Home » Receitas » Pão de leite

Pão de leite

Avaliação: 0.5 de 5.
pão de leite fofinho

Se você está em busca de uma receita simples de pão de leite, daqueles que a vizinhança toda sente o cheiro saindo do seu forno no final da tarde. Achou!

Esse pãozinho de leite caseiro além de super saboroso é muito fácil de fazer.

Se você procura um pão de leite que:

  • É um pãozinho macio e saboroso
  • Fácil de fazer, sem muitas complicações
  • De ingredientes simples que todo mundo tem disponível em casa
  • Quer um lanche fácil de fazer para o café da tarde.

Então estamos falando a mesma língua. Essa receita de pão de leite satisfaz todos os atributos mencionados acima.

Notas sobre a fermentação dos seus pãezinhos caseiros:

Percebeu que eu deixo a massa fermentando em dois momentos diferentes?

Isso porque o fermento precisa estar ativado suficiente para seus pãezinhos crescerem e ficarem fofos quando assarem.

Se o dia estiver quente, o segundo tempo de fermentação será mais rápido que em dias frios. O fermento do pãozinho de leite ativa mais rápido com o tempo quente. Portanto não se assuste com a diferença de tempo conforme a estação.

Fermentação lenta:

Confesso que quando tenho tempo eu prefiro preparar a massa no dia anterior para fermentar lentamente. Para isso:

  • Prepare a massa normalmente como a receita, sove, deixe fermentar por 1 hora, modele os pãezinhos e disponha em uma assadeira.
  • Passe plástico filme cobrindo a assadeira e não deixe os seus pãezinhos fermentando até dobrar de volume em temperatura ambiente. Leve a assadeira para a geladeira e deixe na prateleira menos fria da sua geladeira. (Eu costumo deixar sobre a gaveta de frutas por exemplo)
  • No dia seguinte, retire a assadeira da geladeirapelo menos 3 horas antes, retire o plástico e cubra com um pano de prato limpo, aqueça o forno por 30 minutos e então asse normalmente.

A geladeira retarda a fermentação. Isso garante um sabor mais sutil aos seus pãezinhos.

Não é sempre que utilizo desse artifício, na maioria das vezes preparo meus pãezinhos no mesmo dia, focando na rapidez de ter pães de leite para o café da tarde. Mas, se quiser um sabor mais suave, faça a fermentação lenta.

Como fazer pão de leite com farinha integral

Você pode substituir integralmente a farinha branca por farinha integral nessa receita. O resultado será um pouco mais resistente. Mas ainda assim terá pãezinhos macios.

Eu prefiro substituir na proporção de 30% de farinha integral para 70% da farinha branca. Isso acrescentará fibras para os pães de leite e ainda assim garantir a maciez que a farinha branca oferece.

No caso de substituir parte ou integralmente a farinha de trigo dos pãezinhos saiba que provavelmente você precisará de um pouco menos de farinha. Comece com 400 g de farinha e vá acrescentando aos poucos até sentir que sua massa está no ponto, desgrudando das mãos mais ainda lisa.

Outra observação importante é que quanto mais você sova mais os ingredientes se misturam e dão o ponto. Perceba que não é só a adição de farinha que dará o ponto e sim a energia desprendida ao sovar. Use esse momento como terapia, para mim sempre funciona!

Você pode também utilizar uma planetária para sovar a massa, isso facilitará 80% do trabalho de preparar seus pãezinhos de leite.

Para preparar essa receita com a batedeira planetária:

Nesse caso você não precisará do liquidificador. Misture na tigela da batedeira os liquidos na velocidade 1. Depois de tudo misturado, acrescente a metade da farinha e continue batendo até obter uma massa grudenta.

Só então aumente a velocidade da batedeira e continue adicionando a farinha aos poucos, trabalhe a massa entre os intervalos de adição de farinha até perceber que ela se transformou em uma massa lisinha.

Descanse a massa por 1 hora antes de bolear alí mesmo na tigela da batedeira.

Como modelar os pães de leite

Depois de dividir a massa em 4 faça um rolo com cada uma das partes.

Cada rolo de massa você poderá dividir em 4 ou 5 partes iguais. Não precisa corta-los milimetricamente iguais, mantenha somente uma boa proporção entre eles.

Você pode adicionar os pãezinhosa assim mesmo para crescer ou então bolea-los para ficarem redondinhos. Fica a seu critério.

Pequenos rolinhos também funcionam bem. Abra cada pedaço com um rolo de massa e enrole sobre ela própria.

Você também pode não optar por fazer pãezinhos e preparar um pão de leite único com a massa. Para isso abra a massa com um rolo de massa e enrole em seguida, formando assim um pão único. Nesse caso você pode optar por uma forma de pão em vez de uma assadeira.

De qualquer modo, deixe dobrar de tamanho abrigado de corrente de ar. Costumo cobrir minha assadeira e deixar dentro do forno ou do microondas nessa etapa.

Congelando o pão de leite

Para congelar seus pãezinhos faça como mencionei acima. Prepare a massa, deixe a primeira fermentação se desenvolver, modele os pãezinhos, disponha em uma assadeira que caiba em seu freezer e leve ao congelador por 3-4 horas.

Com os pãezinhos congelados retire da assadeira e disponha em um saco próprio para congelamento.

Quando quiser descongelar seus pães de leite tire a quantidade que desejar do freezer e disponha em uma assadeira em temperatura ambiente. Deixe descongelando por 4-5 horas e então asse normalmente.

Isso é extremamente prático quando se tem crianças em casa. O café da tarde sempre fica especial com esses pãezinhos quentinhos saindo do forno sem nenhum trabalho.

Os pãezinhos congelados tem a validade de até 90 dias.

Pão de leite fofinho

Pitadinha
Pãozinho de leite fofinho para o café da tarde ou lancheira das crianças
Preparo 1 hr 30 mins
Cozimento 45 mins
Tempo Total 2 hrs 15 mins
Tipo Café da manhã, caseiro
Cozinha brasileira
Porções 20 pãezinhos pequenos

Ingredientes
  

  • 2 und de ovos
  • 250 ml de leite morno
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (de sopa) de sal
  • ½ pacotinho de fermento biológico seco
  • 40 ml de óleo
  • 1 colher (de sopa) generosa de manteiga
  • 500-700 g de Farinha de trigo quanto baste

Instruções
 

  • Bata no liquidificador os ovos, leite, açúcar, sal, fermento, óleo e a manteiga até misturar
    2 und de ovos, 250 ml de leite morno, 2 colheres (de sopa) de açúcar, 1/2 colher (de sopa) de sal, ½ pacotinho de fermento biológico seco, 40 ml de óleo, 1 colher (de sopa) generosa de manteiga
  • Em uma tigela disponha metade da farinha, faça um buraco no meio e vá adicionando a mistura do liquidificador e mexendo com uma colher
    500-700 g de Farinha de trigo quanto baste
  • Quando começar a grudar vá acrescentando a farinha e sovando com as mãos, até soltar facilmente. Se preferir nesse momento disponha a massa sobre uma bancada enfarinhada, será mais fácil que sovar dentro da tigela por maior que ela seja.
  • Depois da massa sovada volte ela a tigela enfarinhada e cubra com um pano de prato limpo. Deixe descansar por 1 hora
  • Divida a massa em 4, faça rolos compridos com a massa e com a ajuda de uma espátula ou faca corte em 5 pedaços aproximadamente do mesmo tamanho. Modele boleando os pãezinhos e distribua em uma assadeira.
  • Cubra com um pano e deixe descansando em lugar abafado até dobrarem de tamanho.
  • Ligue o forno a 200 graus e deixe aquecer por pelo menos 30 minutos em seguida coloque os pãezinhos pra assar.
  • Asse até que estejam douradinhos

Notas

Dicas úteis:

Se quiser que seus pães fiquem ainda mais saborosos, assim que sairem do forno pincele manteiga derretida sobre eles.
Você pode modelar da forma que quiser e até preparar um pão único com essa massa.
Você pode adicionar na massa 1 colher (de sopa) de alho desidratado em pó para ter pãezinhos de alho para acompanhar saladas no jantar.
Pode também adicionar algum tipo de queijo ralado a massa, muçarela ralada combina muito bem, não adicione mais que 1 xícara (de chá) de queijo para não tornar a massa resistente demais.
Esses pãezinhos de leite são fáceis de fazer mas tem validade curta. Em 3 dias você notará que já estão mais sequinhos que os consumidos no dia.
Se quiser aquecer os pães no dia seguinte, ligue o forno em 200°C, passe sua mão molhada sobre cada pãozinho para aumentar a umidade e volte ao forno por 10 minutos.
Keyword caseirinho, pão de leite, pãozinho caseiro, pãozinho feito em casa

Não é super simples?!

Para acompanhar, tenho certeza que vai adorar nossa compota de maçã sem açúcar ou também nosso queijo cremoso caseiro. A escolha é sua.