Se cuscuz de milho é uma paixão nordestina, cuscuz recheado com salsicha é a combinação preferida de 11 entre 10 pernambucanos, tô exagerando?
Eu entendo que cuscuz de milho ainda é uma incógnita e que muitos brasileiros ainda nem conhece esse sabor, mas eu estou aqui disposta a ajudar.
Presente na mesa do café da manhã até o jantar cuscuz nordestino é um prato completo e substancioso. Esse aqui ainda ganha uma camada de queijo e salsicha em molho no recheio. Nem preciso dizer que é um prato completo, né?
No Brasil de norte à sul encontramos com facilidade cuscuzeira para vender de todos os tamanhos em qualquer lugar, inclusive nas barraquinhas de cacarecos das feiras livres.
Se você está fora do Brasil não é motivo para deixar de fazer esse cuscuz recheado. Fubá de milho flocão que é o que utilizei você encontra em mercadinhos brasileiro. E agora vou te ensinar uma técnica para fazer seu cuscuz sem cuscuzeira.
Cuscuz de milho sem cuscuzeira
Sem desculpa para não fazer essa receita hoje mesmo heim?
- Hidrate o cuscuz conforme dito na receita e deixe repousar por 15 minutos.
- Da mesma forma que você montaria na cuscuzeira preenchendo fundo e laterais, faça em um ramequim, recheie com o queijo e a salsicha e feche com o cuscuz.
- Passe papel manteiga fechando a boca e agora você tem 2 alternativas, colocar de cabeça para baixo em uma panela em banho maria (assim como eu te conto aqui nesse post de cuscuz sem cuscuzeira) ou levar ao micro-ondas por 3 minutos na potência máxima.
Dicas para os iniciantes no cuscuz
- Flocão sempre é a melhor pedida
- Você pode deixar seu cuscuz de milho hidratando de um dia para o outro na geladeira
- O ponto certo para saber se o cuscuz está cozido é cutucando a superfície da massa, se estiver bem unido e macio está no ponto.
- Para o cuscuz não há regras, ele pode ser servido no café da manhã, na merenda da tarde como também no jantar!
Daí pra quem gosta de seguir a tradição à risca, ainda vale colocar uma manteiguinha pra derreter em cima do cuscuz assim que ele sair do fogo quentinho, hummmm!
Outras versões para cuscuz recheado:
- Queijo coalho e tomate: Uma combinação clássica e deliciosa. O queijo coalho fica levemente derretido e o tomate adiciona frescor ao prato.
- Frango desfiado com requeijão: O frango desfiado misturado com requeijão cremoso cria um recheio suculento e cremoso.
- Carne seca com queijo coalho: A carne seca já é muito apreciada no nordeste, e quando combinada com queijo coalho, o resultado é um recheio rico em sabor e textura.
- Atum com milho e pimentão: Uma opção mais leve e refrescante, perfeita para os dias quentes. O atum combina muito bem com milho e pimentão, adicionando um toque de sabor e cor.
- Vegetais grelhados com molho pesto: Uma opção vegetariana cheia de sabor. Os vegetais grelhados, como abobrinha, berinjela e pimentões, combinados com um molho pesto aromático, tornam o recheio irresistível.
- Bacalhau desfiado com azeitonas e ovos cozidos: Uma opção mais sofisticada e cheia de sabor. O bacalhau desfiado, as azeitonas e os ovos cozidos criam um recheio rico em sabores tradicionais.