Bolo atoa – bolo simples para o café

Compartilhe:
bolo atoa, bolo fofinho e simples para o café da tarde

Sumário

Bolo Atoa, bolo de nada, bolo de trigo, esse tipo de bolinho simples e feito rapidinho para o café da tarde. Eu adoro essa receita, poucos ingredientes que sempre tenho em casa rende sempre um bolo atoa para acompanhar meu café em um fim de tarde chuvoso.

Bolo atoa – Bolo simples batido a mão

bolo atoa, bolo de nada, bolo de farinha de trigo simples

A receita desse bolinho de farinha de trigo simples de tudo pode ser feito de duas formas.

BOLO SIMPLES BATIDO A MÃO

Primeiro é nem retirar o liquidificador do armário e bate-lo a mão com a ajuda de um fouet. Para isso você precisa de um recipiente grande e um desses batedores de arame, bata bem os líquidos até obter uma mistura de ovos lisinha e depois ao adicionar a farinha e o fermento, misture com menor intensidade e somente até não restar gruminhos de farinha de trigo, fique atento a isso tanto para não deixar pontos de farinha no bolo como também para não misturar demais a ponto do glúten desenvolver.

BOLINHO BATIDO NO LIQUIDIFICADOR

Se preferir bater a massa do bolo no liquidificador a dica é: Quando adicionar a farinha e o fermento ou misture em baixa velocidade só até ficar uma massa homogênea ou então misture com uma colher no copo do liquidificador.

Independente da forma que escolher tenho certeza que seu bolo simples ficará delicioso.

bolo a toa - bolo de trigo simples

Bolo atoa – bolo simples para o café

Ariana Pazzini
Bolo simples, bolo de nada, bolo atoa. Seja lá como você costuma chama-lo esse bolo prova que menos é mais. Perfeito para o café da tarde.
Preparo 20 minutes
Cozimento 40 minutes
Tempo Total 1 hour
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 8 fatias

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (de chá) de açúcar
  • 1 xícara (de chá) de leite morno
  • 2 und de ovos
  • 1/3 de xícara (de chá) de óleo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (de sobremesa) de extrato de baunilha opcional
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 180°C, unte e enfarinhe uma forma média.
  • Em um recipiente misture o açúcar, o leite, os ovos, o óleo, o sal e o extrato de baunilha e com um fouet misture bem. (Pode usar um liquidificador para misturar até ficar bem homogeneo)
    receita de bolo simples de farinha de trigo - bolo a toa batido a mão
  • Adicione a farinha e o fermento e mexa até não mais restar gruminhos de farinha. (Ou bata no liquidificador em velocidade baixa somente até misturar a farinha de trigo)
  • Transfira a massa para a assadeira untada e enfarinhada, lembrando de nunca ultrapassar os 2/3 do volume da assadeira para a massa não transbordar.
    receita de boloo simples branco de farinha de trigo - bolo atoa
  • Leve a assadeira ao forno pré aquecido até dourar. Para saber se está cozido, fure o centro do bolo com um palito de madeira, se sair sequinho seu bolo está pronto!
    como fazer bolo branco simples para o final de tarde - bolo atoa de trigo
Keyword bolo atoa, bolo branco, bolo de leite, bolo de nada, bolo simples
Salvar Receita

Dicas para que seu bolo atoa saia fofinho do forno

Essa receita de bolo é simples e fácil de fazer, não tem muito segredo. Como disse anteriormente a primeira dica é bater bem os ovos. Os ovos são o que mantem a extrutura do bolo, e bater bem os ovos antes de adicioná-los à massa pode ajudar a adicionar volume e leveza ao seu bolo. Tanto no bolo batido a mão como também no liquidificador ao misturar os líquidos você precisa obter um líquido amarelo, homogêneo e lisinho.

A segunda dica é não abrir o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode causar uma queda de temperatura que pode fazer o bolo desabar. Em vez disso, use a janela do forno para espiar o progresso do bolo. Confia, se colocou a temperatura correta, pré aqueceu o seu forno certinho conforme instrui na receita, não tem erro, esse bolo fica pronto em 30 ou 40 minutos de forno. Só abra o forno depois de passados 30 minutos e faça o teste do palito se não tiver segurança para retirar seu bolo do forno.

Finalmente, certifique-se de que o bolo esteja completamente frio antes de cortá-lo. Cortar um bolo quente pode fazer com que ele desmorone, enquanto um bolo frio será muito mais fácil de cortar. Aguarde amornar para só então retira-lo da forma sem quebrar e se conseguir deixe esfriar completamente antes de retirar sua primeira fatia.

bolo atoa - bolo simples de farinha de trigo

Bolo atoa é um bolo base que você pode enriquecer:

Sim, uma massa simples dessa pode ser complementada facilmente.

Com 1/2 xícara de chocolate granulado ele vira formigueiro, com raspas da casca de 1 laranaja ou de um limão ele ficará todo aromático, canela em pó também fará sua cozinha cheirar longe como também sementinhas de erva doce.

Essa receita de bolo simples pode ser facilmente modificada deixando esse bolo atoa diferente todas as vezes que você fizer!

Fazendo durar: guardando o bolo para a semana

Um dos melhores aspectos de um bolo simples é que ele pode ser guardado por vários dias, tornando-o uma escolha perfeita para um cafézinho da tarde com um bolinho branco por vários dias, isso se sobrar alguma fatia de bolo, claro!

Para guardar seu bolo, certifique-se de que ele esteja completamente frio antes de embalar. Em seguida, embrulhe-o bem em plástico para evitar que seque. Você pode guardar o bolo na bancada por até 3 dias, ou na geladeira por até uma semana.

Se você quiser guardar o bolo por mais tempo, pode congelá-lo. Simplesmente embrulhe o bolo em plástico ou então fatias individuais e depois em papel alumínio ou aqueles sacos zip lock, e guarde-o no congelador. Quando estiver pronto para comer, descongele o bolo na geladeira durante a noite.

Então, da próxima vez que você estiver com vontade de fazer um bolo, não procure mais do que a receita do bolo simples. Com um pouco de prática, você será capaz de criar bolos que são não apenas deliciosos, mas também bonitos e com suas próprias variações, use e abuse dessa receita básica de bolo.

bolo atoa - bolo branco simples de farinha de trigo

Receitas de bolo não faltam por aqui:

Salve essa receita de bolo simples no pinterest:

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais