Coxinha sem massa assada

coxinha sem massa assada

Sumário

coxinha sem massa assada

Quem nunca desejou uma coxinha de frango suculenta, crocante por fora e macia por dentro, mas se sentiu culpado por consumir a massa frita? Bem, agora você pode se deliciar com uma versão saudável e sem culpa – a coxinha de frango sem massa! Neste artigo, vou revelar o segredo para preparar coxinhas de frango deliciosas sem a tradicional massa. Prepare-se para experimentar uma verdadeira explosão de sabores!

O segredo das coxinhas de frango deliciosas sem massa

Você deve estar se perguntando como é possível fazer coxinhas de frango sem massa, certo? O segredo está em substituir a massa por uma combinação de ricota e frango desfiado. A ricota adiciona uma textura cremosa e um sabor suave, enquanto o frango desfiado traz a suculência e o sabor característico. Essa combinação resulta em uma coxinha de frango sem massa que é irresistível podendo facilmente moldar nesse formato!

Uma alternativa mais saudável: Usando ricota e frango no lugar da massa

Ao substituir a massa por ricota e frango, você reduz significativamente a quantidade de carboidratos e gorduras presentes na coxinha de frango tradicional. A ricota é um queijo com baixo teor de gordura e carboidratos, tornando-a uma opção saudável para substituir a massa. Além disso, o frango é uma excelente fonte de proteína magra. Juntos, esses ingredientes proporcionam uma coxinha de frango sem massa que é leve e nutritiva.

Para preparar as coxinhas de frango sem massa, comece cozinhando o frango até que esteja macio e fácil de desfiar. Desfie e em seguida, misture a ricota com o frango desfiado, adicionando temperos a gosto, como sal, pimenta e ervas frescas. Certifique-se de que a mistura esteja bem incorporada antes de moldar as coxinhas.

coxinha sem massa assada

Coxinha sem massa assada

Juliana
Coxinha na sua versão sem massa e assada no forno, leve, macia e deliciosa
Preparo 20 minutes
Cozimento 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Tipo Acompanhamento, Aperitivo
Cozinha brasileira
Porções 10 coxinhas

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) de ricota esfarelada
  • 1 xícara (de chá) de frango desfiadinho batendo na batedeira ele fica desfiado bem miudinho, ideal pra esta receita
  • sal e pimenta
  • ¼ xícara (de chá) Salsinha fatiada
  • 1 und clara se sua ricota for muito seca, talvez precise de mais uma
  • Aveia em flocos finos para dar o ponto
  • Fibra de trigo para empanar

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 200˚C
  • Misture a ricota com o frango, a clara e os temperinhos e vá colocando a aveia aos poucos até dar o ponto de modelar
  • Molde as coxinhas e passe na fibra de trigo
  • Disponha-as em uma assadeira e leve ao forno alto já aquecido apenas até ficar crocante e dourar levemente
Keyword coxinha assada, coxinha de frango, coxinha sem massa
coxinha sem massa

Asse as coxinhas para obter uma textura crocante e dourada

Ao invés de fritar as coxinhas de frango sem massa, você pode assá-las para obter uma textura crocante e dourada. Preaqueça o forno a 180°C e coloque as coxinhas em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse por aproximadamente 20 a 30 minutos, virando as coxinhas na metade do tempo, caso queira garantir que fiquem douradas por todos os lados. Ao assar as coxinhas, você reduz ainda mais o teor de gordura, tornando-as uma opção mais saudável e igualmente saborosa.

Receitas para diferentes recheios para experimentar em casa

Aqui estão algumas receitas de recheios para você experimentar em suas coxinhas de frango sem massa:

  1. Queijo cheddar: Misture ricota, frango desfiado e queijo cheddar ralado. Tempere com sal, pimenta e orégano. Modele as coxinhas e asse conforme as instruções mencionadas anteriormente.
  2. Bacon crocante: Adicione pedaços de bacon crocante à mistura de ricota e frango desfiado. Tempere com sal, pimenta e páprica defumada. Modele as coxinhas e asse conforme as instruções mencionadas anteriormente.
  3. Espinafre e queijo feta: Refogue espinafre picado em uma frigideira com um pouco de azeite. Misture o espinafre refogado, ricota e queijo feta esfarelado. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Modele as coxinhas e asse conforme as instruções mencionadas anteriormente.

Dicas e truques para aperfeiçoar suas coxinhas de frango sem massa

Aqui estão algumas dicas e truques para garantir que suas coxinhas de frango sem massa fiquem perfeitas:

  • Certifique-se de que a ricota esteja bem drenada antes de utilizá-la para evitar que a mistura fique muito úmida e exija muita aveia, tornando assim a massa menos macia.
  • Tempere a mistura de ricota e frango generosamente para garantir que as coxinhas tenham um sabor delicioso.
  • Ao modelar as coxinhas, molhe as mãos com água para evitar que a mistura grude.

PS: Nossos leitores deixaram nos comentários suas versões e adaptações maravilhosas. Não deixe de conferir.

Agora é a sua vez de experimentar as coxinhas de frango sem massa! Siga as receitas e dicas mencionadas neste artigo e crie suas próprias variações de sabores. Compartilhe suas experiências e fotos das suas coxinhas de frango sem massa nas redes sociais. Marque-nos e use a hashtag #coxinhapitadinha. Estamos ansiosos para ver suas criações deliciosas!

Compartilhe:

23 respostas

  1. Eu fiz esses dias e achei bem gostosa, só deixei tempo demais no forno e ela ficou seca. Empanei com farinha de rosca e ela não ficou douradinha, mas mesmo assim, ficou bem gostosa…

  2. Acabei de fazer, ficou deliciosa, crocante e molhadinha por dentro. Eu assei o frango inteiro primeiro, depois desfiei o peito para usar na coxinha, o gosto de frango assado bem temperado ficou maravilha! Parabéns pelo site!

  3. Eu fiz e ficou horrível! Nunca comi algo tão ruim na minha vida. A coxinha não ficou dourada, ficou branca! E no lugar que dorou ficou muito dura. Meu Deus! Ficou horrível!

  4. Podemos substituir a ricota por tofu, daqueles mais macios? Estou com problemas com a lactose e aqui é dificil encontrar ricota sem lactose. Fiquei desejando essa receitinha. Bjss Ívian

  5. A-D-O-R-E-I !!!
    Fiz essa delícia hoje para o jantar e foi um sucesso!!!
    O maridão ajudou a fazer e aprovou!!!
    Obrigada pela receita.
    PS.: No lugar da clara eu coloquei farinha de linhaça com um pouquinho de água…. mais ou menos o mesmo tanto que seria uma clara.

    1. Oi… excluí meu comentário pois estava pedindo um substituto para a fibra de trigo! Já achei a resposta nos outros comentários.

      😉

  6. Ju, quero fazer um pedido. Inventa um molhinho leve (light e sem gorduras) e bem temperado para acompanhar as coxinhas. Por favor! Vou chamar uns amigos aqui em casa e queria servir essa coxinha!

    Sim…. e qual um substituto para a fibra de trigo? Que dê a crocância?

    Beijos!

    1. kkk, usa aveia em flocos finos (só vai ficar mais clarinha, mas tudo bem) e coloca um pouquinho de mostarda no iogurte que fica um molho delicinha =)

  7. Substitui o frango pelo palmito bem picadinho e a aveia por quinoa em flocos e ó, ficou muito bom! Um molhinho pra acompanhar e tá garantida a janta da dieta 😉

  8. Oi linda, amei as receitas! Parabéns pelo blog, é muito charmoso!
    Gostaria de te convidar pra visitar o meu cantinho,
    se me seguir/curtir, sigo/curto de volta =D
    Espero vc lá 😉

    BeijOo

    Le Blog de Michelle
    Facebook

    Obs: se seguir deixa um recadinho com endereço do seu blog

  9. Ju q delicia de receita, ja fiz assada em casa e na ocasião não tinha a fibra de trigo pra empanar, ai misturei a aveia com colorau e empanei, quando assou não ficou branco 🙂

    1. Ai que bom! Tava procurando justamente um substituto! 😀
      Tão legal quando as pessoas compartilham as ideias. <3

  10. Juliana, eu que faço a ricota daqui de casa. Então ela fica bem molhadinha, é necessário colocar a clara mesmo assim?

    Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!

como fazer o docinho beijinho de coco

Beijinho de coco

Beijinho de coco são pequenos docinhos feitos principalmente de coco ralado, leite condensado e açúcar. A textura macia e o

Leia mais