Molho de tomate caseiro – e delicioso!

Sumário

(imagem daqui)

Se você acha que fazer molho de tomate dá muito trabalho, pode mudar de idéia.

Eu já postei uma receita aqui de molho mais “purista”, digamos assim. Mas isso é pra quem gosta de sarna pra se coçar ou quer provar uma macarronada tipicamente italiana.

Se você quer um molho natureba, mas quer também praticidade, senta aí, pega seu caderninho e caneta que dessa receita você vai gostar, eu prometo! Quem me ensinou foi minha sogra, dei meus pitacos e ficou assim:

  • Tomates (não importa a quantidade, o procedimento vai ser o mesmo, mas se puder fazer com 1 ou 2 quilos, melhor)
  • Cebola (a proporção: pra cada 4 tomates, 1 cebola)
  • Folhas de louro e manjericão fresco à gosto
  • Sal e shoyo à gosto
  1. Corte os tomates em quatro, e cada pedaço na metade
  2. Faça o mesmo com a cebola
  3. Coloque em uma panela grande semi-tampada e leve ao fogo baixo, fique de olho
  4. O tomate e a cebola vão começar a soltar água, que vai cozinhá-los levemente, mexa de vez em quando
  5. Assim que os pedaços estiverem macios, desligue o fogo e bata o conteúdo no liquidificador, ou dentro da panela mesmo, se você tiver um mixer
  6. Volte para o fogo, sempre baixo, agora é hora de temperar: acrescente o louro, sal e shoyo, à gosto, deixe por mais 15 ou 20 minutos para apurar o sabor
  7. Retire as folhas de louro, rasgue com as mãos as folhas de manjericão e misture ao molho, que já esrá prontinho.

Você pode fazer esse molho especificamente pra uma macarronada, um prato específico, ou pode fazer pra congelar e ter sempre à mão.

Nesse caso, congele em fôrmas de gelo, e quando os cubos estiverem prontos, passe para um pote e deixe no freezer, assim você retira apenas a quantidade que desejar. Se a intenção for congelar, também é bom pegar leve no sal, já que a tendência é que ele apure mais ainda.

Eu uso além do sal o shoyo pois acho que ele dá um toque diferente, mas use com parcimônia, já que shoyo contém muito sal também.

Em tempos de tomate barato na feira (tipo R$ 1,00 Kg como comprei semana passada), sai bem mais barato fazer o molho do que comprar pronto, né. Além do que o sabor é incomparável, e o cheiro então…

Compartilhe:

33 respostas

  1. Eu fiz hj e fiz com pele e sementes, no momento que bati com o mixer sumiu tudo! É nota dez, muito bom!

  2. Juliana, boa noite adorei seu blog, tenho uma dúvida quanto ao molho, se faço com semente e a pele eles não se desmancham, isso não dificulta o consumo? Aqui em casa já tentei fazer com semente e pele o pessoal não gostou muito. Aguardo se possível uma resposta

  3. Evanir Kelbert 23-01-2013

    Amei a receita, fiz hoje em quantidede maior para congelar, foi a melhor receita de molho de tomate que já fiz, usei aqueles tomates compridinhos, que acho que chamam de tomate italiano. fez o maior sucesso aqui em casa. Já sou sua fã aqui…rsrsrs Abraços.

  4. Jú, adoro seu blog e já fiz várias receitas dele aquí em casa. Queria saber se eu posso fazer este molho com qualquer tipo de tomate? Tentei fazer um molho na semana passada e ele ficou laranja, um desastre! Mais não foi essa sua receita. Posso usar qualquer tipo de tomate ou tem que ser o italiano?

    1. Eu faço com qualquer tipo… Mas se a cor te incomodar, coloca um pedacinho de beterraba pra cozinhar junto ou até mesmo colorífico =)

  5. Fiz a receita agorinha pra acompanhar um gnocci de batatas e ficou uma delicia! Temperei com sal e um pouquinho de orégano.
    E o melhor é que é facinho e rápido! Agora não terei mais dúvidas em molhos para lasanha, macarronada e pizza! Obrigada por compartilhar a receita!

  6. Otima receita! Mas tenho uma dúvida: tem que tirar as sementes do tomate? parece pergunta idiota mas estou começando a cozinhar agora…

  7. Oi Maurício =) Não é necessário colocar água, pois o tomate vai soltar bastante líquido durante o cozimento, e a cebola também. Mas caso você note que no fundo da panela está grudando muito ou queimando, coloca um dedinho só =)

  8. boa tarde.

    Apenas uma curiosidade e qual a quantidade de agua para cozinhar o tomate ? ou nao é necessario.

    obrigado

    Maurício

  9. Oi Sofia… realmente não tá, atualizo o índice sempre que dá, mas às vezes demoro mesmo.
    Ainda bem que você achou =) E aí, gostou?

  10. oi Juliana! Parabéns pelo blog 🙂
    Viu, esta receita de molho de tomate não está no índice principal, andei procurando por ele com a certeza de já ter visto por aqui, e por isso demorei um pouquinho…
    obrigada pelas receitas! Abs,
    Sofia

  11. Hummm delícia! Adoro molhos fresquinhos…com uma bela massa e umas folhinhas de Manjericão….fica divino!
    beijinhos,Xará! =)

  12. Eu sempre aproveito quando é safra para comprar bastante, bem vermelhinhos, e fazer molho para deixar no freezer e depois ir usando.
    Beijos
    Patty Martins

  13. Poxa, Chris, que coincidência(fazer molho de tomate hoje) e que pena (ter sido antes de ler o post)!
    O shoyo é o único "realçador de sabor" que me permito usar, já que mandei embora todos os temperos prontos. E ele cumpre bem esse papel.
    Os cubos de gelo são bons pra tudo né: fazer polpa de fruta, congelar os caldos de carne e galinha caseiros…
    Bjus e vê se dá pra gente marcar alguma coisa aqui em casa nas suas férias!!!

  14. Boa dica, Juliana!
    Nunca usei shoyu para temperar… fiz um molho de tomate caseiro hoje, para um caneloni… pena não ter lido seu post antes, seria uma boa oportunidade para testar.
    Molho caseiro é tuuuudo de bom! Nem se compara ao industrializado. Como nem toda semana vou à feira, tenho que ter sempre Pomarola em casa… rsrsrs
    Ah, a dica dos cubos de gelo foi ótima!
    Bjs

  15. Pois é =) Só que no meu caso, eu nem consigo guardar pra congelar, de tão gostoso, invento logo alguma coisa pra usar ele todinho!

  16. Adorei a idéia do molho! Congelar em forminhas também fica super prático…Imagina se fizer com aqueles tomates compridinhos bem madurinhos? Hummmm…
    Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!

farofa de farinha de mandioca com banana, cebola roxa e salsinha

Farofa de banana com cebola roxa

Aprenda a fazer a farofa de banana e cebola roxa perfeita usando os melhores ingredientes e técnicas. Descubra dicas, substituições e sugestões para incrementar esse tradicional acompanhamento brasileiro.

Leia mais