A melhor receita de Molho bolonhesa: como fazer sempre com perfeição

Compartilhe:
molho bolonhesa tradicional

Sumário

O molho bolonhesa é um prato italiano clássico que é amado por pessoas de todo o mundo. É uma refeição saudável e reconfortante que é perfeita para qualquer ocasião. No entanto, fazer o espaguete à bolonhesa perfeito pode ser um desafio. Neste artigo, compartilharemos com você os segredos para fazer sempre o espaguete à bolonhesa perfeito.

espaguete com molho bolonhesa

Dos ingredientes ao processo de cozimento, abordaremos tudo o que você precisa saber para criar a melhor receita de espaguete à bolonhesa.

Os ingredientes para o molho bolonhesa brilhar:

como fazer molho bolonhesa

Para fazer o espaguete à bolonhesa perfeito, você precisa de alguns ingredientes básicos.

Os principais ingredientes incluem:

– Carne moída

Para preparar um delicioso molho bolonhesa, o melhor tipo de carne moída é a carne bovina magra, como o patinho, a alcatra ou o coxão mole. Essas carnes possuem menos gordura e mais sabor.

É importante escolher uma carne de boa qualidade e garantir que esteja fresca e limpa. Evite usar carne moída com muito teor de gordura, pois pode deixar o molho pesado e oleoso. Além disso, você pode adicionar um pouco de pancetta ou bacon para dar sabor extra ao molho, mas não é essencial. Se você tem um açougueiro de confiança e tem abertura para pedir, peça que ele moa junto da carne moída 50 g de bacon. O sabor defumado do bacon eleva o molho bolonhesa.

Temperos para o mirepoix – Cebola, Cenoura e Salsão

Aromatizar molhos com cebola, salsão e cenoura é uma técnica culinária clássica conhecida como “mirepoix” na culinária francesa, ou “soffritto” na culinária italiana. Esses ingredientes são chamados de aromáticos porque liberam aromas e sabores quando cozidos e adicionam profundidade e complexidade ao sabor do molho.

A cebola é rica em açúcares naturais que caramelizam quando cozidos, adicionando um sabor adocicado ao molho. O salsão, por sua vez, tem um sabor mais suave, mas também traz doçura e frescor ao molho. A cenoura adiciona uma doçura suave ao molho, além de ajudar a equilibrar a acidez dos tomates, se estiverem presentes.

Juntos, esses ingredientes aromáticos adicionam profundidade, complexidade e sabor ao molho, tornando-o mais saboroso e interessante.

Mas veja bem, se não tiver em casa qualquer um desses ingredientes e ainda assim quiser preparar o molho bolonhesa para o seu espaguete, sinta-se livre para seguir com o que tem na geladeira. Quando puder faça com o mirepoix clássico para conhecer essa mistura de sabores.

Tomates e molho de tomate

O melhor tipo de tomate para o molho bolonhesa é o tomate italiano e são conhecidos por ter uma polpa firme, poucas sementes e um sabor adocicado e suave.

O tomate italiano são ideais para o molho bolonhesa porque possuem uma textura firme e densa, que ajuda a dar consistência ao molho, sem deixá-lo muito aguado ou líquido. Além disso, eles têm um sabor suave e doce, que ajuda a equilibrar a acidez dos tomates e acentuar o sabor da carne.

Se você não conseguir encontrar tomate italiano fresco, pode usar tomate pelado enlatado, que muitas vezes são considerados ainda mais saborosos do que os tomates frescos. Certifique-se de escolher tomates enlatados sem adição de açúcar ou conservantes.

Outra opção de tomate é o tomate grape ou tomate-cereja que também são docinhos e saborosos e podem ser usadas no molho bolonhesa. É importante escolher tomates maduros e bem vermelho para obter um molho saboroso e com boa textura.

Vinho e leite

Usar leite e vinho no molho bolonhesa é uma técnica culinária clássica que ajuda a adicionar sabor e textura ao molho.

O leite é adicionado ao molho para ajudar a amaciar a carne. Também ajuda a equilibrar a acidez, deixando o molho mais suave e agradável ao paladar. Além disso, o leite adiciona suavidade ao molho, criando uma textura mais rica e aveludada.

Já o vinho é adicionado para ajudar a adicionar sabor e complexidade ao molho. O álcool do vinho evapora durante o cozimento, deixando apenas o sabor rico e profundo do vinho na preparação. Além disso, o vinho ajuda a equilibrar a doçura dos tomates e acrescenta acidez ao molho, criando um sabor mais equilibrado e interessante.

É importante lembrar que o uso de leite e vinho no molho bolonhesa é opcional, e pode ser substituído por outras opções, como caldo de carne ou água, por exemplo. A escolha de usar ou não leite e vinho no molho bolonhesa depende do gosto pessoal e das preferências culinárias.

como fazer molho bolonhesa de carne moida

Espaguete e Queijo parmesão

Aqui na nossa casa o molho bolonhesa sempre é servido com o espaguete e parmesão. Preferencia aqui de casa. Você pode servir o molho bolonhesa também com massas curtas como o penne, fusili ou outra massa de sua preferencia.

É muito importante cozinhar a massa al dente. Seja lá qual o formato escolhido.

Siga o processo de cozimento da embalagem para uma cocção perfeita.

Prefira macarrão de grano duro, normalmente essa massa tem textura mais firme que a massa de ovos.

como fazer spaghetti com molho bolonhesa

Espaguete à bolonhesa

Ariana Pazzini
O molho bolonhesa tradicional aqui de casa.
Preparo 30 minutes
Cozimento 3 hours
Tempo Total 3 hours 30 minutes
Tipo Prato principal
Cozinha Italiana
Porções 6 pessoas

Equipamentos

  • 1 frigideira grande
  • 1 espátula
  • pote hermético

Ingredientes
  

  • 1 kg de patinho moído
  • 1 cebola
  • 2 cenouras
  • 2 talos de salsão
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres sopa de óleo
  • 4 colheres sopa de manteiga
  • 2 xícaras chá de leite
  • 2 xícaras chá de vinho branco seco
  • 400 g de tomate italiano em cubos (ou 2 latas de tomate pelado)
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 400 g de molho de tomate
  • 500 ml de água fervendo
  • 1 pacote de espaguete grano duro

Instruções
 

Molho Bolonhesa

  • Descasque e pique as cenouras em cubinhos pequenos. Descarte as folhas e pique os talos do salsão em cubinhos pequenos. Descasque e pique a cebola também em cubinhos, assim como o dente de alho.
  • Numa panela média, coloque o óleo e a manteiga. Leve ao fogo médio e, quando aquecer e a manteiga derreter, adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais alguns minutos, adicione o alho e deixe dourar levemente, mexendo sempre.
    como fazer molho bolonhesa tradicional
  • Acrescente a carne moída e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada.
    molho bolonhesa para espaguete
  • Junte o leite e mexa ocasionalmente até o leite evaporar completamente. Tempere com noz-moscada ralada na hora e adicione o vinho e mais uma vez deixe cozinhar até secar todo o vinho, mexendo sempre.
    como fazer molho bolonhesa simples
  • Abaixe o fogo, junte os tomates picados em cubos. Quando os tomates começarem a se desmanchar (nos primeiros 30 minutos), adicione a água e o molho de tomate pronto, deixe cozinhar lentamente até obter um molho encorpado. Deixe cozinhar por 3 horas, com a tampa entreaberta e fogo baixo, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo para o molho não queimar e grudar no fundo da panela.
    como fazer molho bolonhesa

Para a massa

  • Siga as instruções da embalagem. Coloque uma panela grande com água abundante no fogo alto, assim que ferver, salgue a água, adicione a massa e cozinhe no tempo indicado
    como fazer spaghetti com molho bolonhesa
  • Escorra a massa, cubra com o molho e finalize com parmesão ralado.
Keyword espaguete a bolonhesa, molho bolonhesa
Salvar Receita

Dicas para fazer o espaguete à bolonhesa perfeito

Aqui estão algumas dicas a serem lembradas ao fazer espaguete à bolonhesa:

  • Use ingredientes frescos e de qualidade. São poucos os ingredientes, por isso invista em algo que saiba que deixará sua receita saborosa e fresca.
  • Cozinhe o molho em fogo baixo e devagar para desenvolver os sabores. Preparar um molho bolonhesa saboroso é necessário a chama do fogão baixa para que o molho e a carne lentamente ganhe sabor.
  • Use uma combinação de leite e vinho para um molho rico e saboroso. Como dito acima o leite amacia a carne o vinho enriquece o sabor. Costumo comprar vinhos mais baratinhos do supermercado para cozinhar e sempre tenho na minha geladeira alguma garrafa de vinho branco que utilizo em molhos e marinadas. Muitas pessoas utilizam o vinho tinto para preparar o molho bolonhesa. Sinta-se livre para escolher o que achar melhor. O vinho também pode ser substituído por caldo de carne por exemplo.
  • Sirva o molho à bolonhesa sobre o espaguete al dente para obter a textura perfeita.
  • Cubra o prato com queijo parmesão ralado na hora. O queijo ralado na hora é o toque final ao macarrão à bolonhesa. Sinta-se livre para negar esse ingrediente caso não tiver, mas saiba, faz toda a diferença para o clássico bolonhesa.

Posso congelar o molho bolonhesa?

molho bolonhesa em recipiente hermetico para congelar

Sim, o molho bolonhesa pode ser congelado com segurança. Na verdade, congelar o molho bolonhesa pode ser uma ótima maneira de economizar tempo e garantir uma refeição rápida e saborosa em um dia corrido. Dobre a receita e congele uma parte, assim você economiza as 3 horas do molho apurando na próxima vez que decidir preparar um espaguete.

Para congelar o molho bolonhesa, espere esfriar completamente à temperatura ambiente e transfira para um recipiente hermético ou saco plástico próprio para freezer. Certifique-se de retirar o ar antes de selar o recipiente ou saco plástico. Você pode dividir o molho em porções menores antes de congelar, para facilitar o descongelamento.

O molho bolonhesa pode ser armazenado no freezer por até três meses. Quando for descongelar, coloque o recipiente ou saco plástico em um prato ou tigela para evitar vazamentos e deixe descongelar na geladeira durante a noite. Se você estiver com pressa, pode descongelar o molho bolonhesa no micro-ondas em baixa potência ou em uma panela em fogo baixo, mexendo frequentemente para evitar queimar ou grudar no fundo da panela.

Se o molho estiver muito espesso, você pode adicionar um pouco de água ou caldo para diluir e ajustar a consistência.

Variações do molho à bolonhesa

Embora a receita tradicional do espaguete à bolonhesa seja deliciosa, também há muitas variações que você pode experimentar. Aqui vão algumas ideias:

– Troque a carne moída por peito de frango moído.

– Adicione cogumelos junto do mirepoix para um sabor terroso.

– Use diferentes tipos de massa, como penne ou fettuccine.

– Experimente diferentes ervas e especiarias, como manjericão ou orégano.

O esparguete à bolonhesa é um prato clássico e apreciado por muitos. Seguindo os ingredientes certos e o processo de cozimento, você pode criar sempre o espaguete à bolonhesa perfeito. Lembre-se de usar ingredientes frescos, cozinhe o molho em fogo baixo e lento e sirva sobre o espaguete al dente. Com essas dicas e truques, você poderá impressionar sua família e amigos com sua deliciosa receita de Espaguete à Bolonhesa.

Mais ideias de molhos saborosos aqui do blog:

Molhos para massas:

Outros molhos caseiros:

Outros molhos de blogs amigos:

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais