Mingau de banana pacovã com farinha de tapioca

Mingau de banana pacovã

Sumário

Mingau de banana da minha terra é com pacovã.

Sim, por que se é pra falar das coisas da minha terra vou dar o nome que tem lá: MINGAU (é por que aqui em Recife chamam papa).

Toda vez que minha mãe vem de Manaus ela tem que trazer banana comprida (que lá chama pacovã) e farinha de tapioca pra fazer esse mingau, por que meu marido é louco por ele, e eu também, e pedi que minha mãe gentilmente cedesse a receita para o blog.

Dá pra fazer sem a farinha de tapioca, mas ela dá um toque especial, então quem tiver acesso fácil, vale a pena seguir a receita à risca.

Para o sucesso do mingau o ideal é que a banana esteja bem madura, assim o ponto é perfeito. Como para todo doce, a banana madura é melhor.

Mingau de banana pacovã

Mingau de banana pacovã

Mingau de banana e tapioca

Pitadinha
Mingau fácil de banana pacovã e tapioca
Preparo 5 minutes
Cozimento 15 minutes
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 2 pessoas

Ingredientes
  

  • 2 und bananas compridas (banana pacovã)
  • 1 xícara (de chá) de leite condensado
  • 1/2 xícara (de chá) de farinha de tapioca
  • 1 pitada de sal

Instruções
 

  • Descasque e corte a banana, leve ao fogo em água suficiente pra cobrir ao fogo até amolecer
    2 und bananas compridas
  • Amasse as bananas e coloque-as na mesma água do cozimento, acrescente a farinha de tapioca e o leite condensado, misture bem
    1/2 xícara (de chá) de farinha de tapioca, 1 xícara (de chá) de leite condensado
  • Volte ao fogo adicione o sal e cozinhe em fogo baixo até a farinha de tapioca dissolver.
    1 pitada de sal

Notas

Minha mãe disse que tem quem goste de bater a banana no liquidificador, ao invés de amassá-la, fica a gosto do cliente…
Keyword banana pacovã, mingau de banana, mingau de tapioca

Pra Jinmi que tava precisando de idéias pra usar a farinha de tapioca que a irmã dela trouxe, fica a dica.

Mais receitas com banana:

Bjocas pra vocês, bom final de semana!

Compartilhe:

32 respostas

  1. Vou fazer hj
    Espero acertar
    Pago em Roraima R$7,00 em um copo de 350ml
    Agora vou fazer e comer a vontade kkkk

  2. Amo esse minga, mais eu faço com a banana verde raspada e tiro a semente. Fica tão gostoso . Aprendi com a minha mãe .

  3. Nossa que delícia estou em Manaus . Mas por incrível q pareça eu não sou muito de cozinha pois minha mãezinha fazia tudo pra mim. Mas agora que já não está mas entre nós vou ter de botar a mão na massa. Só preciso saber se é banana verde ou madura??

  4. Vou já experimentar. Estou com vontade de comer mingau de banana assim já faz um bom tempo. Sou da terrinha mas não sabia fazer mingau de banana. Vi sua receita e vou já executá-la. Beijos amei

  5. Sou de Manaus também e também fazia assim…até que vi minha sogra fazer diferente e achei também muito bom. Como vc deve saber, a gente às vezes usa a banana meio verde, às vezes usa a banana madura, o que resulta em mingaus com sabores (e rendimentos ) diferentes. Pois é, ela utiliza bananas pacovãs bem maduras, e dispensa o leite condensado. Amassa as bananas depois de cozida e acrescenta leite e água até atingir a densidade que deseja para o mingau. Elas, bem maduras, são tão doces que vale a pena experimentar, garanto. Beijim

  6. Estava com saudade de tomar um mingau desse! A sorte é que
    tenho farinha de tapioca em casa,não gosto dessas que vendem em Recife

  7. gostaria de saber se essa farinha de tapioca é uma que vende da marca YOKI que é granulada que parece com sagu ou é farinha mesmo que se faz tapioca (polvilho)?

  8. Muito obriagado, vou tentar fazer, eu adoro esse mingau, vou fazer uma panela tamanho GG para minha família….

  9. É uma delícia mesmo quem não provou pode provar, não irá se arrepender. Eu sou de manaus, e não é só o mingau que é gostoso não! há outras delícia tbm. Eu tbm costumo come-las fritas e depois passada no pó de canela, hum que delícia!!!!!

  10. é muito bommmmmm mesmo fiz pro meu marido e pra minha filha eles adoraram eu sou de são paulo mas moro no estado do amazonas na vila do pitinga e uma mineradora mas fica proximo a manaus ja tenho 6 anos aqui e nao saio mais daqui do amazonas tudo aqui e bom inclusive as comidas

  11. Esse mingau é maravilhoso, fiz e meu maridão gostou muito.trouxe até amigo para provar.

    Obrigado por disponibilizar a receita.
    Sarah- AM/MA

  12. Da última vez que fui à Manaus comi esse mingau, nossa é uma delícia!! nem sabia que era lá das minhas bandas, bjs
    Maura

  13. Olá Juliana, entrei no blog para aprender como fazer a receita do mingau pois quero matar a saudade do tempo em que morei em Porto Velho-Ro e comia a bessa esta delícia. Preciso fazer um trabalho para a faculdade e apresentar um produto, acho que encontrei. Obrigada pela receita.

  14. Adoro mingal de qualquer especie, mas o de banana é o meu preferido, já peguei a receita e vou fazer, tomara que eu acerte…, muuitooo booom!!
    Bjs

  15. Julianaaaaaaaa,vi essa receita e fiquei com agua na bocaaa.. como estou de licença maternidade, coloquei meu marido p ir atrás p mim da banana e da farinha.. Hoje finalmente ele encontrou, acabei de fazer e estou esperando esfriar, mas já experimentei e tá maravilhosaaaaaaaaaaa…. Obrigada
    Kyara – Porto Velho – RO

  16. Liz, só de lembrar o cheiro a gente já saliva, né?
    É muito bom mesmo. Tenho banana congelada e farinha de tapioca guardada no armário, pra matar a saudade de vez em quando. Delícia mesmo!

  17. oi td bem meu nome e lyz sou de manaus mais moro aqui,no rio de janeiro ha quatro anos em niteroi.. quando vi essa receita nossa mim deus saudades das comidas deliciosas..de manaus e tambem lembrei quando minha mae fazia esse mingau pra mim e pro meus irmao nossa era uma delicia ate hoje posso sentir o sabor do mingau..hummmmmmmm…esse mingau pra falar a verdade e nota 1000000000.bjssss

  18. To aqui esperando, hein! =)
    Você aí na minha terrinha e eu aqui na sua, que ironia do destino, kkk
    Bjinhos e "bonapetit"

  19. Legal Juliana,super prática, já estou acabando de fazer, quando eu for servir te mando um pouquinho tá? Sou nordestina, mas moro a 10 anos aqui em Manaus e adoramos esse mingau.Tereza cristina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!