Essa receita de picolé de banana é ótima para salvar bananas super maduras.
Seja por você ter uma oferta irrecusável na feira ou no hortifruti e trouxe mais do que é capaz de consumir, seja aquelas semanas em que a oferta de outras frutas deixa a banana esquecida na fruteira. A verdade é que banana supermadura não mais irá para o lixo depois dessa receita.
Aconselho inclusive você preparar esse picolé cremoso em um lote um pouco maior. Guarde no freezer para aqueles dias de sol que a vontade é correr até a padaria e comprar alguns picolézinhos.
Picolé de banana cremoso
Ariana PazziniEquipamentos
- 1 liquidificador
- 1 picoleteira
Ingredientes
- 5 und de bananas nanicas médias bem maduras
- 2 xícaras (de chá) de iogurte grego
- 1/4 xícara (de chá) de mel açúcar (ou se quiser pode não adoçar também)
- 1 colher (de chá) de extrato de baunilha opcional
Instruções
- Descasque as bananas e quebre em pedaços. Adicione pedaços de banana, iogurte, mel e baunilha ao liquidificador. Bata até ficar homogêneo.
- Coloque a mistura de banana nas formas de picolé e insira os palitos de picolé se sua forma tiver a tampa apoiadora de palito. Caso contrário leve ao freezer e deixe por pelo menos 1 hora, só ebntão introduza o palito .
- Congele por pelo menos 6 horas (de preferência durante a noite). Para servir, passe a forma de picolé em água morna por alguns segundos para remover facilmente os picolés.
Forminhas para o picolé de banana
Preparei meus picolés na forminha. Se você não tiver, dá para improvisar com copinhos descartáveis, aqueles menores de café, sobre uma assadeira que caiba em seu freezer ou até saquinhos de gelinho/sacolé. O fato é que essa receita super refrescante de picolé de banana pode ser improvisada da melhor forma para você.
ATENÇÃO 📣
Se você optar fazer no copinho descartável ou se sua forma não tem a tampinha que segura o palito, você precisa acrescentar um passo na receita para seu palito não ficar torto.
Antes de adicionar o palito, leve ao freezer por 1 hora aproximadamente para começar endurecer a massa do picolé e sustentar o palitinho.
Centralize o palito e volte ao freezer. Siga normalmente a receita e deixando no freezer por pelo menos 6 horas para endurecer completamente seu picolé de banana.
Algumas dicas para o picolé de banana perfeito:
- Versão vegana – Troque o mel por melaço e o iogurte por leite de coco. Aliás, essa versão com leite de coco é incrível. Tente essa versão mesmo se não tiver restrições alimentares.
- Pasta de amendoim – Se quiser deixar tudo ainda mais saboroso, adicione 3 colheres (de sopa) de pasta de amendoim ao bater as bananas e os demais ingredientes, também vale adicionar chocolate meio amargo picadinho nessa versão.
- Cacau – Para uma versão de chocolate inclua 3 colheres (de sopa) de cacau ou chocolate em pó.
- Casquinha de chocolate – Agora se quiser elevar o nível, depois de congelado, cubra completamente seu picolé de chocolate derretido e formará uma casquinha deliciosa de chocolate. Para facilitar as coisas, coloque o chocolate derretido dentro de um copo que caiba com sobra o picolé. Então, mergulhe o picolé no chocolate derretido. O picolé frio irá endurecer o chocolate imediatamente.
- Bananans congeladas – Se quer deixar o picolé ainda mais cremoso adicione bananas congeladas ao liquidificador. Bata com todos os ingredientes citados na receita normalmente.
Validade dos picolés:
Depois de passado 6 horas no mínimo você pode desocupar suas forminhas transferindo para um saco próprio para congelamento.
Eles conservam bem por até 3 meses no freezer.
Chegamos ao fim! E estou feliz que você chegou até aqui 🖤.
Saiba que nosso conteúdo é testado pensando sempre na experiência dos nossos leitores.
Não fosse você, nada disso estaria acontecendo.
Nós amamos quando navegando pelas redes sociais nos deparamos com fotos das nossas receitas nas cozinhas de vocês. Aquece o coração!