Home » Receitas » Doce de banana

Doce de banana

Avaliação: 0.5 de 5.
doce de banana em calda com especiarias

Uma sobremesa perfeita: Doce de banana com uma bola de sorvete de creme.

Eu amo essa combinação. Doce de banana caseiro além de ser uma receita muito simples de fazer salva bananas da fruteira que estão quase para passar do ponto. Quando vejo que as crianças não conseguiram acabar com toda a banana da fruteira imediatamente transformo em alguma receita. Smoothie, sorvete, bolo, cuca, cookie. Aqui bananas maduras nunca vão para o lixo, sempre se transformam.

Doce de banana em pedaços ou cremoso

Como disse no início desse post, eu gosto do meu doce de bananas com sorvete. Por isso prefiro fazer assim, com a banana em rodelas. Se o seu doce de banana predileto é aquele mais cremoso, sem muitos pedaços então antes de adicionar a banana na panela amasse com um garfo, formando um purê de bananas. A forma de fazer é exatamente a mesma e a diferença está no resultado do seu doce caseiro.

A cor ambar desse doce é por conta da canela que além de aromatizar o doce colore. Eu adoro o sabor e a cor que a canela dá.

Ainda assim é um ingrediente que se você não gosta, tudo nem omitir. O seu doce ficará em um tom mais caramelo e ainda assim maravilhoso.

Você também pode substituir a canela e o cravo por baunilha. Uma fava de baunilha não é tão acessível e fácil de encontrar. Mas se você quiser elevar o nível e fazer um doce de banana bem gourmet para um jantar especial por exemplo. A fava de baunílha pode dar o toque final.

Hoje além da fava encontramos a pasta de baunilha e o extrato natural. A unica coisa que eu não recomendo é o aroma artificial que não irá agregar muito, ao contrario, tirará todo o brilho do doce de banana.

doce de banana em calda com especiarias

Doce de banana

Pitadinha
Docinho de banana em calda é uma receita fácil e servida em uma taça de sorvete de creme fica luxuosa
Preparo 10 mins
Cozimento 15 mins
Tempo Total 25 mins
Tipo Sobremesa
Cozinha brasileira
Porções 6 porções

Ingredientes
  

  • 12 und bananas prata bem maduras
  • 1 e ½ xícara (de chá) de açúcar
  • 1 colher (de chá) de canela em pó ou 1 pau de canela
  • 1 colher (de chá) de cravo em pó ou um punhado de cravos da índia
  • 750 ml de água

Instruções
 

  • Misture todos os ingredientes na panela, mexa de vez em quando
    12 und bananas prata bem maduras, 1 e ½ xícara (de chá) de açúcar, 1 colher (de chá) de canela em pó, 1 colher (de chá) de cravo em pó, 750 ml de água
  • Assim que levantar fervura baixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada
  • Continue mexendo de vez em quando para garantir que o doce não está grudando no fundo da panela
  • Quando a banana estiver cozida e a calda avermelhada, o doce está pronto
Keyword banana em calda, doce de banana

Qual banana utilizar?

Você pide utilizar todos os tipos de bananas maduras para esse doce.

Lembrando que quanto mais doce for sua banana mais doce ficará seu doce também. O importante para o sucesso dessa receita é que a banana esteja bem madura.

Variações do doce de banana:

  • Substitua o açúcar por açúcar mascavo para obter uma versão de doce ultra caramelado.
  • Adicione 1 maçã cortada em cubinhos sem casca e sem sementes para ter um contraste de sabor.
  • Troque o cravo por 1 colher de cacau para ter uma versão de doce de banana com chocolate.
  • Versão zero açúcares adicionados. Sim, e nem to falando de adoçante. Você pode preparar esse doce substituindo o açúcar por tâmaras. Eu adoro tâmaras e o poder de adoçar que ela tem. Para essa mesma quantidade de bananas adicione no liquidificador 16 tâmaras com 1 xícara de água quente. Bata até ficar uma pasta homogênea. Substitua o açúcar no doce de banana por essa pasta de tâmaras.

Qual a validade na geladeira?

Esse doce de banana pode ser conservado na geladeira por 1 semana.

Atente-se em conservar em um pote limpo e com tampa. Eu costumo utilizar antigos frascos de geleia para conservar meu doce na geladeira.

Espero que você faça e goste do nosso doce de banana. Se fizer alguma alteração, por favor, volte aqui e deixe a sua versão nos comentários! Isso enriquece nossa conversa e dá novas idéias para outros leitores por exemplo. E se aprovou avalie nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️, isso é fundamental para o nosso crescimento.