Molho Bechamel

molho bechamel, molho branco caseiro

Sumário

O molho bechamel é uma base clássica da culinária francesa e um dos principais molhos brancos utilizados em diversos pratos ao redor do mundo. É um molho versátil, com uma textura suave e sabor delicado, que pode ser usado em uma variedade de pratos, desde lasanhas e gratinados até sopas e molhos para massas. Neste artigo, vamos desvendar os segredos do molho branco e ensinar você a dominar a arte de fazer essa deliciosa iguaria em casa.

Os segredos de um molho bechamel suave

Fazer um molho bechamel suave pode parecer intimidante à primeira vista, mas na realidade é bastante simples. O segredo para um molho sem grumos está na técnica e na escolha dos ingredientes. Primeiramente, é importante derreter a manteiga em fogo baixo antes de adicionar a farinha. Isso ajuda a evitar que a farinha fique crua e com sabor desagradável. Em seguida, adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre, para que seja incorporada de forma uniforme.

Outro segredo para um molho branco suave é aquecer o leite antes de adicioná-lo à mistura de manteiga e farinha. Isso ajuda a evitar a formação de grumos. Adicione o leite gradualmente, mexendo constantemente, até obter a consistência desejada. Se necessário, você pode utilizar um batedor de arame para ajudar a dissolver quaisquer grumos que possam ter se formado.

como fazer molho bechamel para massas
como fazer molho bechamel ou molho branco

Molho Bechamel

Juliana
Molho bechamel, nosso queridinho molho branco caseiro, perfeito para massas
Preparo 2 minutes
Cozimento 15 minutes
Tempo Total 17 minutes
Tipo Acompanhamento, caseiro, molho
Cozinha Francesa
Porções 1 xícara

Ingredientes
  

  • 1 colher (de sopa) de manteiga
  • 1 colher (de sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • Noz moscada e sal à gosto

Instruções
 

  • Coloque a manteiga para derreter numa panela em fogo baixo.
  • Assim que derreter completamente, apague o fogo, junte a farinha de trigo e mexa bem, de preferência com um fouet para não empelotar. Vai virar uma massinha que solta do fundo da panela.
  • Volte para o fogo baixo e vá acrescentando o leite aos poucos e misturando bem. Quanto mais você mexer, mais ele vai engrossar, portanto se você quiser um molho mais líquido, acrescente mais 1/4 de xícara de leite.
  • Após o molho estar no ponto desejado, apague o fogo, coloque sal e a noz moscada ralada na hora.
  • Caso desejar, acrescente parmesão ralado ao molho, fica totalmente excelente.

Notas

O molho bechamel pode se tornar uma base para outros molhos, basta para isso acrescentar alguns ingrendientes, como por exemplo: molho inglês, catchup, mostarda…
Ou então, acrescentar manjericão, salsa, sálvia antes de engrossar e fazer um molho de ervas, vai muito bem com um frango grelhado ou peixe.
Já usei o bechamel uma vez que queria comer estrogonofe e não tinha creme de leite na despensa. Ficou muito bom!
Keyword molho bechamel, molho branco, molho para massa

Corrigindo defeitos no molho bechamel

Mesmo com todos os cuidados, é possível que ocorram alguns defeitos no molho bechamel. Um dos problemas mais comuns é a formação de grumos. Se isso acontecer, não se preocupe. Há algumas maneiras de corrigir esse problema. Uma opção é utilizar um mixer para bater o molho e desfazer os grumos. Outra opção é passar o molho por uma peneira fina para remover os grumos. Se você preferir uma solução mais rápida, pode utilizar um liquidificador de alta potência para bater o molho até que fique homogêneo.

Outro problema que pode ocorrer é o molho ficar muito espesso. Se isso acontecer, você pode adicionar um pouco mais de leite para diluir o molho. Aqueça o leite antes de adicioná-lo, para evitar a formação de grumos. Adicione o leite aos poucos, mexendo constantemente, até atingir a consistência desejada.

Como usar o molho branco em vários pratos

O molho bechamel é extremamente versátil e pode ser usado em uma variedade de pratos. Uma das formas mais comuns de utilizá-lo é em lasanhas e gratinados. Basta intercalar camadas de molho branco com camadas de massa e ingredientes de sua escolha, como legumes, carne, frango ou queijo. Leve ao forno para gratinar e sirva quente. O molho bechamel também é excelente para preparar molhos para massas. Adicione o molho a uma panela com macarrão cozido e misture bem. Você pode adicionar ingredientes extras, como cogumelos, presunto ou ervas frescas, para dar um toque especial ao prato.

Outra forma de usar o molho branco é preparando sopas cremosas. Basta adicionar o molho a um caldo de sua preferência e deixar ferver até engrossar. Você pode adicionar vegetais, frango desfiado, camarão ou qualquer outro ingrediente de sua escolha para criar uma sopa deliciosa e reconfortante.

Adicionando outros ingredientes para melhorar o molho bechamel

Embora o molho bechamel seja delicioso por si só, você também pode adicionar outros ingredientes para dar um toque especial e variar o sabor. Uma opção é adicionar queijo ralado ao molho bechamel para criar um molho de queijo cremoso e saboroso. Você pode usar qualquer tipo de queijo de sua preferência, como cheddar, gruyère ou parmesão. Basta adicionar o queijo ralado ao molho quente e mexer até que derreta completamente.

Outra opção é adicionar especiarias e ervas frescas ao molho branco. Alho, cebola, noz-moscada, pimenta-do-reino e ervas como salsa, manjericão e tomilho podem dar um sabor extra ao molho. Experimente diferentes combinações de especiarias e ervas para encontrar o seu sabor preferido.

Outros molhos aqui do blog:

Conservando e congelando molho branco pronto

Se você fizer uma grande quantidade de molho bechamel e não conseguir utilizá-lo de uma só vez, é possível conservá-lo e congelá-lo para uso posterior. Para conservar o molho branco na geladeira, transfira-o para um recipiente hermético e mantenha-o refrigerado por até 3 dias. Antes de utilizar novamente, aqueça o molho em fogo baixo, mexendo constantemente, até que esteja quente e bem incorporado.

Para congelar o molho bechamel, deixe-o esfriar completamente antes de transferi-lo para recipientes ou sacos de plástico próprios para congelamento. Certifique-se de deixar um espaço vazio na embalagem, pois o molho expande quando congelado. O molho bechamel pode ser congelado por até 3 meses. Para descongelar, coloque o molho na geladeira durante a noite e aqueça em fogo baixo antes de utilizar.

Dicas e truques para criar um molho bechamel incomparável

Para criar um molho bechamel verdadeiramente excepcional, aqui estão algumas dicas e truques adicionais. Use manteiga de boa qualidade para obter um sabor mais rico e suave. Evite utilizar margarina ou manteiga vegetal, pois isso pode afetar o sabor do molho.

Ao adicionar o leite ao molho bechamel, aqueça-o antes de adicionar. Isso ajuda a evitar a formação de grumos e contribui para uma textura mais suave. Se preferir um molho mais leve, você pode substituir parte do leite por creme de leite ou leite evaporado. Isso adicionará um toque de cremosidade e sabor extra ao molho.

Experimente diferentes combinações de especiarias e ervas para criar variações de sabor no molho branco. Você também pode experimentar diferentes tipos de queijo para criar molhos de queijo únicos e deliciosos.

Receitas e variações de molho branco

Aqui estão algumas receitas e variações de molho branco para você experimentar:

  1. Tradicional: siga a receita básica de manteiga, farinha e leite para obter um molho bechamel clássico.
  2. Queijo: adicione queijo ralado ao molho bechamel para criar um molho de queijo cremoso e saboroso.
  3. Ervas: adicione ervas frescas, como salsa, manjericão e tomilho, ao molho bechamel para um sabor extra.
  4. Alho: adicione alho picado ou em pó ao molho bechamel para um sabor mais intenso.
  5. Curry: adicione curry em pó ao molho bechamel para um sabor exótico e picante.

Agora que desvendamos os segredos do molho bechamel, você está pronto para dominar a arte da perfeição caseira. Lembre-se de seguir as técnicas corretas e escolher ingredientes de qualidade para obter um molho bechamel suave e saboroso. Experimente diferentes variações e adicione seu toque pessoal para criar pratos deliciosos e irresistíveis. Com as dicas e truques deste artigo, você estará preparado para impressionar seus convidados com um molho branco incomparável.

Experimente fazer o seu próprio molho bechamel e descubra como ele pode transformar seus pratos. Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!

Compartilhe:

4 respostas

  1. Oi Fernanda, pode sim, mas ele vai ficar mais "ralinho". Se você não tiver problema com isso, tudo bem =)

    Que bom que gosta daqui! Bjus!!!!

  2. oi juliana, recebi teu link pelo grupo de rainhas do recife, foi uma grata surpresa descobrir teu blog, está super bem cuidado e interessante de ler

    volto mais vezes! bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!