
Se cuscuz de milho é uma paixão nordestina, cuscuz recheado com salsicha é a combinação preferida de 11 entre 10 pernambucanos, tô exagerando?

Eu entendo que cuscuz de milho ainda é uma incógnita e que muitos brasileiros ainda nem conhece esse sabor, mas eu estou aqui disposta a ajudar.
Presente na mesa do café da manhã até o jantar cuscuz nordestino é um prato completo e substancioso. Esse aqui ainda ganha uma camada de queijo e salsicha em molho no recheio. Nem preciso dizer que é um prato completo, né?

No Brasil de norte à sul encontramos com facilidade cuscuzeira para vender de todos os tamanhos em qualquer lugar, inclusive nas barraquinhas de cacarecos das feiras livres.
Se você está fora do Brasil não é motivo para deixar de fazer esse cuscuz recheado. Fubá de milho flocão que é o que utilizei você encontra em mercadinhos brasileiro. E agora vou te ensinar uma técnica para fazer seu cuscuz sem cuscuzeira.
Cuscuz de milho sem cuscuzeira
Sem desculpa para não fazer essa receita hoje mesmo heim?
- Hidrate o cuscuz conforme dito na receita e deixe repousar por 15 minutos.
- Da mesma forma que você montaria na cuscuzeira preenchendo fundo e laterais, faça em um ramequim, recheie com o queijo e a salsicha e feche com o cuscuz.
- Passe papel manteiga fechando a boca e agora você tem 2 alternativas, colocar de cabeça para baixo em uma panela em banho maria (assim como eu te conto aqui nesse post de cuscuz sem cuscuzeira) ou levar ao micro-ondas por 3 minutos na potência máxima.

Cuscuz de flocão recheado com salsicha
Equipamentos
- 1 cuscuzeira
Ingredientes
- 500 g de salsicha
- 100 g de molho de tomate
- 100 g de queijo mussarela
- 2 xícaras (de chá) de flocão
- 1 xícara (de chá) de água
- Sal a gosto
Instruções
- Comece hidratando o flocão: misture com a água e o sal em uma tigela e deixe descansando por 10 a 15 minutos2 xícaras (de chá) de flocão, 1 xícara (de chá) de água, Sal a gosto
- Enquanto isso coloque a salsicha picadinha com o Molho pronto de tomate em uma panela para cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo500 g de salsicha, 100 g de molho de tomate
- Preencha o fundo e as laterais da cuscuzeira com o flocão
- Coloque uma porção de salsicha (como na foto) Faça uma camada de queijo e finalize com uma camada de flocão100 g de queijo mussarela
- Cozinhe por cerca de 15 minutos Retire com cuidado
- Inverta em um prato e sirva quentinho
Se for sua primeira vez fazendo cuscuz vai por mim, investe em uma cuscuzeira que é sucesso nas melhores mesas de café da manhã.
Cuscuz para 1, para 2 ou para a família toda.
Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho uma pequena comissão com compras qualificadas.

Dicas para os iniciantes no cuscuz
- Flocão sempre é a melhor pedida
- Você pode deixar seu cuscuz de milho hidratando de um dia para o outro na geladeira
- O ponto certo para saber se o cuscuz está cozido é cutucando a superfície da massa, se estiver bem unido e macio está no ponto.
- Para o cuscuz não há regras, ele pode ser servido no café da manhã, na merenda da tarde como também no jantar!
Daí pra quem gosta de seguir a tradição à risca, ainda vale colocar uma manteiguinha pra derreter em cima do cuscuz assim que ele sair do fogo quentinho, hummmm!