Pudim de doce de leite

Receita de pudim de doce de leite cremoso

Sumário

Receita de pudim de doce de leite cremoso

O pudim de doce de leite é uma sobremesa clássica e irresistível que agrada a todos. Com uma textura cremosa e um sabor inigualável, esse pudim é perfeito para servir em ocasiões especiais ou para simplesmente se deliciar em um momento de indulgência. Além disso, sua receita é fácil de preparar e não requer muitos ingredientes. Se você é fã de pudim e de doce de leite, não pode deixar de experimentar essa deliciosa receita.

Receita de pudim de doce de leite cremoso

 

Meu irmão, que mora em Viçosa-MG, veio me visitar e claro que exigi de presente um pote deste doce de leite DELICIOSO! Toda vez que alguém vem das bandas de lá tem que trazer meu potinho. Daí achei pouca gordice comer o doce de leite com o queijo de canastra irresistível que veio junto, resolvi fazer um pudim logo, assim todo mundo engordava junto e de uma vez só.

Mas calma, se você não tem em mãos um pote de doce de leite ainda assim pode fazer essa receita com leite condensado cozido (veja nas notas da receita como fazer).

Receita de pudim de doce de leite cremoso

Pudim de doce de leite

Pitadinha
Pudim feito com doce de leite cremoso
Preparo 15 minutes
Cozimento 45 minutes
Tempo Total 1 hour
Tipo Sobremesa
Cozinha brasileira
Porções 8 fatias

Ingredientes
  

  • 5 und de ovos
  • 400 g de doce de leite
  • 400 ml de leite
  • 1 colher (de sopa) de maizena
  • 1 xícara (de chá) de açúcar para a calda

Instruções
 

  • Derreta o açúcar em uma panela em fogo baixo, mexendo de vez em quando
    1 xícara (de chá) de açúcar para a calda
  • Distribua a calda no fundo de uma fôrma média de pudim
  • Bata os demais ingredientes no liquidificador por 3 minutos
    5 und de ovos, 400 g de doce de leite, 400 ml de leite, 1 colher (de sopa) de maizena
  • Transfira para a fôrma, cubra com papel alumínio
  • Coloque a fôrma em uma assadeira com água quente e leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos ou até passar no teste do palito
  • Desenforme morno e leve para gelar por 2 horas antes de servir

Notas

Como fazer leite condensado cozido para usar no pudim:

Preparar doce de leite com leite condensado na panela de pressão é uma das formas mais práticas e rápidas de se obter essa sobremesa tão querida. Confira abaixo o passo a passo:
Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
Modo de preparo:
  1. Retire o rótulo da lata de leite condensado e coloque-a inteira e sem furinhos na panela de pressão;
  2. Cubra a lata com água, deixando cerca de 2 dedos acima dela;
  3. Tampe a panela e leve-a ao fogo alto;
  4. Quando começar a pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 a 30 minutos;
  5. Após esse tempo, desligue o fogo e aguarde a panela esfriar e a pressão sair completamente;
  6. Abra a panela com cuidado e retire a lata de dentro da água quente;
  7. Deixe a lata esfriar completamente antes de abri-la com cuidado para não se queimar com o doce de leite quente.
Pronto! Agora você tem um delicioso doce de leite caseiro, pronto para ser utilizado no pudim de doce de leite. É importante lembrar que não se deve abrir a lata de leite condensado quente, pois pode ocorrer o risco de explosão e acidentes
Keyword doce de leite viçoca, pudim com doce de leite cremoso, pudim de doce de leite

Armazenando o pudim na geladeira:

Após o preparo do pudim de doce de leite, ele deve ser deixado esfriar em temperatura ambiente por cerca de 1 hora. Depois disso, ele pode ser levado à geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de ser servido.

Para guardar o pudim na geladeira, é importante colocá-lo em um recipiente fechado, como uma tigela com tampa ou um pote plástico. Certifique-se de que o recipiente esteja limpo e seco antes de colocar o pudim. Ele pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias, mas é recomendado consumi-lo o mais breve possível para que mantenha a sua textura e sabor.

Eu normalmente deixo na forma de pudim até a hora de servir, então passo plástico filme por toda a forma para que não absorva cheiros da geladeira e só então utilizo o truque abaixo para desenformar o pudim.

Truque para desenformar o pudim

É possível desenformar o pudim de doce de leite passando o fundo do recipiente na chama do fogão, mas esta técnica requer cuidado e atenção para evitar queimaduras ou danificar o recipiente.

Para isso, é importante escolher um recipiente que possa ser levado ao fogo diretamente, como uma forma de alumínio. Depois de deixar o pudim esfriar na geladeira, passe uma faca ao redor das bordas do recipiente para soltá-lo.

Em seguida, aqueça a chama do fogão em fogo baixo e segure o recipiente sobre a chama com cuidado, girando-o lentamente para que o caramelo derreta e se solte do fundo. É importante não deixar o recipiente sobre a chama por muito tempo, para evitar que ele derreta ou fique muito quente.

Após soltar o pudim, coloque um prato ou bandeja por cima do recipiente e vire-o de uma só vez para desenformar o pudim. É importante lembrar que esta técnica requer habilidade e cuidado para evitar acidentes, e é recomendado utilizar luvas térmicas ou proteções para as mãos durante o processo.

 Algumas variações para o pudim de doce de leite:

  1. Pudim de doce de leite com coco: Adiciona-se 1/4 de xícara de coco ralado à mistura do pudim antes de levar ao forno.
  2. Pudim de doce de leite com chocolate: Adiciona-se 1 barrinha de chocolate derretido ou 1/2 xícara (de chá) de chocolate em pó à mistura do pudim.
  3. Pudim de doce de leite com café: Adiciona-se 1 colher (de chá) de café solúvel à mistura do pudim antes de levar ao forno.
  4. Pudim de doce de leite com ameixa: Coloca-se ameixas secas embebidas em água quente na base da forma antes de colocar a mistura do pudim por cima.
  5. Pudim de doce de leite com castanhas: Adiciona-se castanhas picadas ou em pedaços pequenos à mistura do pudim antes de levar ao forno, 1/4 de xícara de castanhas raladas ou picadas é suficiente.

Essas são apenas algumas sugestões de variações possíveis, mas a criatividade pode levar a outras combinações deliciosas.

Chegamos ao fim! E estou feliz que você chegou até aqui 🖤.

Saiba que nosso conteúdo é testado pensando sempre na experiência dos nossos leitores.

Não fosse você, nada disso estaria acontecendo.

Nós amamos quando navegando pelas redes sociais nos deparamos com fotos das nossas receitas nas cozinhas de vocês. Aquece o coração!

babaganoush pasta cremosa de berinjela com tahine
Compartilhe:

3 respostas

  1. Olá! Quando você diz "a medida da embalagem de leite", seria qual embalagem? A do doce de leite?
    Obrigada!

  2. Ju, coloquei no face: "Ah!!! Essa flechada foi certeira! Ju, não te conheço pessoalmente mas o prazer de cozinhar você tem me apresentado e agora só falta conhecer você! Viçosa te espera! (ou vamos aí tb!!!)". Sigo demais a pitadinha! Faço comidinhas pitadinhas que Felipe e Milena provam também de vez em quando. Obrigada por tantas pitadinhas que temperam nossa vida!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!