
Filé mignon suíno rende medalhões suculentos! Aqui em casa por ser uma peça de carne mais barata que a carne vermelha e muito versátil tenho sempre congelado no freezer. Compro as peças e guardo já dividida em tirinhas, filézinhos e para a parte mais grossa do filé faço sempre medalhões pois fica suculento e saboroso.
Para o filé mignon suino ficar saboroso e suculento, o segredo está na altura dos medalhões que devem ter no mínimo 2 centímetros, o que confere a suculência e o tempero da carne, gosto de deixar por um bom período de tempo a carne já cortada e marinando na geladeira, se tem pressa deixe por no mínimo 2 horas.


Medalhão de filé mignon Suíno
Ingredientes
- 1 kg de filé suíno comprei uma embalagem fechada da Seara com duas peças de filé
- 2 colheres (de sopa) de mostarda
- 4 colheres (de sopa) de shoyu
- 4 colheres (de sopa) de água
- 2 colheres (de sopa) vinagre ou suco de limão
- 2 colheres (de sopa) de mel
- 2 colheres (de sopa) colheres de sopa de óleo ou azeite
- 1 colher (de sopa) colher de sopa de colorau colorífico
- 1 colher (de café) de tempero caseiro (usei sal de ervas e dobrei a quantidade)
- 1 fio de Azeite para grelhar
Instruções
- Corte as peças de filé em fatias de 4 cm para formar os medalhões
- Misture todos os ingredientes do tempero, misture aos medalhões em um recipiente e deixe na geladeira por no mínimo 2 horas
- Em uma frigideira grande em fogo médio aqueça um fio de azeite
- Doure os medalhões dos dois lados até que fiquem bem douradinhos e reserve
- Aproveite os resíduos de carne da frigideira: jogue o que restou da marinada dos medalhões na frigideira e, em fogo baixinho, reduza um pouco até virar um molho cremoso e sirva sobre a carne
Notas

Acima o resultado do molho que preparei com o que restou da marinada e fogo bem baixinho, deixei reduzir pela metade e ficou ótimo para servir sobre os medalhões suínos.
Para acompanhar nada além de um arroz soltinho e brócolis feito no vapor. Os meldalhões vão brilhar sem nencessidade de muitos acompanhamentos.

UPDATE: Se sobrar medalhões, uma dica é reaproveitar em um escondidinho para od ia seguinte. Prepare um purê de batatas, couve flor para uma versão low carb ou abóbora, corte em cubos pequenos o que restou da carne e prepare uma camada de purê, uma camada de carne suína picadinha e cubra com outra parte de purê, salpique sobre o purê queijo e você pode congelar para outro dia ou então assar até que o queijo esteja completamente derretido.
É uma ótima alternativa para reaproveitar alimentos do dia anterior!