Esse canelone de crepioca tem a cara do almoço de domingo em família, recheado, gratinado e confortante. Se você é celíaco ou tem restrições alimentares ao glúten, sabe como pode ser desafiador encontrar opções saborosas de massas para incluir no cardápio. Mas não se preocupe, porque hoje vamos ensinar uma receita de canelone sem glúten que é simplesmente deliciosa! Feita com massa de tapioca e recheio cremoso de ricota e espinafre, essa receita é fácil de preparar e é uma ótima opção para quem quer variar o cardápio sem abrir mão do sabor.
Nessa receita, vamos utilizar a crepioca que nada mais é que uma panqueca sem farinha com tapioca para substituir a massa de trigo tradicional, tornando-a uma opção sem glúten. O recheio de ricota e espinafre é uma combinação perfeita de cremosidade e sabor, além de ser uma opção nutritiva. E o melhor de tudo: você pode fazer o canelone em grande quantidade e congelar para ter uma refeição rápida e prática sempre que quiser. Então, pegue papel e caneta e anote os ingredientes e o passo a passo para preparar essa receita deliciosa de canelone sem glúten com massa de tapioca e recheio de ricota e espinafre.
Antes que alguém se anime, digo logo: não tem nada de fit/light aqui nesta receita. Com algumas mudanças dá sim pra deixá-la mais levinha, só que o que eu queria mesmo era uma massa com cara de comida reconfortante. Mas o que interessa é: é MUITO gostosa e simples de preparar. Dá uma cara de comida de festa para ingredientes comuns do dia a dia. Quer dar uma variada? Vai de canelone de crepioca!
Canelone de crepioca #glutenfree
PitadinhaIngredientes
- 5 und de ovos
- 5 colheres (de sopa) de goma de tapioca
- 2 colheres (de sopa) de fermento em pó
- 250 g de ricota esfarelada
- 1 maço de espinafre só as folhas lavado, cozido no vapor e picado
- 1 lata de creme de leite
- 2 colheres (de sopa) de manteiga
- 150 g de cream cheese ou requeijão
- QB Sal pimenta e noz moscada a gosto
- 150 g de Parmesão ralado na hora
Instruções
- Bata os ovos com a tapioca e o fermento e prepare 5 panquecas grandes5 und de ovos, 5 colheres (de sopa) de goma de tapioca, 2 colheres (de sopa) de fermento em pó
- Corte ao meio e retire as bordas de forma que forme retângulos
- Misture a ricota esfarelada com o espinafre picadinho e tempere com sal e pimenta do reino250 g de ricota esfarelada, 1 maço de espinafre, QB Sal
- Bata no liquidificador o creme de leite, o cream cheese, a manteiga, a noz moscada e uma pitadinha de sal1 lata de creme de leite, 2 colheres (de sopa) de manteiga, 150 g de cream cheese ou requeijão, QB Sal
- Coloque o recheio nas massinhas e enrole como uma paquequinha
- Disponha todos os canelones em um refratário e cubra com o molho batido no liquidificador
- Finalize com parmesão ralado e leve ao forno preaquecido no grau máximo até gratinar150 g de Parmesão ralado na hora
Notas
Variações de recheios para preparar esse canelone de crepioca:
Essa massa sem glúten é tão versátil que tenho certeza que depois de fazer vai querer repetir. Aqui estão algumas sugestões de recheios para variar a receita: Existem diversas variações de recheios que podem ser utilizados no canelone sem glúten com massa de tapioca. Algumas sugestões incluem:- Carne moída com queijo: refogue a carne moída com cebola e alho, adicione molho de tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. Em seguida, coloque o recheio no canelone de crepioca e cubra com molho e queijo ralado antes de levar ao forno para gratinar.
- Frango com cream cheese: cozinhe o frango desfiado e misture com cream cheese, temperos e ervas a gosto. Recheie os canelones e finalize com molho e queijo ralado.
- Cogumelos com molho branco: refogue cogumelos com cebola e alho, misture com molho branco e tempere a gosto. Recheie os canelones e finalize com queijo ralado antes de levar ao forno para gratinar.
- Abobrinha com tomate seco: refogue abobrinha com cebola e alho, misture com tomate seco picado e tempere a gosto. Recheie os canelones e cubra com o molho e queijo ralado antes de levar ao forno para gratinar.
Aumentando a quantidade para as marmitas da semana:
Como congelar o canelone de crepioca?
Congelar canelone de crepioca é uma ótima opção para facilitar a sua rotina e ainda ter uma refeição deliciosa. Para congelar, você pode seguir os seguintes passos:
- Prepare os canelones de crepioca normalmente, recheie, cubra com o molho e com o queijo, e deixe esfriar completamente antes de congelar.
- Disponha os canelones em um recipiente adequado para o freezer, como uma assadeira ou um refratário com tampa.
- Cubra com filme plástico ou papel alumínio para evitar que entre ar.
- Leve ao freezer por, no máximo, 3 meses.
Para descongelar, você pode optar por retirar o canelone do freezer na noite anterior e deixá-lo na geladeira para descongelar lentamente. Quando for aquecer, você pode finalizá-lo no forno, gratinando com queijo ou molho de sua preferência. Se preferir, você também pode aquecer no micro-ondas, mas o resultado final pode não ser tão bom quanto no forno.
É possível congelar o canelone de crepioca já gratinado, mas é importante lembrar que a textura e o sabor podem ser comprometidos. O ideal é congelar o canelone antes de gratiná-lo e finalizar o gratinado quando for descongelar e aquecer a refeição.
Se você já gratinou o canelone de crepioca e precisa congelá-lo, siga os mesmos passos para armazená-lo em um recipiente adequado, coberto com filme plástico ou papel alumínio para evitar que entre ar e, em seguida, leve-o ao freezer. Na hora de descongelar, retire-o do freezer e deixe-o na geladeira para descongelar lentamente. Depois, aqueça-o no forno.
Lembre-se de que o canelone de crepioca já gratinado pode perder um pouco da textura crocante e ficar um pouco mole depois de descongelado. Por isso, é sempre melhor gratiná-lo somente na hora de servir.