Banoffe pie, uma torta que leva banana, doce de leite e chantilly, com uma casquinha crocante de biscoito. Imaginou? Pois nem toda imaginação do mundo alcança a delícia que é esta torta tão simples de fazer, mas tão maravilhosa. A banoffee pie é daquelas sobremesas pra marcar um dia especial para preparar, pois tenha certeza, nunca mais seus convidados vão esquecê-la. Você pode fazer base com biscoito maizena ou Maria tradicional, mas desde que a Vitarella inventou esta Maria de chocolate que ela aparece em todas as sobremesas daqui de casa.E achei que ficou mais bonita também =)
Banoffee – Torta de banana e doce de leite
PitadinhaEquipamentos
- 1 forma com fundo removível de 20 cm
Ingredientes
- 2 pacotes de Biscoito Maria de Chocolate
- 4 colheres (de sopa) de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 3 und de bananas
- 1 caixinha de chantilly batido conforme as instruções da embalagem
- 1 fio de Calda de chocolate ou caramelo para decorar
Instruções
- Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão sem o rótulo, cubra com água passando dois dedinhos e cozinhe na pressão por 20 minutos1 lata de leite condensado
- Espere a pressão da panela sair completamente e retire a lata com cuidado, espere esfriar
- Triture os biscoitos no liquidificador ou processador e misture com a manteiga até virar uma farofa húmida2 pacotes de Biscoito Maria de Chocolate, 4 colheres (de sopa) de manteiga
- Forre os fundos e as laterais de uma forma de fundo removível (usei uma de 20 centímetros)
- faça uma camada com o doce de leite sobre a massa,
- outra de bananas picadas sobre o doce de leite,3 und de bananas
- finalize com o chantilly e decore com a calda1 caixinha de chantilly batido conforme as instruções da embalagem, 1 fio de Calda de chocolate ou caramelo para decorar
- Leve para a geladeira por 2 horas antes de servir
O doce de leite da Banoffe
Como visto na receita eu preparei o doce de leite com a lata de leite condensado.
Você consegue utilizar o doce de leite pronto cremoso, com o doce de leite argentino fica fantástico, mas a verdade é que eu tenho sempre uma lata de leite condensado cozida na dispensa.
Preparando o leite condensado cozido
Primeiramente não se esqueça de tirar o rótulo do leite condensado. Caso contrário o papel se desprenderá na hora do cozimento e poderá causar um acidente se qualquer pedacinho de papel entupir o orifício da panela por onde sai a pressão da panela.
Como disse anteriormente tenho sempre uma lata de leite condensado cozida no armário, minha panela de pressão acondiciona até 4 latas de leite condensado. Costumo aproveitar e cozinhar uma quantidade maior para aproveitar e economizar o gás do fogão. 1 ou 4 latas cozinharão no mesmo tempo.
Coloque as latas de pé na panela, cubra com água de forma que as latas de leite condensado estejam completamente submersas. Feche a panela de pressão e leve ao fogo alto até chiar, quando chiar abaixe o fogo e deixe cozinhar até o ponto ideal:
- 20 minutos: Um doce de leite clarinho
- 30-40 minutos: um doce de leite mais escuro
- 50 minutos: um doce de leite super caramelo.
Aguarde a pressão sair completamente antes de abrir a panela. Enquanto o doce de leite está na água quente sob pressão ele continua cozinhando.
Assim como espere a lata esfriar completamente antes de abrir, caso contrario você terá uma explosão de doce de leite quente e além de perder toda a matéria prima ainda poderá ganhar uma queimadura.
Para armazenar o leite condensado cozido é só secar bem a lata e guardar normalmente junto de seus enlatados.
A banana perfeita para a torta.
A maioria das receitas com banana aqui do blog eu te insentivo usar bananas extremamente maduras, aquelas que estão no fim da vida jogadas na fruteira, como é o caso desse bolo de banana e do brownie de banana por exemplo.
Mas para a banoffe pie te aconselho utilizar bananas maduras porém ainda firmes. A textura da banana muito madura não combina com a textura da torta tradicional.
Prefiro também fatiar as bananas em fatias mais grossas para conseguir sentir a sua textura na torta. Corte rodelas de banana de pelo menos 2 cm. Fatias mais finas de banana poderão passar despercebidas na torta.
Você pode pingar umas gotinhas de limão nas bananas para que não escureçam, eu não achei necessário pois sabia que a torta não ia durar muito tempo na geladeira mesmo hehehe.
Chantilly para a banoffe
Eu utilizei o chantilly industrializado. Caso você prefira preparar o chantilly em casa com creme de leite fresco saiba que não é difícil.
Para preparar o chantilly você só precisará de uma batedeira.
- 1 garrafinha de creme de leite fresco de 500 g
- 2 colheres (de sopa) de açúcar
Primeiramente leve ao freezer a garrafinha de creme de leite por pelo menos 30 minutos. O creme de leite precisa estar bem gelado dessa formula a gordura do creme fresco emulsiona mais rápido.
Leve para a tigela da batedeira os dois ingredientes e bata em movimentos circulares até que o creme comece a tomar corpo.
Estará pronto quando você levanta o batedor e ele forma picos não tão duros como as claras em neve e sim picos moles.
Simples assim, está pronto o creme chantilly feito com o creme fresco. Se preferir pode incluir sementinhas de baunílha. Nem precisa ser uma fava inteira, meira fava é suficiente para aromatizar seu chantilly.
A calda que usei foi daquelas prontas de supermercado (de sorvete) sabe? Mas você pode usar raspas de chocolate ou ganache de chocolate para decorar, fica lindo e ainda mais gostoso!
Se você for previnida como eu e tem uma lata de leite condensado cozida dando sopa por aí, certamente vai amar conhecer esse brownie do blog arianapazzini, ou o nosso pudim de doce de leite maravilhoso, vem ver.