![bolo de paçoca com cobertura de doce de leite](https://i0.wp.com/pitadinha.com/wp-content/uploads/2017/08/IMG_4571.jpg?resize=800%2C800&ssl=1)
Quem não ama paçoca? E como não amar um BOLO DE PAÇOCA mais ainda??? Esta massa é interessante, não leva ovos e cresce lindamente. E é incrível que fica realmente com gostinho de paçoca! Um dos melhores bolos que já passaram por aqui:
Bolo de paçoca (massa sem ovos)
Equipamentos
- 1 forma com furo no centro
Ingredientes
- 3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (de chá) de açúcar
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó
- 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 250 ml de leite
- 120 ml de óleo
- 1 colher (de sopa) de vinagre de álcool ou de maçã
- 1 colher (de sopa) de essência de baunilha
- 1/2 xícara (de chá) de paçoca em pedaços basta amassar com um garfo e mais um pouco para decorar
Para a cobertura:
- 800 ml de doce de leite
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 und de paçoca amassada
Instruções
para o bolo
- Em uma tigela misture os ingredientes secos e em outra os ingredientes líquidos3 xícaras (de chá) de farinha, 1 xícara (de chá) de açúcar, 1 colher (de sopa) de fermento em pó, 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio, 1 pitada de sal
- Adicione os líquidos aos secos e misture com um batedor de arame ou uma colher250 ml de leite, 120 ml de óleo, 1 colher (de sopa) de vinagre de álcool ou de maçã, 1 colher (de sopa) de essência de baunilha
- Adicione a paçoca em pedaços e misture bem1/2 xícara (de chá) de paçoca em pedaços
- Transfira para uma fôrma untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 minutos ou até passar no teste do palito
- Desenforme com cuidado e deixe esfriar
para a cobertura
- Misture em uma tigela o doce de leite com o creme de leite e cubra o bolo800 ml de doce de leite, 1 caixinha de creme de leite
- Finalize com mais paçoca triturada2 und de paçoca
Dicas especiais para seu bolo de paçoca
Preparar bolos simples como é o caso desse bolo de paçoca em quer não precisamos de batedeira ou qualquer outro tipo de eletrodoméstico não deve ser algo complicado. Ao contrário é o método mais simples de se preparar massas de bolo.
Porém algumas regras precisam ser seguidas, vou esclarecer alguns pontos importantes.
- Misture os secos assim como misture os líquidos. Sim, eu sei que em algum momento ao preparar um bolo simples você não seguiu essa regra e acabou com um bolo pesado. Misturar os ingredientes sólidos não só combina os ingredientes como também aera a mistura. Assim como misturar os liquidos é importante para que os ingredientes mais densoso como os ovos por exemplo entrem na massa com maior fluides e distribua por igual. Eu gosto de utilizar um fouet ou batedor de arame para isso, algumas massas mais densas, normalmente massas com cacau entortam o batedor então para a etapa final acabo utilizando uma espátula de silicone e faço o movimento de envolver a massa trazendo de baixo para cima só até que tudo esteja bem misturado.
- Ingredientes SEMPRE em temperatura ambiente, a não ser que as instruções te diga o contrário. Essa regra é normalmente o que se vê nas receitas de bolo comum batido a mão como é o caso do nosso bolo de paçoca. Se você já se pegou tendo muito trabalho em dissolver uma manteiga gelada na massa por ter esquecido de deixa-la em temperatura ambiente sabe do que eu estou falando. Os ingredientes em temperatura ambiente tem função únicas de deixar a massa mais fácil de homogeneizar. Por fim, não esqueça de deixar o leite em temperatura ambiente quando fizer esse bolo de paçoca, combinado?
- Untar e enfarinhar. Seja com óleo da mesma forma com manteiga não deixe nenhum cantinho da sua forma sem untar para receber a farinha de forma integral. A manteiga é mais fácil de chegar em todas as partes da forma por conta da sua textura, só precisa espalhar por exemplo com um papel toalha o óleo é mais fluido, eu gosto de usar um pincel de silicone para esplahar por todos os cantos da assadeira. No caso de formas de bolo com buraco no centro como é o caso dessa receita de bolo de paçoca lembre-se sempre de untar e enfarinhar bem o tubo do meio da assadeira.
- Não misture demais. Essa é a ultima dica. Diferente de um pão que precisa desenvolver glúten ao ser sovado o bolo precisa estar aerado para crescer macio, por isso misture os ingredientes só até perceber que a massa esta lisinha e que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
A massa cria uma casquinha crocante que fica incrível com os pedacinhos de paçoca e a cobertura. Perfeito!!!
Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho uma pequena comissão com compras qualificadas.