Cuscuz de tapioca, quer receita de sobremesa mais tradicionalmente brasileira que essa? Além de ser uma sobremesa fácil, até quem não tem muitas habilidades na cozinha faz fácil essa receita. Respeitando as quantidades dos ingredientes, esse cuscuz de tapioca não te dará trabalho, hidrate a tapioca com os liquidos quentinhos e lá está, a tapioca hidratada e o coco fará todo o trabalho de formar o cuzcuz.
Tapioca granulada
Aqui está a tapioca granulada que as vezes gera dúvida nos leitores, essa tapioca em formato de bolinhas normalmente usada para fazer os dadinhos de tapioca é diferente da tapioca hidratada que normalmente fazemos a tapioca do café da manhã.
Quando hidratada, as bolinhas se unem e ficam macias, formando assim o cuscuz.
Hoje em dia você encontra facilmente a tapioca granulada no supermercado, fica próximo dos saquinhos de polvilho. Se mora em São Paulo pode fazer uma visita na zona cerealista, lá você encontra a tapioca a granel e por um valor mais acessível.
Ou então, compre online, temos uma parceria com o e-commerce Zona Cerealista online onde uma pequena comissão nos é oferecida por cada compra.
Compre tapioca granulada na zona cerealista online
Hidratando a tapioca do cuscuz
Certo, esse é um passo do cuscuz de tapioca que depois que você prepara pela primeira vez nunca mais se engana.
Quando adicionar a tapioca ao líquido quente verá uma transformação acontecer enquanto mistura.
Conforme mexe a tapioca e o coco no líquido quente, as pequenas bolinhas começam a hidratar e transformar o líquido em algo mais cremoso.
Essa etapa de mexer é muito importante para o sucesso da sobremesa, enquanto mexe vai dando a chance de todo e qualquer grãozinho hidratar, evitando assim que fique gruminhos duros no seu cuscuz de tapioca.
Depois que engrossou pode mandar para a forma, ela continua firmando enquanto esfria.
A cobertura de leite condensado do cuscuz de tapioca
Veja bem, está claro na receita, a cobertura é 1 lata de leite condensado e coco.
Posso te dar um conselho? Não utilize a lata toda para a cobertura imediatamente. O leite condensado se usado em excesso vai todo parar no fundo do prato. Então utilize somente para cobrir o cuscuz levemente. Reserve o restante da lata para que cada um cubra sua fatia na hora de servir. Um carinho extra para que cada um coloque a cobertura no limite que desejar. Faz toda a diferença no resultado final.
Cuscuz de tapioca
Ariana PazziniEquipamentos
- 1 forma para pudim
Ingredientes
- 500 g de tapioca granulada aquelas bolinhas na foto lá de cima
- 1 l de leite
- 2 xícaras (de chá) de açúcar
- 1 pitadinha de sal
- 1 garrafinha de Leite de Coco
- 100 g de coco ralado reserve um pouquinho para a decoração
- 1 lata de leite condensado (o cremoso fica ainda melhor)
Instruções
- Unte uma fôrma de buraco no meio com óleo
- Em uma panela grande, misture o leite, o Leite de Coco, o açúcar e o sal1 l de leite, 2 xícaras (de chá) de açúcar, 1 garrafinha de Leite de Coco, 1 pitadinha de sal
- Leve ao fogo alto e apague assim que começar a ferver
- Adicione a tapioca granulada, o coco e misture rapidamente500 g de tapioca granulada, 100 g de coco ralado
- Transfira para a fôrma untada e deixe em temperatura ambiente até esfriar completamente (a tapioca vai inchar e absorver todo o líquido)
- Leve à geladeira por 2 horas ou até ficar bem firme
- Com uma faquinha sem ponta descole o cuscuz da fôrma (se usar uma fôrma de silicone é bem melhor)
- Desenforme com cuidado, regue com o leite condensado e decore com o coco ralado1 lata de leite condensado, 100 g de coco ralado
Versão Cuscuz de tapioca de colher
O cuscuz de tapioca formado é durinho, me remete um pudim o formato e a textura, assim como o brigadeiro temos aqui em casa uma outra versão reconfortante que é o cuscuz de tapioca de colher.
Para isso, reduza a tapioca, 200g é suficiente, para os outros ingredientes siga a quantidade da receita. O resultado é uma sobremesa cremosa de comer de colher. Sirva em tacinhas ou como eu gosto, em um prato fundo para dividir assistindo uma série na televisão.
Outras receitas de cuscuz aqui do blog:
Cuscuz não nos falta! É mesmo tão versátil o mundo do cuscuz que temos aqui variações completamente diferentes entre sí