Farofa é um prato tradicional brasileiro feito com farinha de mandioca torrada e outros ingredientes como cebola, alho, bacon e ervas. É uma adição versátil e saborosa a qualquer refeição e pode ser personalizada conforme o gosto do freguês, farofa né mores?. Uma das variações mais populares é a farofa de banana e cebola roxa, que combina a doçura da banana madura com o sabor gostoso da cebola roxa dourada. Combina com churrasco, com feijoada e até com o arroz e feijão de cada dia.
Estamos fora do Brasil e depois de um mês fora pensamos que não deveriam,os ter trazido roupas e sim muita farofa de Goiás.
No entanto fomos surpreendidos ao encontrar farinha de mandioca no mercadona (atenção brasileiros que moram fora) e desde então torramos e temperamos nossa farinha para que nunca mais nos falte farofa!
Torrar a farinha de mandioca é um passo crucial para fazer a farofa. Dá ao prato um sabor amendoado e a textura crocante da farinha de mandioca, tão característico da farofa. Já tentou fazer a farofa sem esse passo? Falta algo, falta sabor, falta textura, falta manteiga! Veja como fazer:
1. Aqueça uma frigideira grande e espaçosa suficiente para mexer de um lado para o outro a farinha de mandioca sem que ela caia para todo lado em fogo médio e adicione 2 colheres de sopa de azeite ou manteiga.
2. Adicione a farinha de mandioca e mexa constantemente por 5 a 10 minutos, até dourar e perfumar, fique atento e não pare de misturar, caso contrário a farinha irá queimar.
3. Tempere com sal e pimenta a gosto.
4. Retire do fogo e reserve para preparar a farofa.
Você encontra farinha de mandioca torrada no mercado facilmente, ainda assim eu prefiro preparar a minha na hora para um sabor fresquinho.
Aqui vão algumas dicas e sugestões para incrementar sua farofa de banana e cebola roxa:
1. Use diferentes tipos de banana: você pode experimentar diferentes variedades de banana, como banana-da-terra, banana-maçã, etc Cada uma delas resulta em um prato diferente, a banana da terra é mais carnuda enquanto a maçã é mais docinha, seja qual for sua escolha o importante é que não esteja verde.
2. Adicione outros ingredientes: Você pode adicionar outros ingredientes como alho, azeitonas, passas ou nozes à farofa para dar mais sabor e textura.
3. Sirva com carne ou legumes: Farofa de banana e cebola roxa acompanha bem carnes grelhadas, legumes assados ou ensopados.
4. Faça com antecedência: Você pode fazer a farofa com antecedência e guardar em pote hermético por até uma semana. Basta reaquecer antes de servir.
5. Use sobras: Você pode usar sobras de farofa como cobertura para saladas ou sopas, ou até mesmo como recheio de aves ou peixes.
Se você não tem todos os ingredientes para a farofa de banana e cebola roxa, aqui estão algumas substituições que você pode fazer:
1. Farinha de Mandioca: Você pode substituir a farinha de mandioca por farinha de milho ou até por farinha de rosca. O sabor da farinha de mandioca é insubstituível, ainda assim você terá bons resultados.
2. Bananas: Você pode substituir as bananas por outras frutas como maçãs raladinhas, manga ou abacaxi.
3. Cebola Roxa: Você pode substituir a cebola roxa por cebola branca ou amarela.
4. Bacon: Você pode pular o bacon sem nenhum prejuízo.
5. Manteiga: Você pode substituir a manteiga por azeite ou óleo de coco, lembrando que o óleo de coco tem sabor muito caracteristico e vai estar presente em sua farofa.
Fácil não é? Não se esqueça, você pode incrementar da forma que preferir, essa receita aceita bem outros sabores e é muito versátil.
Você também pode guardar as sobras para as refeições da semana. Quando preparamos essa receita em um churrasco por exemplo eu dobro a receita já na intenção de ter farofa de banana nas minhas marmitas da semana.