebrarem)
- Na própria panela de pressão, sele as bistecas dos dois lados no azeite bem quente, reserve1 fio de Azeite para grelhar
- Forre o fundo da panela de pressão com a cebola em rodelas e acrescente as bistecas + o caldo da marinada e 1 xícara de água1 und de cebola picada em rodelas, 1 xícara (de chá) de água
- Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após pegar pressão
- Finalize com um verdinho e pronto!
Notas
Transformando a bisteca em puled pork
Sabia que com essa mesma receita você consegue preparar uma carne desfiada que é perfeita para rechear sanduíches?
Nesse caso siga a receita normalmente com a diferença do tempo de pressão, em vez de 20 minutos que já deixa a bisteca de porco super macia, aumente o tempo cozinhando por 40 minutos.
Quando você abrir a panela verá que está se desmanchando, para os pedaços ainda intactos retire da panela e com apoio de uma tábua de corte desfie a bisteca com auxílio de um garfo.
Volte a carne desfiada para o molho da panela, descarte os ossos e deixe apurando até o molho reduzir, restando apenas uma carne suculenta.
Eu amo essa versão de carne de porco desfiada para recheio de sanduíches acompanhado de uma salada de repolho roxo e batatas assadas ao murro.
Posso congelar a bisteca pronta?
Pode! Faça uma quantidade maior para conseguir congelar.
Se sua panela de pressão for grande, melhor ainda, o tempo de preparo será exatamente o mesmo e ainda te garantirá refeições prontas para a semana.
Você pode congelar as bistecas com o molho por até 90 dias, tanto na versão simples da bisteca suína na pressão como também na versão desfiada.
Já na geladeira eu recomendo que você consuma em até 3 dias.
Como congelar e descongelar a carne de porco
Deixe esfriar completamente e separe nas porções certas para uma refeição para sua família. Na noite anterior é só tirar do freezer e deixar descongelar na geladeira. Para reaquecer é só levar ao fogo em uma panelinha ou então no microondas.
Apenas reforçando que você deve preparar pacotes do tamanho necessário para uma refeição. A bisteca de porco já cozida quando descongelada não deve ser recongelada, o ideal é que se consuma imediatamente.
Tempero para a carne de porco
Eu sei que nem todos tem como nós a carne de porco como uma das principais proteínas da semana.
Por isso te digo que esses temperos que utilizei para a bisteca podem ser utilizados para temperar todos os cortes de carne de porco.
Limão alho sal e pimenta são os temperos que mais costumo usar na bistequinha do dia a dia.
Mostarda, melaço e a páprica elevam o sabor da carne de porco.
Por isso, se está na dúvida de que tempero usar em carne de porco, lembre desses 6 ingredientes básicos. Os 4 primeiros são essenciais e os 3 seguintes complementares.
Veja aqui uma receita de tempero para carnes perfeita.
Use na proporção da receita, por exemplo, as quantidades que citei temperam bem 500-600g de carne de porco sem osso, é só multiplicar pela quantidade de carne que você utilizar.
Post atualizado em 29/ feveiro de 2024*