Home » Receitas » Queijo caseiro simples

Queijo caseiro simples

Avaliação: 0.5 de 5.
Queijo caseiro simples com leite e vinagre

Esse queijo caseiro é muito mais simples de fazer do que você imagina. Se você é fã de um queijo branco simples no café da manhã, é fã de queijo fresco como eu sou. Então prepara os ingredeientes e mãos a obra.

Não dá nenhum trabalho preparar esse queijo fresco em casa. Os ingredientes são muito simples e não te tomará 30 minutos.

O leite ideal para preparar o queijo caseiro

De longe o leite da fazenda é o melhor para preparar. Como não é tão simples assim ter uma vaquinha para chamar de sua você pode utilizar o leite integral pasteurizado, é aquele leite de garrafinha pasteurizado sabe? Que normalmente encontramos refrigerado no supermercado.

O leite ultraprocessado uht de caixinha não é o mais recomendado. O resultado ficará a desejar. Então dê preferencia para os dois primeiros para ter bons resultados.

Peneira ou gase?

Se você tem uma gase ou algum pano fininho utilize. É ideal para separar o soro do queijo coalhado. Assim você terá mais facilidade em escoar.

Caso contrário uma peneira de tela bem fina quebra um galho. Deixe escorrendo e aperte levemente o queijo caseiro para desprender o máximo de soro que conseguir.

De qualquer forma irá funcionar bem.

Polengão, esse foi o nome que meu marido deu para este queijo caseiro que conquistou a nossa família. Parece mesmo o sabor e a textura do polenguinho, é tipo um cream cheese de corte, sabe? O processo de preparo é bem parecido com o da ricota, você vai precisar de:

Queijo caseiro simples

Pitadinha
Queijo caseiro simples feito com leite e vinagre
Preparo 10 mins
Cozimento 20 mins
Tempo Total 30 mins
Tipo caseiro
Cozinha brasileira
Porções 1 queijo pequeno

Equipamentos

  • 1 processador

Ingredientes
  

  • 2 litros litros de leite integral de preferencia refrigerado
  • 4 colheres(de sopa) de vinagre branco
  • 3 colheres(de sopa) de manteiga
  • 1 colher (de café) de Sal

Instruções
 

  • Coloque o leite em uma panela grande e leve ao fogo até ferver
    2 litros litros de leite integral
  • Assim que subir apague o fogo e misture o vinagre
    4 colheres(de sopa) de vinagre branco
  • Deixe descansar uns 10 minutos
  • Passe por uma peneira e transfira os gruminhos para o processador (se tiver um mixer, funciona também, no liquidificador dá um pouco de trabalho, mas também vai)
  • Misture o sal, a manteiga e bata até virar uma mistura homogênea
    3 colheres(de sopa) de manteiga, 1 colher (de café) de Sal
  • Coloque em um pote untado e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora
  • Desenforme e sirva com torradinhas, bolachinhas, geleia, humm

Notas

O soro desse queijo freswco pode ser usado para preparar pães caseiros. Substitua o líquido da receita por esse soro e tenha um pão de miolo super macio e saboroso.
 
Keyword como fazer queijo, pao de queijo facil, queijo caseiro, queijo coalhado, queijo com vinagre

O vinagre ideal para preparar seu queijo fresco

O vinagre branco simples de mesa é perfeito para isso pois não irá transferir sabor ao queijo.

Caso opte pelo vinagre de maçã ou o vinagre de vinho ainda assim vai funcionar mas poderá transferir sabor residual ao queijo caseiro.

Você também poderá utilizar limão como agente ácido para essa receita. Substitua o vinagre branco pela mesma quantidade de limão.

Adicionando sabor ao queijo fresco:

Esse queijo caseiro tem o sabor bem delicado e aceita bem adições de sabores. Aqui algumas ideias para adicionar sabor ao queijinho fresco

  • Adicione temperos – Adicione orégano, alecrim, cominho, páprica ou manjericão a esta receita para um sabor saboroso.
  • Versão adocicada – Mel ou melaço de cana adicionados no passo de bater no liquidificador deixará seu queijo doce. Frutas secas cortadas em pequenos cubinhos também deixará seu queijo doce e saboroso. Adoro a versão de mel com pedacinhos de damasco.

Como conservar o queijo caseiro?

Esse queijo caseiro resiste na geladeira por até 1 semana desde que seja armazenado em um recipiente hermético.

Você pode congelar por até 90 dias sabendo que ao descongelar ele perde um pouco da sua textura macia. Ainda assim ele estará bom para servir como recheio de tortas, lasanhas etc.

Para descongelar retire do freezer e deixe na geladeira por 6 horas. O queijo descongelado deve ser consumido no mesmo dia.

Estou ansiosa para receber nos comentários a versão de vocês também. Me conte por favor seus resultados, suas dúvidas, estou sempre disposta em ajudar, se gostou da receita avalie ela, isso nos ajuda a seguir na direção certa!

Para acompanhar seu queijo caseiro, prepare torradas (essa receita de torradas de bolo fica sensacional) pãezinhos quentinhos como nossa receita de pão de leite ou de batata doce. Use e abuse das receitas de lasanha e tortas por exemplo para incluir seu queijo caseiro nas receitas.