Home » Receitas » Trufa saudável de damasco – energy ball caseira

Trufa saudável de damasco – energy ball caseira

Avaliação: 0.5 de 5.
Como fazer trufa saudavel com frutas secas

Uma receita que não vai ao fogo de trufa saudável. Essas trufas saudáveis feitas com frutos secos ou como os americanos chamam energy balls é um ótimo lanche para levar na bolsa por exemplo e matar a vontade de doce comendo de forma saudável em qualquer lugar.

Essas bolinhas de frutas secas são super fáceis de fazer. A única recomendação é que você tenha um processador de alimentos. Já fizemos o teste com o liquidificador e não tivemos bons resultados para processar as frutas secas.

Esse lanchinho saudável é perfeito para várias dietas, essa trufa saudável é:

  • Vegana – Sem nenhum ingrediente de origem animal
  • Sem açúcares adicionados – Nenhum açúcar refinado adicionado além das próprias frutas secas
  • Sem leite – Isso já fica claro de início, vegano, logo sem leite, ainda assim cito isso pois é uma ótima opção de lanche, sobremesa ou docinho pensando em quem é intolerante a lactose.
  • Sem gluten
  • Para iniciantes na cozinha – Você não precisa ter práticas na cozinha para prepara-las com facilidade.

Ingredientes e substituições da trufa saudável caseira:

FRUTAS SECAS: Para essa trufa utilizei damasco e uva passa branca. Não se limite a isso e utilize as frutas secas que você gostar ou tiver disponível. Você pode substituir o damasco por exemplo por tâmaras que são extremamente saborosas, doces e macias. O sabor naturalmente caramelado das tâmaras combinam muito bem. As passas podem ser substituídas por goji berry, cramberry ou outra berrie desidratada. As passas brancas são doces e de sabor suave, sem contar que são mais baratas, algo que para mim faz diferença na preparação desses docinhos saborosos.

CASTANHA DE CAJU: Já fiz com outras castanhas mas gosto da textura cremosa da castanha de caju para fazer as trufas saudáveis. Você pode substituir completamente ou parcialmente a castanha das trufinhas. Uma mistura de castanhas como amendoim, castanha de caju e castanha do Para trará textura e sabor extra para a sua energy ball. Lembrando que é necessário utilizar castanhas cruas e sem sal.

OLEO DE COCO: O óleo de coco ajudará a dar liga para as trufas saudáveis. Gosto de adicionar depois que as frutas estão processadas e aos poucos. Dependendo do quanto fresca está a castanha você precisará de mais ou menos óleo.

CACAU: Utilizei o cacau para finalizar a trufa, como uma trufa caseira com uma fina camada de cacau. Isso é opcional, você pode armazenar suas trufas caseiras em um recipiente sem precisar da camada de cacau como também pode utilizar sementes como de gergelim, coco ralado ou castanhas raladas para finalizar suas bolinhas de energia saudáveis. Também é possível adicionar o cacau para dar sabor as suas trufas, para isso você precisa somente adicionar o cacau no processador junto do óleo de coco.

Adição de chocolate:

Adicione gotas de chocolate para mais sabor. Sim você pode deixar essa receita de trufa saudável mais divertida. Adicione junto da castanha no processador pedacinhos de chocolate. 1 barra de 125g é suficiente para deixar mais saboroso. Para honrar o nome saudável utilize chocolate meio amargo sem adição de açúcar. Caso prefira pode adicionar chocolate adoçado também, mas nesse caso lembre-se que suas trufas saudáveis agora tem um pouco de açúcar adicionado.

Trufa saudável – energy ball caseira

Pitadinha
Trufas saudáveis, veganas e sem açúcar. Adoçados somente com o açúcar das frutas secas. Essas bolinhas saudáveis são uma ótima opção de lanchinho caseiro para levar na bolsa para matar a fome de forma saudável no meio da tarde esteja você onde estiver.
Preparo 30 mins
Cozimento 0 mins
Tempo Total 30 mins
Tipo caseiro, Sobremesa
Cozinha Americana
Porções 15 trufas

Equipamentos

  • 1 processador de alimentos

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) uva passa branca
  • 1 xícara (de chá) damasco seco
  • 1 xícara (de chá) castanha de caju
  • 1/4 xícara (de chá) Cacau em pó para polvilhar
  • 2- 3 colheres (de sopa) óleo de coco

Instruções
 

  • Deixe a castanha de caju de molho em água para hidratar por 2 horas
  • Escorra completamente vertendo a castanha em uma peneira. Reserve.
  • Bata as frutas secas no processador apertando o botão pulsar até começar a ficar em pedacinhos menores.
  • Adicione a castanha hidratada e comece a processar. Você verá que o primeiro processo parecerá uma farofa e em seguida começará se transformando em uma massa mais hoomogênea.
  • Vá adicionando colheradas do óleo de coco caté que a massa fique lisa. Pode ser que você nem precise adicionar dependendo da idade das suas castanhas.
  • Faça as bolinhas com colheradas de ssa massa boleando com as mãos levemente molhadas, passe no cacau e coloque nas fôrminhas

Notas

Guarde em recipiente hermético dentro da geladeira por até 15 dias.
Coloque as bolinhas de frutas secas em uma assadeira forrada de papel manteiga e leve a geladeira por 30 minutos, só então adicione suas trufas em um pote hermético com tampa.
Keyword bolinhas de energia, docinho saudável, docinho sem açúcar, energy balls, lanchinho saudável, trufas saudáveis, trufas veganas

Atenção ao preparo das trufas de frutas secas

Você verá a magica acontecer e a farofa de castanhas e frutas se transformar em uma massa grudenta e macia.

Alguns pontos precisam ser observados:

  • Deixe o processador fazer seu trabalho. Dependendo o quanto suas frutas e castanhas estão secas esse processo pode demorar mais ou menos. Por isso saiba que você pode dar um tempo para seu processador esfriar e não sobre aquecer. Processe um pouco, desligue e volte depois de 30 minutos a processar se perceber que a massa está muito pesada para a potência do seu processador.
  • O óleo de coco só precisa ser utilizado caso necessário. Se utilizar em excesso suas bolinhas ficarão oleosas e a única alternativa é secar levemente suas bolinhas com papel toalha antes de adicionar o cacau no revestimento.

Posso congelar a trufa saudável?

Sim, essas trufas podem ser congeladas por até 120 dias.

Primeiramente coloque suas bolinhas de energia em uma assadeira forrada de papel manteiga. Leve ao freezer por 2 horas. Em seguida, retire da assadeira e transfira para um pote hermético. As bolinhas já estarão congeladas e não necessita mais distancia entre elas, elas não voltarão a se grudar.

Para descongelar leve do congelador para a geladeira. Confesso que em dias de verão gosto dessa trufa saudável congelada 🥵.

Essa trufa é paleo?

Sim, essas trufas são livre de grãos e açúcares adicionados. É uma ótima opção de lanchinho paleo saudável para levar com você

Trufa saudável para vender:

Por muito tempo da minha vida essas trufas salvaram a economia de casa.

É uma ótima opção preparar e vender no trabalho. Tenho certeza que você como eu tenha amigos qye seguem dietas veganas, paleos, pessoas intolerantes a lactose que adorariam ter um lanche saudável e nutritivo como esse.

Algumas dicas para vender energy balls:

  • Utilize uma balança e anote o peso de todos os ingredientes. A primeira vez que for executar essa receita para testar em sua casa pese todos os ingredientes. Eu recomendo que você corte o damasco antes de adicionar a xícara e quando for medir em xícaras respeite o limite do medidor, não sobrecarregue a xícara demasiadamente, a famosa xícara de vó rs.
  • Com o peso anotado você conseguirá saber o custo das trufas, como também manterá a padronização da receita.
  • Com a massa da trufa pronta porcione antes de bolear. Pesar cada bolinha é necessário para padronizar suas trufas de forma que fiquem todas com o mesmo tamanho.
  • Utilize embalagens para trufas convencionais, faça suas bolinhas do tamanho de trufas e aproveite as embalagens disponíveis no mercado. Caixinhas com 4 trufas funcionavam bem nas minhas vendas.
  • Não esqueça de depois de prontas manter sempre refrigeradas as trufinhas, coloque também na embalagem a validade e peso total.

Quer aprender outras receitas saudáveis para vender? Aqui eu te ensino fazer a granola doce, granola salgada barrinhas de aveia e chocolate e temperos caseiros deliciosos e totalmente naturais.

Queremos te ouvir!

E se você fizer essa receita, tiver alguma dúvida ou sugestão de como deixar essa receita de trufa saudável ainda mais incrível, por favor, deixe-nos um comentário e avalie com até 5 estrelas o quanto essa receita foi til para você. Isso é muito importante para a nossa comunidade. Muita gente já se ajudou ou foi ajudado por nossos leitores com essa troca, sem contar que nos ajuda muito a ter um rumo para nossos futuro como criador de conteúdo.