Home » Receitas » Café Latte

Café Latte

Avaliação: 0.5 de 5.
como preparar café latte em casa para o café da manhã

Um café latte gelado é a minha habitual bebida matinal cafeinada quando está quente lá fora. Para começar o meu dia, uma xícara de café forte e gelado com leite e pedrinhas de gelo é suficiente para me refrescar. Não preciso de máquinas chiques para fazer esta receita particular de café com leite; é assim tão fácil!

Para o latte café forte

Café coado

Se você, como eu, não tem uma máquina de café expresso em casa, não há necessidade de se preocupar. Ainda pode fazer café forte e delicioso sem um. Por exemplo, se estiver fazendo café coado a proporção 1:10 é uma ótima maneira de preparar um café com leite.

Isto significa usar 30g de pó de café para cada 300ml de água. Se não tiver uma balança de cozinha, pode medir uma colher de sopa cheia de pó de café para cada 180ml de água quente.

Cafeteira italiana

Preparar café numa cafeteira italiana tipo bialetti é uma ótima maneira de fazer um café forte. O café produzido por este tipo de cafeteira é tão forte que é a base perfeita para um café latte. A própria cafeteira é fácil de usar e o café que produz está cheio de sabor. Este tipo de cafeteira é ótimo para quem quer uma xícara de café forte, mas não tem uma cafeteira de café expresso.

Nespresso

A máquina de cápsulas é ótima para isso também. Prepara ótimos cafés curtos e com sabor concentrado. As cápsulas são fáceis de usar e o café que fazem é consistentemente bom. Além disso, é possível comprar sabores diferentes para que se possa experimentar com misturas e sabores diferentes.

Sejá lá qual for a sua escolha para preparar o café do seu latte, a única prioridade é que seja um café forte. E para o desespero de todo bebedor de café após preparar o café deve esfriar completamente. Então se lembre dessa receita de café latte quando encontrar o café já gelado dentro da garrafa térmica. Você pode transforma-lo em algo muito melhor.

Como preparar o leite espumado?

A beleza de um café com leite reside no seu delicioso leite espumoso. Mais uma vez o foco é reproduzir em casa certo? Tenho alguns métodos fáceis que funcionam:

shake, shake shake! Chacoalhe o pote!

Essa é minha maneira favorita de preparar o leite espumado, sabe aqueles potes de vidro de conserva? Precisaremos de um limpo.

  • Coloque o leite morno dentro do frasco de vidro (você pode utilizar o próprio vidro para aquecer no microondas)
  • Tampe e rosqueie até encontrar resistência, não queremos leite derramado por todo lado, então se certifique que está bem tampado.
  • Agora agite, várias e várias vezes até que o leite dobre de volume por conta da espuma.

Outras maneiras de espumar o leite:

  • Batedor manual – Sim, ele é prático, não custa fortunas e faz um leite espumado perfeito. Aqueça o leite e depois use o batedor para formar espuma no leite
  • Prensa francesa – Coloque o leite na cafeteira francesa e puxe para cima e para baixo o cabo até o leite ficar espumado
  • Liquidificador – Esse eletrodoméstico que salva bastante as cozinhas brasileiras. Bata o leite morno até dobrar de volume.

Acho que agora te convenci que preparar o café latte em casa é fácil de várias formas.

Qual o melhor leite para preparar o café latte?

Sem dúvida alguma o leite integral é o que melhor faz leite espumoso.

Se você quewr preparar um café latte vegano, o leite de aveia é bom para isso, faz uma boa espuminha. Dos leites vegetais que encontramos no supermercado o ideal para preparar lattes é os que vem especificado na embalagem barista.

A proporção perfeita para o café latte

Aqui em casa a proporção perfeita é 1/3 de café para 2/3 de leite.

Como somos dois na maioria das vezes, a proporção para duas canecas altas cheias de gelo é de 1/3 de xícara de café e 2/3 de xícaras de leite quente.

Meço o leite antes de aquecer e agitar. Assim facilita bastante pois o leite dobra de volume.

A beleza de fazer um latte em casa é que você pode facilmente ajustar a proporção, dependendo de quão forte você prefere um latte. Basta adicionar mais leite para um latte mais cremoso e menos forte e menos leite para um latte mais concentrado em café.

Para servir, preencha uma caneca alta com gelo, adicione o café no fundo e em seguida verta sobre ele seu leite espumado. Uma pitadinha de cacau ou canela confere um sabor especial

Na versão quente: Não adicione gelo, utilize o café quentíssimo e o leite também. Café latte na versão dias de inverno é assim!

Café Latte

Juliana
Prepare um café latte facilmente em casa sem nenhuma máquina mirabolante.
Preparo 10 mins
Tipo Café da manhã, caseiro
Cozinha Americana
Porções 1 pessoa

Equipamentos

  • 1 pote de conserva

Ingredientes
  

  • 1/3 de xícara (de chá) de café forte
  • 2/3 de xícara (de chá) de leite integral
  • 1 caneca (grande) cheia de gelo

Instruções
 

  • Deixe o café esfriar completamente
  • Adicione no pote de vidro o leite e leve ao microondas para amornar
  • Tampe o pote de vidro e chacoalhe até o leite estar bem espumoso e dobre de volume
  • Verta o café já frio sobre o gelo e em seguida adicone o leite espumado
  • Certifique de que toda a espuminha foi para sua caneca. Sirva geladíssimo com um canudo para facilitar
Keyword café com leite integral, café gelado, café latte, proporção latte

Se é final de semana então aproveite a refeição mais gostosa do dia. Sirva também iogurte com nossa granola caseira, prepare um bolo de banana e deixe pronto para o café da manhã preguiçoso do final de semana, biscoitinhos, geleias. Aproveite a família em casa!