Cuscuz de micro-ondas

cuscuz de microondas feito com flocos de milho e em minutos
cuscuz de microondas feito com flocos de milho e em minutos
cuscuz de microondas feito com flocos de milho e em minutos
cuscuz de microondas feito com flocos de milho e em minutos

Sempre tive curiosidade de provar um cuscuz de micro-ondas. Nesse fim de semana resolvi fazer o teste pra conferir essa história e… deu certo!

É óbvio que, como toda comida de microondas, o cuscuz tem que ser consumido imediatamente senão fica borrachudo. Mas partindo do pressuposto de que você está usando o micro-ondas e não a cuscuzeira por que está com pressa, isso não é problema, certo?

Para uma porção de cuswcuz de micro-ondas individual, vamos às medidas:

cuscuz de microondas feito com flocos de milho e em minutos

Cuscuz de micro-ondas

Pitadinha
Cuscuz de flocão de milho feito no microondas
Preparo 2 mins
Cozimento 2 mins
Descanso do flocão 10 mins
Tempo Total 14 mins
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 1 pessoa

Ingredientes
  

  • 1/2 xícara (de chá) de flocão
  • 1/3 xícara (de chá) de água
  • QB Sal à gosto

Instruções
 

  • Coloque o flocão em uma tigela, junte a água e o sal, misture bem, deixe descansar 10 minutos
    1/2 xícara (de chá) de flocão, 1/3 xícara (de chá) de água, QB Sal à gosto
  • Transfira o flocão hidratado para uma tigelinha que possa ir ao microondas (vidro, silicone), sem apertar e tampe com um prato virado para baixo
  • Ajuste seu microondas na potência máxima e marque 2 minutos de cozimento
  • Retire a tigelinha com cuidado e vire sobre o prato

Notas

Atenção: consumir imediatamente com uma manteiguinha e café passado na hora =)
Keyword cuscuz de microondas, cuscuz de milho, cuscuz nordestino, micro-ondas, receita de microondas

Importante: Na embalagem do flocão da São Braz vem as medidas para uma porção maior, e ainda dicas pra preparar várias tigelinhas e deixar guardadas na geladeira para serem usadas durante a semana. Achei massa. Outra coisa é que pode ser que no seu forno o tempo seja diferente, considere a primeira vez como teste combinado? Eu mesma na próxima vez vou deixar só 1:30 min pois achei que o centro ficou mais sequinho do que as bordas…

Já sei que se um dia eu for morar em outra cidade e não tiver uma cuscuzeira, não vou morrer de crise de abstinência. Ufa!

Se ainda não viu, aqui está nosso cuscuz recheado com salsicha e queijo que faz o maior sucesso:
Cuscuz de flocão recheado com salsicha
Cuscuz de milho flocão recheado com queijo e molho de salsicha.
Receita completa aqui
cuscuz recheado com salsicha e queijo
Compartilhe:

22 respostas

  1. Nunca comi cuscus pq não tinha cuscuzeira, suas dicas são ótimas…
    Agora vou matar minha vontade!!!

  2. As minhas amigas aqui do trabalho ainda acrescentam o seguinte passo…um pouquinho antes de ficar pronto no micro, elas regam o cuscuz com uma mistura de leite morno com: um pouco de manteiga derretida…ou com leite e coco ralado hidratado…ou com leite e leite de coco. Aí voltam pro micro pros últimos segundos…sensacional…bjs

  3. Não sou muito de comentar em blogs, mas agora tive que comentar…. deu muito certo! Confesso que fiquei meio desconfiada de como seria o resultado mas saiu semelhante ao feito na cuscuzeira, bem macio, cheiroso e gostoso! Ah, e não fiz com flocão, fiz com outra fuba! Aprovado!

  4. Eu tbém prendo os pacotes de alimentos com pregadores de roupa,acho mais barato e bem mais prático;pois nem sempre tenho potes vazios ou aos montes para armazenar tudo que vem empacotado gostei da receita e vou procurar este flocão não conhecia está marca,tbém pena que está postagem é antiga,mas valeu seu blog é 10!beijos fica na PAZ.

  5. Tentei fazer no microondas uma vez e ficou super duro. Acho que o truque de colocar o prato em cima faz toda a diferença. Vou tentar.

  6. Millena, faz o teste pra ver se aprova =)

    Rapha, pois é, acabe com sua abstinência já!

    Elis, então testa e depois me conta se deu certo =)

    Marcia, e a quantidade de água? Valeu pela dica!

    Adriana, Carina, Telma, vou esperar vcs virem me contar viu! Telma, eu acho que sim, mas de qualquer forma a Marcia disse que dá pra fazer com outra marca também =)

    Chris eu também prefiro na cuscuzeira, falar nisso tenho que comprar uma nova que a minha tá uma lástima…

  7. AI JESUS QUE EU MORRI COM AS FOTOS!
    e me deu uma vontade de comer…
    (deixa eu explicar: sou filha de uma pernambucana que faz cuscuz e tapiocas maravilhosos, mas daí que eu casei e não moro mais na casa dela, né? e essa modernidade, esse cotidiano louco que nos faz distantes fisicamente e geograficamente… EU QUERO UMA CANECA DE CAFÉ E UM CUSCUZ QUENTINHO!)

    Eu não sei se vende essa marca em sp. alguém sabe de algo?)

  8. Eu adoooooro cuscuz mas costumo comer salgado. Na verdade acho que só comi cuscuz doce 2 vezes na vida, na casa de uma amiga de infância. O pai dela era quem fazia o cuscuz e ele colocava côco ralado e molhava com leite de côco… era de comer ajoelhada, como se diz por aí! Huummm… acho que vou testar essa sua receita hoje! Bjsss

  9. Ju, a dica é super mega, mas eu prefiro fazer no fogão mesmo, que fica muito fofinho e ainda podemos comer depois, é só esquentar e ta tudo certo, rsrsrs, acompanhado de qualquer coisa fica bom d+, existe vários tamanhos de cuscuzeiras, tamanho família, para uma pessoa, para duas…
    Bjusss

  10. Tentei fazer uma vez e não deu certo, dessa vez eu vou tentar fazer igual a você pra vê se da certo.
    Valeu a dica

  11. Adoro comer cuscuz,mas não sabia fazer no microondas agora já sei adorei a ideia.
    Um abraço e parabéns pelo blog.

  12. Eu amo cuscuz, e tinham me ensinado a fazer no microondas. Serve qualquer marca de flocão. No caso, eu gosto de fazer porção individual, 3/4 de xícara. É o mesmo esquema, mas resolve com 1 minuto de microondas. Cuscuz é utilidade pública! 🙂

  13. Aiii adorei! Eu não tenho forno no momento, só o microondas, e sinto muita falta de receitas que podem ser feitas no microondas também… hihihi
    Beeeijo e Parabéns pelo blog!

    @elismmattos

  14. Gente, eu não uso o microondas pra nada a não ser esquentar leite e fazer pipoca. Que vergonha! Passei um tempão aqui em são paulo sem comer cuscuz porque não tinha cuscuzeira. Gênio, hein? hahahahah Super dica, Ju.

    Boa semana curtinha pra tu! :*

  15. Eita que coisa boa! Passei por uma esse fim de semana, mas o meu não podia ir para o micro. Resultado, sem cuzcuz na mesa. Agora já sei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!

lasanha caprese - lasanha com tomate, queijo e manjericão

Lasanha caprese

Se você é um amante da culinária italiana, certamente já ouviu falar da deliciosa lasanha caprese. Essa versão especial da

Leia mais