Depois que aprendi com a Fabi um jeito muito mais simples de preparar meu arroz de couve-flor, faço porções únicas e congelo. Daí dia desses lembrei que já vi receita de quibe feita com quinoa no lugar do trigo, então pensei em substitui-lo com o meu arroz de couve-flor pra ver se dava certo. E deu muito! Ficou uma delícia, anota aí:
Quibe de couve-flor #lowcarb
PitadinhaEquipamentos
- 1 processador de alimentos
Ingredientes
- 3 xícaras (de chá) de arroz de couve-flor calma que eu vou explicar como faz
- 600 g de carne moída usei patinho
- 1/2 und de cebola picada
- 1/2 xícara (de chá) de Salsinha a gosto picada
- QB de Sal e pimenta a gosto usei pimenta síria
- 1 fio de Azeite
Instruções
Primeiro prepare o arroz de couve-flor:
- depois de lavar a couve flor em água corrente e deixar de molho (pra cada litro de água, uma colher de sopa de agua sanitária) uns 20 minutos, corte os floretes3 xícaras (de chá) de arroz de couve-flor
- Bata no liquidificador/processador até virar um arroz (será preciso fazer em etapas pulsando).
- Transfira para um refratário, cubra com papel filme e faça furinhos.
- Leve ao micro-ondas por 5 minutos. Tá pronto!
Para o quibe:
- Pré aqueça o forno em 180˚C
- Misture a carne, 3 xícaras do arroz de couve flor e os temperinhos e distribua em um refratário600 g de carne moída, 1/2 und de cebola picada, 1/2 xícara (de chá) de Salsinha a gosto picada, QB de Sal e pimenta a gosto
- Regue com um fio de azeite e asse por uns 35 a 40 minutos1 fio de Azeite
Notas
Posso congelar esse quibe low carb de couve-flor?
Sim! Tanto o quibe como também o arroz de couve-flor podem ser congelados. Confesso que sempre faço um lote extra das minhas receitas de quibe para congelar. Recomendo que você congele o quibe de couve-flor já pronto, mas espere esfriar antes disso. Depois é só levar ao microondas para descongelar e aquecer direto do freezer. Ou se não tire ele do forno ainda bem branquinho, acredito que em menos de 30 minutos, depois disso é só levar na noite anterior para a geladeira e terminar de dourar seu quibe assando no forno. Congele o quibe em porções individuais, assim foca mais fácil descongelar e também aquecer mais rápido. Na geladeira a durabilidade é de até 3 dias e você pode preparar na noite anterior e só assar no dia seguinte.
Ele solta bastante água durante o cozimento, mas é só escorrer, cortar e servir. O que sobrou do arroz eu congelei em porções de 1 xícara:
Temperos extras para sua receita de quibe low carb
Você deve ter percebido que essa é uma receita simples de quibe sem trigo, incluí só os temperos mais básicos mas te encorajo a temperar com algum desses temperos se tiver disponível no seu armário.
Todas elas darão um plus de sabor para seu quibe de couve flor:
cardamomo em pó, cravo em pó, canela em pó, noz-moscada raladinho na hora e gengibre em pó.
Incluir pedacinhos de nozes também elevará o sabor final dessa receita.
Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho uma pequena comissão com compras qualificadas.