
Canja de galinha sara qualquer mazela pois é o confort food mais adorado na maioria dos lares.
Quem nunca viu a mãe ou a vó prearar uma canja de galinha quando estava resfriado que atire a primeira pedra. Essa sopa completa ajuda em qualquer indisposição.
Um prato completo com proteína do frango, vitaminas dos vegetais, caldo quentinho para hidratar, é claro que bem fará.

Tenho muitas lembranças de cheiros da comida que minha mãe fazia. Mas acho que de todas, o cheiro da canja era o melhor. E foi pensando nesse cheirinho que resolvi preparar uma pra, quem sabe, dar uma levantada no meu astral de grávida-gripada-enjoada.
Tô sofrendo, viu gente, não vou mentir. Sofro por dois motivos: primeiro que não to conseguindo comer, coisa que eu amo fazer, não preciso nem dizer. Segundo, porque não tô conseguindo cozinhar, que é outra coisa que amo. Os cheiros me incomodam, e quanto menos eu precisar manipular a comida para prepará-la, mais chances de eu conseguir comê-la, o que tem me feito apelar pra coisas que nunca entram aqui em casa, tipo comida pronta. A verdade é que os hormônios não estão sendo nada bonzinhos comigo, e enquanto essa fase não passa, vou me pegando com uma coisa ou outra pra não deixar a peteca cair, e nem a família morrer de fome, afinal, marido e filha não vivem de vento, né?
Mas, voltando ao assunto da canja, a verdade é que eu soube que ela estava gostosa antes mesmo de prová-la, e sabe como? O cheiro era o mesmo da canja que minha mãe fazia. E canja de mãe é canja de mãe, não tem nem o que a gente discutir né? E o melhor, trabalho zero, presta atenção na receita:

Canja de Galinha
Equipamentos
- 1 panela de pressão
Ingredientes
- 1 und peito de frango sem pele e com osso
- 2 litros de água
- 1 colher (de sopa) de extrato de tomate
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho
- 1 und de cebola em cubos
- 1 und Cenoura em cubos
- 2 und batatas em cubos
- 1 und chuchu em cubos
- 1 pacote de miojo ou macarrão cabelo de anjo quebrado
- sal a gosto
Instruções
- Coloque o peito de frango na panela de pressão com a água, o extrato de tomate, o sal e a folha de louro, o alho e a cebola picados grosseiramente, não exagere no sal pois iremos utilizar a água para o caldo.1 und peito de frango sem pele e com osso, 2 litros de água, 1 colher (de sopa) de extrato de tomate, 1 folha de louro, 1 dente de alho, sal a gosto, 1 und de cebola
- Cozinhe por 30 minutos ou até que esteja macio
- Retire o peito de frango da panela com cuidado e coloque sobre uma tábua, desfie o frango com o auxílio de um garfo
- Congele metade do frango desfiado para usar em outra receita, despreze os ossos e volte o restante do frango para a panela
- Acrescente os legumes, acerte o sal e coloque mais água se necessário1 und Cenoura, 2 und batatas, 1 und chuchu
- Quando os legumes estiverem cozidos, acrescente o miojo e após 2 minutos apague o fogo1 pacote de miojo
Notas

Se quiser, finalize com coentro picadinho, ou troque o miojo por outro macarrão ou arroz. É que a canja da minha mãe era com miojo, e fazia parte do pacote das lembranças <3
Pãozinho tostado pra acompanhar, e só. Precisa mais o quê pra fazer um estômago feliz né?
Posso congelar a canja de galinha?
Pode mas eu não aconselho, essa receita é gostosa para comer recém saída da panela. Se ainda assim resolver congelar saiba que a textura do macarrão irá mudar. Então se a praticidade para você fala mais alto, vá em frente e congele por até 2 meses.