
Depois do sucesso do arroz de cerveja, me senti na obrigação de postar essa outra versão de arrozinho esperto que arrancou suspiros da família.
Se um dia acabasse toda a comida do mundo e me dissessem que eu só comeria esse arroz pro resto da vida, eu ia adorar. E olha que pra arroz branco eu sou muito chata, já que desde que o arroz integral entrou na minha vida, passei a achar o arroz branco tão sem sal, sem graça e sem gosto.
Eu vou contar como fiz o meu, e depois o outro caminho mais fácil, aí vocês escolhem se preferem sarna pra se coçar ou vão fazer linha “praticidade é tudo”, ok?
Tudo começou quando eu lembrei de um coco ralado fresco que eu tinha congelado (por que na cozinha nada se perde, tudo se congela, né). Bati 1 xícara de coco ralado fresco com 2 xícaras de água fervente no liquidificador, depois passei no coador de pano (você pode usar pano de prato limpo) e apertei bem pra tirar todo o leite possível e tan-dan: tinha o leite de coco fresquíssimo, e melhor ainda, quentinho. Então a partir daqui é tudo igual:

Arroz de coco
Ingredientes
- 1 e ½ xícara (de chá) de arroz branco
- 2 dentes de alho
- 1 garrafinha de leite de coco 200 ml
- QB sal
- 1 fio de azeite
Instruções
- Lave o arroz e reserve (aguarde 30 minutos pelo menos para que a água escorra bem)1 e ½ xícara (de chá) de arroz branco
- Pique os dentes de alho e refogue rapidamente no azeite/óleo2 dentes de alho, 1 fio de azeite
- Junte o arroz escorrido e mexa sem parar até que ele fique bem soltinho
- Junte 1 garrafinha de leite de coco quente (ou o leite de coco fresco conforme as intruções lá de cima)1 garrafinha de leite de coco
- Acrescente o sal, tampe a panela e abaixe o fogo (fique de olho)QB sal
Nesse momento, é bom colocar uma água pra ferver, pois dependendo da marca do arroz e do tipo de panela que você esteja usando, o arroz pode cozinhar mais rápido ou mais devagar (panelas de inox cozinham bem mais rápido que as de alumínio fundido, por exemplo), e então pode ser que o líquido seque sem que o arroz esteja cozido completamente, então acrescente um pouquinho de água e fique de olho.
Eu não sei dizer, sinceramente, qual dos dois é mais gostoso: o aroma ou o sabor desse arroz. Só sei de uma coisa… Deus criou o coco.